Você deve saber que para o funcionamento correto de um carro, a bateria é um item muito importante, e assim como praticamente todas as peças de um veículo, se ela for bem cuidada, sua vida útil pode ser prolongada, no mínimo evitando uma troca prematura do equipamento.
Nesta matéria, saiba como carregar a bateria do carro e como mantê-la em bom funcionamento por mais tempo!
Como carregar a bateria do seu carro
A bateria de um automóvel é recarregada automaticamente enquanto ele se move, já que existe um alternador que faz a conversão da energia do motor para recarregá-la. Porém, se houver algum problema, a bateria pode não estar sendo carregada, geralmente por já estar no final de seu ciclo de vida.
Como ela é utilizada para ligar o veículo, se ela estiver sem carga, essa ação não será possível, o que te impossibilitará de sair com o carro até o problema ser resolvido. Esse problema costuma acontecer quando algum componente eletrônico fica acionado por muito tempo no carro com o motor desligado, ou seja, utilizando a carga armazenada da bateria enquanto ela não é recarregada.
Recarregando a bateria do carro em casa
No mercado automotivo existem alguns equipamentos fabricados para recarregar baterias, que podem te ajudar em situações de emergência.
Caso você tenha um carregador desses em casa, basta conectar o cabo vermelho no ponto positivo da bateria e o cabo preto no ponto negativo. Após ter feito isso, ligue o carregador na tomada, e lembre-se de ficar atento e verificar se o equipamento é 110V ou 220V, para que problemas maiores não aconteçam.
Geralmente o carregamento completo é realizado em muitas horas, por isso é preciso ter uma boa disponibilidade de tempo para deixar o carro parado. Entretanto, se for apenas uma situação de emergência, em poucos minutos você conseguirá ligar o carro novamente e seguir seu trajeto. Neste caso é importante deixar o motor do veículo ligado por um tempo, para que o motor consiga produzir a energia necessária para manter a bateria de volta ao seu funcionamento padrão.
Recarregando a bateria do carro na rua
Você está com o carro na rua e a carga da bateria acaba completamente. Isso pode acontecer, mas fique tranquilo, pois embora seja um processo mais complicado por estar exposto aos perigos da rua, também é possível resolver esse problema sem muito esforço.
Nesta situação você precisará realizar a famosa “chupeta” na bateria do seu automóvel, contando com o auxílio de outro carro que esteja com a bateria boa.
Para realizar esse procedimento da forma correta, você pode conferir um guia que fizemos aqui na Karvi mostrando o passo a passo de todo o processo emergencial da chupeta.
Vale lembrar que isso não deve ser feito com frequência, sendo indicado apenas em situações de emergência onde é preciso ligar o carro novamente o quanto antes.
Se o problema na bateria persistir, pode ser que ela já esteja no final da vida, e aí não tem jeito, será preciso substitui-la!
Para averiguar a situação atual deste equipamento, consulte um mecânico automotivo, que constatará também se há no veículo algum outro problema relacionado.
Como prolongar a vida útil da bateria?
Agora que você já sabe como proceder se a bateria do seu carro acabar, é importante aprender como mantê-la em funcionamento correto por mais tempo, algo que certamente também fará bem ao seu bolso.
Confira então algumas dicas:
1 – Não deixe o carro ocioso por muito tempo
Não estamos falando de horas ou poucos dias, mas sim de meses! Ao ficar sem funcionar por mais de 3 meses, um ácido pode se acumular no fundo da bateria e corroer as placas de chumbo, portanto é necessário usá-la para manter seu funcionamento preciso.
A condição ideal consiste em não deixar o carro parado por tanto tempo, mas caso isso seja inevitável, procure ligá-lo durante aproximadamente 20min por pelo menos uma vez a cada 5 dias.
2 – Não insista se o carro “não quiser” ligar
Caso você tenha dificuldades para ligar o carro, é importante não insistir e repetir o processo muitas vezes, pois além do motor de partida, a bateria também pode ser prejudicada.
3 – Utilize a bateria recomendada
Embora muitas pessoas não se preocupem com isso, colocar a bateria correta em seu carro é algo muito importante, por isso a recomendação informada no manual de instruções do fabricante do veículo deve ser seguida.
4 – Não deixe dispositivos eletrônicos ligados
Enquanto o carro se encontra em funcionamento, a bateria é recarregada frequentemente, o que significa que não há problema em ligar os faróis, o rádio ou algum outro equipamento eletrônico. Porém, quando o motor está desligado, esse dispositivo utilizará a carga que está armazenada na bateria.
Por conta disso, verifique se nenhum item ficou ligado quando for sair do carro, a exemplo do sistema de áudio, dos faróis, da iluminação interna, de algum equipamento conectado na entrada 12V e etc. Até mesmo um rádio em standby pode consumir energia, portanto retire-o se for possível.
5 – Opte por uma bateria nova
Quando for necessário trocar a sua bateria, escolha uma totalmente nova, de preferência com data de fabricação recente, para garantir ainda mais sua integridade. Desconsidere as opções de baterias usadas e procure adquirir modelos de mercas confiáveis.
6 – Exposição ao sol
Em temperaturas muito altas, a bateria pode ser descarregada com mais facilidade, portanto evite uma longa exposição ao sol muito forte.
7 – Acessórios no automóvel
Ao instalar acessórios em seu veículo é preciso ter atenção, pois dependendo do equipamento, ele pode utilizar muita carga da bateria e prejudicar o seu trabalho.
Conclusão
Agora que você já aprendeu o que fazer em uma situação de emergência e também como prolongar a vida útil de sua bateria, basta colocar essas dicas em prática e melhorar as condições deste importante equipamento.