A Citroën divulgou o segundo vídeo da websérie para revelar, aos poucos, novidades sobre o novo C3, modelo feito para o Brasil e para outros mercados emergentes, diferente do C3 europeu.
O modelo que vai ser a base de entrada da companhia francesa, deve brigar com Renault Kwid e Fiat Mobi na categoria dos subcompactos, mas vai ter um trunfo extra: câmbio automático.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
No segundo vídeo da série, proprositalmente (ou não), a marca deixou escapar uma imagem do painel de instrumentos no qual aparece a letra “P”, que é a posição de “Parking”, usada apenas para transmissões automáticas.
Citroën C3 2023:conjunto mecânico
É quase certo que a nova geração do C3 trará o motor 1.0 Firefly sob o capô, o qual rende até 75 cv e 10,7 kgfm e está sempre aliado a uma transmissão manual de cinco velocidades.
O 1.3 Firefly também é cotado, neste caso rendendo até 107 cv e 13,7 kgfm. Ele pode vir com câmbio manual de cinco marchas ou o automático CVT, mesmo conjunto do Fiat Pulse Drive AT.
Há o rumor de que o propulsor 1.6 de origem Peugeot/Citroën também fará parte da gama do modelo. Ele estaria na versão mais cara, com câmbio automático de seis marchas.
Vale lembrar que a parte francesa da Stellantis está preparando a aposentadoria desse motor, o que não deixa claro se valeria a pena o uso no C3. O próprio Peugeot 208 , depois do 1.0 flex vai receber o 1.0 turboflex.
Citroën C3 2023: equipamentos
No vídeo, é reforçado também a questão de conectividade do sistema de entretenimento “Citroën Connect Touchscreen”, que traz uma tela de 10” com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de 3 entradas USB e reconhecimento de voz.
A tela de 10″ da central multimídia, inclusive, acabou de ser instalada também no Peugeot 208, modelo que ganhou o motor 1.0 três cilindros da Fiat nas versões de entrada.
A unidade utilizada para produção do vídeo aparenta ser da versão mais cara da gama, e através do próprio episódio é possível notar que o volante traz apenas os comandos respectivos à central multimídia, o que indica que provavelmente o novo C3 não terá controle de cruzeiro.
Ao menos no vídeo, o volante revestido em couro também não conta com paddle shifts para trocas de marcha manuais.
Também é notável o brake light com iluminação convencional, ao contrário do comum que é ter lâmpadas de LED nesse elemento.
Embora a câmera de ré apareça nessa unidade utilizada, não é possível notar sensores de estacionamento. Bancos em couro também não são vistos.