O Jeep Commander é o mais novo lançamento da marca no Brasil. Trata-se de um SUV médio com 7 lugares. Baseado no Compass, o novo modelo entrega mais refinamento, equipamentos, dois bancos adicionais, e chega com opções de motorização flex e diesel.
Design
Mesmo sendo derivado do Compass, o design ficou diferente, assim como o tamanho.
A dianteira possui faróis sempre full LED, com design mais estreito, enquanto o DRL fica no para-choque, logo acima dos faróis de neblina. Um elemento cromado acima do conjunto de iluminação também o ajuda a se diferenciar do irmão menor.
Na lateral ambos são muito parecidos, com exceção da coluna C que recebe desenho diferente, com um cromado que vem do contorno superior do vidro.
Por conta dos sete lugares, a traseira é a região mais diferente, com lanternas totalmente em LED e horizontais, para-choque distinto e também novos vincos, o que torna o Commander muito diferente do Compass.
Conjunto Mecânico
O conjunto mecânico permanece igual ao do irmão menor, porém com atualizações na motorização diesel.
A primeira opção entrega 185cv com etanol e 180cv com gasolina no motor 1.3 turbo T270, de 27,5 kgfm. O câmbio utilizado com ele é o automático convencional de 6 marchas.
Já o motor 2.0 diesel de 4 cilindros em linha, agora chamado de TD380, recebeu novo mapa de calibração, volante motor, conversor de torque, curva de pedal e também nova turbina. Com as modificações ele ganhou 3 kgfm de torque, alcançando 38,7 kgfm. A potência continua cravada em 170cv. Ele trabalha em conjunto com a caixa automática de 9 velocidades.
Consumo e Desempenho
Nas versões turbo flex, para acelerar de 0 a 100 km/h o Commander leva 9,5s com etanol e 10,4s com gasolina. A velocidade máxima é de 202 km/h ou 200 km/h, a depender do combustível utilizado.
Seu consumo, segundo divulgado pela Jeep, é de 6,9 km/l com etanol e 9,8 km/l com gasolina, rodando na cidade. Na estrada são 8,3 km/l e 11,8 km/l, respectivamente.
As configurações turbo diesel precisam de 11,6s para chegar aos 100 km/h, e alcançam a marca de 197 km/h. Com o 2.0 TD380, o consumo altera para 10,3 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada.
Versões e Equipamentos
Oferecido em apenas duas versões de acabamento, o Commander entrega as configurações de topo Limited e Overland.
Como versão inicial da gama, a Limited 1.3 T270 custa R$199.990 e entrega como destaque, rodas de liga-leve R18, faróis full LED, bancos em couro e suede preto, painel de instrumentos digital de 10,25”, central multimídia de 10,1” com sistema de conectividade Adventure Intelligence, carregador de celular por indução, chave presencial com partida por botão, banco do motorista com ajuste elétrico, Jeep Traction Control+, abertura elétrica do porta-malas, 7 airbags, piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem automática, sensor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de mudança de faixa, sensor de fadiga, reconhecimento de placas de trânsito, farol alto automático e Park Assist (Estacionamento automático).
Já a opção Overland 1.3 T270 tem valor de R$219.990, adicionando rodas de liga-leve R19, bancos em couro e suede marrom, teto-solar panorâmico, sistema de som Harman Kardon, banco do passageiro elétrico, porta-malas com sensor de presença e sistema de conectividade Adventure Intelligence Plus, com a assistente virtual Alexa.
A versão mais barata à diesel é a Limited 2.0 TD380, custando R$259.990. Ela entrega a mais em relação à Limited flex, a tração 4×4 com reduzida, seletor de terrenos e assistente de descida.
A Overland 2.0 TD380 é vendida por R$279.990 e também acrescenta a tração 4×4 com reduzida e seletor de terrenos, e o assistente de descida. Como diferencial ela também inclui o Jeep Offroad Pages, que são informações off-road na multimídia.
Dimensões
O Jeep Commander logicamente é maior que o Compass. Confira as diferenças:
Dimensões | Commander | Compass |
Comprimento | 4,77m | 4,40m |
Largura | 1,86m | 1,82m |
Altura | 1,70m | 1,65m |
Entre-eixos | 2,79m | 2,63m |
Vão livre | 20,9cm (Flex) / 21,4cm (Diesel) | 20,9cm (Flex) / 22,8cm (Diesel) |
Ângulo de entrada | 20,5° (Flex) / 25,4° (Diesel) | 20,9° (Flex) / 30,6° (Diesel) |
Ângulo de saída | 22,8° (Flex) / 23,6° (Diesel) | 31,4° (Flex) / 33,2° (Diesel) |
Porta-malas | 661L | 432L |
Apesar de ser maior em diversos quesitos, o Commander perde para o Compass quando o assunto é capacidade off-road, como vão livre em relação ao solo, ângulo de entrada e ângulo de saída.
Painel e Multimídia
As duas versões utilizam o mesmo painel de instrumentos 100% digital, com uma tela de 10,25”.
Já a central multimídia tem 10,1” e possui conexão sem fio para Android Auto e Apple Car Play, além do sistema de conectividade da Jeep, o Adventure Intelligence.
A versão mais cara ainda esbanja o sistema de som premium Harman Kardon com 9 alto falantes, subwoofer e 450 Watts de potência.
Vale a pena comprar o Jeep Commander?
Todo carro no Brasil é caro, mas a montadora americana conseguiu uma boa relação de custo-benefício para o Commander, considerando a concorrência.
De acordo com a Jeep, o novo modelo foi feito para brigar com Toyota SW4, Volkswagen Tiguan Allspace, CAOA Chery Tiggo 8, Mercedes-Benz GLB, Chevrolet Trailblazer e Mitsubishi Outlander. Com exceção do Tiggo 8, todos os modelos são mais caros que o Jeep, e os modelos da Volkswagen e CAOA Chery não oferecem motorização à diesel.
Considerando seu valor e analisando tudo que entrega, o Commander é uma das melhores opções dentro da categoria de SUVs com 7 lugares, principalmente para quem já possui um Compass e precisa de um upgrade.
O Jeep Commander ainda está em pré-venda e deve ter as primeiras unidades entregues ao clientes em outubro.