Tudo na vida precisa de ordem, com o trânsito não é diferente. O nosso famoso CTB, o Código de Trânsito Brasileiro é o documento legal ou jurídico que cumpre esse papel. Ele que estabelece as normas de conduta e delega funções a outros órgãos.
Como ao determinar o papel do Detran (Departamento Nacional de Trânsito), que é um para cada estado da federação. Ou o regime de multas e penalidades para quem cometer infrações. Para entender melhor o que isso muda na vida do motorista, siga adiante!
O que é o CTB?
Por ser um documento legal, o CTB tem por base a própria Constituição Federal de 1988. Como ela é a referência máxima em termos jurídicos, o Código não pode contradizê-la. O que não impede que ele dialogue com outros documentos legais.
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Um deles é o Acordo Mercosul, que interfere na utilização que hoje fazemos da placa Mercosul em território brasileiro. Ou ainda, a Convenção de Viena, que influencia nosso processo de emissão da carteira internacional de motorista.
Abaixo você verifica os 20 capítulos que compõem o nosso CTB. Isso já ajuda a compreender bem do que ele trata e como:
- Disposições preliminares.
- Do sistema nacional de trânsito
- Das normas gerais de circulação e conduta
- Dos pedestres e condutores de veículos não motorizados.
- Do cidadão
- Da educação para o trânsito
- Da sinalização para o trânsito
- Da engenharia de tráfego, da operação, da fiscalização e do policiamento ostensivo.
- Dos veículos
- Dos veículos em circulação internacional
- Do registro de veículos.
- Do licenciamento
- Da condução de escolares
- Da habilitação
- Das infrações
- Das penalidades
- Das medidas administrativas
- Do processo administrativo
- Dos crimes de trânsito
- Das disposições finais e transitórias.
Nesse contexto, também é fundamental o papel do CONTRAN. Que é nosso Conselho Nacional de Trânsito, o órgão máximo em termos normativos e consultivos.
Com base no documento legal do CTB, o CONTRAN regula todo o Sistema Nacional de Trânsito (SNT).
Algumas observações interessantes
Também já falamos, por aqui, sobre as principais multas e infrações mais cometidas no Brasil. Outros pontos interessantes incluem o fato de que o CTB é mais abrangente do que costumamos imaginar.
Como sinalizado acima, também há uma legislação para pedestres. E engana-se quem pensa que eles só têm direitos, sem deveres. Há até multas para pedestres, como a de permanecer na rua sem ser para atravessar, prevista no art. 254.
Sobretudo se for para fazer algo que atrapalhe o trânsito, como esportes e manifestações sem permissão prévia. A infração é leve e, mesmo sem estar de carro, você leva para casa uma multa de R$ 44,19 (metade do valor da infração leve para motoristas).
Outro exemplo é o da legislação para ciclistas. O CTB prevê a obrigação de promover a segurança dos ciclistas, como nos artigos 21 e 29.
Mas também prevê seus deveres. Por exemplo, sobre pedalar apenas na borda da pista, nunca no meio dela (art. 247). A infração pelo descumprimento é média e a multa custa R$ 130,16.
Além disso, também é fundamental ficar de olho nas mudanças pelas quais o CTB passa de tempos em tempos. Por isso que a educação de trânsito é algo fundamental, e já cogitam até de implementá-la na rede escolar.