Algumas montadoras chinesas demonstraram interesse em comprar a fábrica da Ford, em especial, a unidade de Camaçari que fabricava o Ford Ka e o Ford EcoSport.
Até este momento tudo que podemos falar são suposições, com algumas montadoras afirmando que estão em negociação, outras dizendo que tiveram alguma negociação, mas não comprarão a fábrica da Ford e outras relatando que não falam sobre negociações em curso.
No entanto, uma coisa que podemos deduzir é que muito provavelmente ao menos a planta de produção da Ford de Camaçari será vendida e que esta venda será concretizada com uma montadora chinesa.
Esta dedução surge porque muitas montadoras chinesas têm intenção de atuar na América Latina e os principais dentre os países de maior interesse estão Brasil, Argentina e México
Uma fábrica instalada seja em Camaçari ou em uma das outras unidades de produção da Ford poderia facilitar para escoar sua produção para a Argentina, por meio da isenção via Mercosul, e para o México, por meio de uma parceria que nosso país tem com eles que também isenta impostos de importação de veículos entre Brasil e México.
Entre vais-e-vens destas negociações, listamos para você as marcas chinesas que foram citadas em algum meio de comunicação ou mesmo em mensagens oficiais como prováveis compradoras da fábrica da Ford.
Great Wall Motors
A Great Wall Motors é a maior fábrica privada de automóveis na China, lembrando que a maior fábrica de automóveis deles é a estatal.
A montadora de automóveis do grupo Great Wall Motors é a Haval, fábrica chinesa que produz exclusivamente SUVs e picapes e tem interesse no mercado latino-americano, em especial no Brasil e na Argentina.
Como dissemos anteriormente, com o Mercosul, a montadora poderia produzir na fábrica da Ford seus carros para ambos países.
Assim que a Ford anunciou o seu fechamento, houveram muitos meios de comunicação que falaram da hipótese da Great comprar a fábrica da Ford.
Changan Auto
Também cotada pelos meios de comunicação assim que a Ford anunciou o fechamento e a provável negociação de suas fábricas, também começaram a cogitar que a Changan seria uma das montadoras chinesas que poderiam comprar uma de suas fábricas.
Sob o domínio da marca Caoa, a proposta da Changan para o Brasil é trazer SUVs mais baratos que os da Caoa Chery.
Embora a linha de veículos da Changan seja muito mais ampla, incluindo sedans, monovolumes e peruas, estas últimas muito improváveis de serem produzidas por aqui caso a Changan compre uma das fábricas da Ford, já que este mercado é praticamente extinto no Brasil.
Gelly
A Gelly é uma montadora chinesa focada principalmente na produção de caminhões e ônibus, sendo que em 2017 comprou cerca de 8% do capital da Volvo caminhões, mas a montadora também tem SUVs e compactos.
Esta montadora chinesa é uma das principais candidatas à compra da planta da Ford, não se sabe se exclusivamente a planta de caminhões ou a de Camaçari que tinha um foco maior na produção de carros de passeio.
GAC
Outra montadora chinesa sobre a qual há rumores sobre a compra de uma das fábricas da Ford é a GAC.
A montadora já atua no Mercosul com veículos importados, e no mercado paraguaio tem disponível 4 SUVs, com a fábrica brasileira, a montadora poderia estender sua atuação para o Brasil e a Argentina, além de baratear seus modelos no Paraguai.
Caoa Chery
Uma hipótese levantada pelos meios de comunicação e que chegou a ser anunciada como em andamento pela própria montadora, mas que atualmente nega que tenha conseguido avançar na negociação é a Caoa Chery.
O que se suspeita é que a Caoa Chery caso venha a adquirir uma das fábricas da Ford, seria realmente a de Camaçari, e que poderia existir uma parceria com a Ford para montar o Ford Ka e o Ford Ecosport com a logomarca da Caoa Chery, alguns especialistas chegaram inclusive a cotar a existência de uma Caoa Ford.
BYD
A BYD, fabricante de ônibus e caminhões elétricos, é considerada a principal interessada em comprar algumas ou alguma das fábricas da Ford.
Isto porque a montadora chinesa tem uma parceria com a prefeitura de São Paulo, e está desenvolvendo um projeto que pode vir a substituir toda a frota de mais de 14 mil ônibus que rodam na cidade.
Apesar de ainda ser um projeto, a substituição dos ônibus na cidade de São Paulo deve acontecer e a montadora que está fazendo os ônibus-piloto deve levar parte da fatia de produção no processo licitatório.
Dongfeng
A Dongfeng é a maior montadora chinesa, esta é a estatal que citamos acima e se sonda que a montadora poderia ter interesse no Brasil, mas a atual crise diplomática entre os dois países poderia ser um limitante já que se trata de uma empresa do governo chinês.
A linha da Dongfeng é enorme, incluindo carros de passeio, SUVs e outros modelos, além de uma divisão de caminhões e ônibus.
Foton
Outra montadora chinesa que se tem falado muito sobre a possibilidade de comprar uma das fábricas da Ford é a Foton. A montadora chinesa é especializada em caminhões e máquinas agrícolas, mas também fabrica picapes.
Você conhecia as montadoras chinesas que podem vir a comprar a fábrica da Ford? Comente aqui conosco.