Quem já pegou estrada, ou mesmo uma madrugada bem fria em qualquer rua, sabe que é algo desafiador. Essas e outras situações de escuridão, neblina ou mesmo chuva pedem alguns cuidados especiais por parte dos motoristas.
Pensando nisso e na segurança tanto de quem dirige quanto dos passageiros, nós escrevemos este texto. Abaixo você confere as 5 melhores dicas sobre os cuidados que precisam ser tomados nessas situações. Atenção!
1. Correta utilização dos faróis
O primeiro passo importante, claro, é que você consiga enxergar a situação e o entorno com segurança. Já falamos aqui sobre as diferenças entre farol de milha e farol de neblina. É muito comum as pessoas confundirem, sendo que não se trata de um detalhe.
O farol alto e o farol de milha acabam refletindo na chuva ou no nevoeiro, piorando tudo. Então, para a luz do carro não ofuscar mais ainda a visão, é preciso acionar o farol baixo ou o farol de neblina.
Além do mais, os faróis altos são proibidos em vias que já são iluminadas. Já o farol baixo é permitido (e até obrigatório), sendo que mesmo no caso de usar o de neblina, o baixo precisa estar aceso.
2. Mantenha distância segura
Agora que você está enxergando devidamente, não há desculpas para colar no carro da frente, não é mesmo? Um passo fundamental para dirigir no escuro, ou na chuva, ou em ambos, é a direção defensiva.
Em condições normais o exigido é manter 20km/h de distância. Você pode calcular isso pela famosa regra dos 2 segundos. Sendo que, em condições adversas de pista molhada ou escura, dobre para 4 segundos.
Para tirar a medida, é só usar um ponto fixo da estrada como referência. Por exemplo, uma árvore ou um poste. Depois que o veículo da frente passar pelo ponto, você deve demorar 4 segundos para atingi-lo.
3. Velocidade reduzida
Se a chuva estiver moderada, o mais indicado é não passar de 80% do correspondente à velocidade máxima. Se ela for de 100 km/h, por exemplo, vá a 80 km/h. Se a chuva estiver forte, considere algo entre 60% e 70%.
Lembrando que também há um limite de velocidade mínima. No caso, você não pode andar abaixo de 50% do previsto naquele trecho. O que além de proibido também seria perigoso para você e os demais.
4. Pode ou não ultrapassar?
Não há nenhuma lei que proíba ultrapassagem em dias de chuva ou situação de baixa luminosidade. Mas se a manobra já é perigosa e causa acidentes em condições ideais, tome ainda mais cuidado agora.
Caso decida por uma ultrapassagem que seja mesmo necessária, comece entendendo a sinalização da via. As faixas amarelas dividem as pistas simples entre a mão de quem vai e a de quem vem. Elas podem ser de 4 tipos.
- Duplas contínuas: não permitem nenhuma ultrapassagem;
- Simples e contínuas: também não permitem nenhuma ultrapassagem;
- Duplas mistas (parte contínua e parte seccionada): permitem ultrapassagem, mas apenas no sentido das linhas seccionadas, seja indo ou vindo;
- Simples e seccionadas: permitem qualquer ultrapassagem.
As linhas brancas dividem a estrada entre carros que vão na mesma direção. A lógica é a mesma: as contínuas não permitem ultrapassagem, nem troca de faixa. As seccionadas permitem qualquer uma das duas manobras.
5. Bônus: manutenção dos pneus
Por fim, é por causa de situações de escuro ou chuva que é indispensável que o carro esteja sempre com as revisões em dia. Sobretudo no caso dos pneus, que podem evitar uma aquaplanagem e acidentes graves.
O foco é evitar que a borracha perca o atrito com a via, dando aquele efeito de flutuação sobre trechos molhados. Para isso, mantenha a calibragem em dia e, claro, nunca saia com pneus carecas.