A pessoa tem que ser muito alinhada e disciplinada para manter o tanque sempre em dia, não é mesmo? Com a correria da vida moderna, não é raro ver o combustível sempre na reserva. Por isso, decidimos falar sobre os problemas de rodar assim.
Na internet também circulam alguns mitos e verdades sobre o assunto. Daí que seja importante desfazer algumas confusões. Até porque, como veremos abaixo, fazer essa gestão do abastecimento é mesmo fundamental. Acompanhe!
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Os danos do combustível sempre na reserva
Como vimos acima, o modo como abastecemos o carro realmente faz a diferença. Resta saber se o indicado é andar com o tanque sempre cheio. Ou esperar o combustível ficar o mais próximo possível do fim. Ou qualquer meio-termo entre essas possibilidades.
Para começar, é certo que circular na reserva pode trazer, sim, problemas. No fundo, é questão de tempo até que os danos mecânicos comecem a se apresentar. Sobretudo quando falamos de carros com engenharias mais recentes.
Isso porque carros mais novos contam com uma bomba de combustível que é acionada por um motor elétrico dedicado. Poucos sabem, mas esse dispositivo pode superaquecer, o que com o tempo compromete sua vida útil e seu funcionamento.
Sendo que um tanque sempre vazio certamente vai acabar causando, vez ou outra, esse aquecimento prejudicial. Além do motor elétrico, existe o risco da famosa “pane seca”. Esse problema surge quando o mostrador do nível de combustível “vicia”.
Ou seja, com o mau funcionamento da bomba, ela começa a se comunicar errado com o sistema do carro. Por fim, com o tanque vazio também pode haver sucção daqueles resíduos que ficam sedimentados no fundo do tanque. O que também é negativo.
Resolvendo o dilema do combustível sempre na reserva
Se andar com o combustível sempre na reserva é ruim, o que exatamente fazer? É difícil responder essa pergunta, por culpa dos vários mitos que circulam por aí. De um lado, muitos dizem que é bom esperar o tanque esvaziar, para sempre ter “combustível novo”.
Do outro lado, outros dizem que é melhor manter o tanque sempre cheio. E com isso a bomba do tanque não precisaria passar por esforços constantes. Na verdade, precisamos reformular a questão, para encontrar a melhor resposta.
O que mais pesa é o tipo de uso que cada um faz do seu próprio carro. Ou seja, a resposta deve ser personalizada, e não genérica como tem sido. Por exemplo, se o carro roda sempre, consumindo mais de um tanque por mês, o combustível não vai “envelhecer”.
Portanto, não há diferença entre andar com o tanque cheio ou esperar ele baixar mais. Já os carros que ficam parados durante semanas na garagem, precisam evitar outro problema. Que é o fato de que quanto mais ar houver no tanque, pior será.
Afinal, a gasolina oxida, então o ideal é manter o tanque sempre cheio. Assim, quanto mais combustível houver, menos ar haverá, o que equilibra o sistema e o preserva mais. Por fim, esses casos também pedem combustível especial, como gasolina ou álcool aditivados.