Comprar um carro usado ou seminovo pode ser uma boa alternativa frente aos preços muito altos das unidades 0km que são oferecidas atualmente. Contudo, é preciso ter bastante cuidado no momento de escolha e de aquisição de um carro usado, pois existem diversos fatores que podem te causar um enorme prejuízo, dores de cabeça desnecessárias e até mesmo problemas judiciais.
Pensando nisso nós montamos um guia para te ajudar a fazer uma compra segura no mercado de automóveis usados ou seminovos. Confira!
Qual carro comprar, seminovo ou 0km?
Os dois tipos de carros possuem suas vantagens e desvantagens. Um carro 0km quase sempre está em melhores condições que um seminovo, afinal ele nunca foi utilizado por um proprietário. Porém, com a pandemia muitas montadoras estão com longas filas de esperas para a compra de alguns modelos, geralmente aqueles mais vendidos do mercado.
Outro ponto que faz muitos consumidores desistirem de um carro novo é o preço absurdo que está sendo praticado no momento atual, geralmente muito mais alto que um seminovo. Se você pretende se aprofundar mais nesse assunto, basta conferir nossa matéria onde citamos as vantagens e desvantagens de cada tipo de carro. Confira abaixo:
Cuidados ao comprar um carro seminovo ou usado
Escolha do veículo
Se você está pensando em comprar um carro, seja ele novo ou usado, o primeiro passo é escolher um modelo que melhor atenda suas necessidades e preferências.
Por exemplo: se você possui uma família grande que utiliza o carro com frequência, não faz sentido adquirir um modelo que tenha apenas 2 lugares ou que conte com um espaço interno muito reduzido. Afinal, sua família precisa estar segura e bem acomodada em um automóvel.
No momento de escolha também é muito importante levar em consideração os custos de manutenção do modelo pretendido, pois embora um carro de luxo possa estar com o preço de um popular, ele continuará tendo a manutenção de um modelo premium, e se você não tiver condições de bancá-la, essa compra pode se tornar uma imensa dor de cabeça!
Histórico veicular
A grande questão de comprar um carro que já foi usado por algum tempo é seu histórico, pois é muito importante saber como aquela específica unidade foi utilizada e também como foi cuidada, se todas as recomendações de manutenção foram seguidas, se ela era usada apenas para passeio ou para trabalho, entre outros.
Infelizmente não é possível saber exatamente todos os detalhes do passado de um carro desconhecido, mas a boa notícia é que existem alguns sites que realizam uma grande pesquisa e informam o histórico veicular de uma unidade, geralmente apenas utilizando a placa do modelo.
O relatório costuma indicar a quantidade de proprietários que o carro já teve, se há ou não passagem por leilões, se alguma vez já passou por um sinistro em uma seguradora e diversas outras informações relevantes. Inclusive se há algum impedimento judicial e em alguns casos mostra até mesmo anúncios passados daquele carro.
O sistema mostrará também se há alguma dívida pendente em relação ao carro, como por exemplo um IPVA atrasado ou multas.
Vale lembrar que carros já sinistrados ou com passagem por leilão costumam possuir valores muito abaixo da tabela FIPE, portanto é importante ficar atento a essa questão. Um carro envolvido em ações judiciais pode ser confiscado para investigação no futuro, portanto deve ser evitado.
Avaliando a unidade pretendida
Ao notar que não há nenhum problema com a documentação ou com os principais pontos do passado do veículo, é importante fazer uma avaliação presencial para tentar notar alguns defeitos e apontamentos no carro, que podem ser simples ou graves.
A pintura é um bom ponto a ser analisado, pois geralmente indica problemas mais graves como uma batida mais maléfica para o veículo. Procure por diferenças de tonalidade entre as peças do carro, mas vale lembrar que a diferença de fábrica pode existir entre duas peças de materiais distintos.
Um capô repintado, por exemplo, pode ser fruto de uma batida na dianteira. Outra boa dica é verificar a fabricação dos faróis para constatar se eles ainda são originais ou já foram substituídos.
Pneus
Os pneus também evidenciam muita coisa, muitas vezes mostrando uma forte possibilidade de quilometragem adulterada. Como exemplo nós podemos imaginar que um veículo possui 16.000km mostrados no painel de instrumentos mas conta com pneus com data de fabricação anterior à produção do carro ou desgastados de forma incondizente com a km atual.
Os pneus possuem um índice de desgaste, apelidado de TWI. Através de pequenas saliências de borracha entre os sulcos (os vãos) dos pneus, é possível notar se ele já está perto ou distante do fim de sua vida útil.
Vidros
Cheque a data de fabricação de todos os vidros do carro, pois se eles foram trocados, provavelmente um incidente ocorreu, podendo ser uma grave batida ou até mesmo uma pedra que acabou trincando ou quebrando algum vidro.
Lanternas
Verifique também a situação de todas as lanternas, pois se algo estiver queimado, pode ser facilmente solucionado em carros mais simples, mas um de luxo pode exigir mais custos e cuidados nas trocas.
Interior
No momento de avaliar um carro, quanto mais itens forem testados, melhor. Utilize os botões do rádio, do volante, verifique os comandos dos retrovisores elétricos, as regulagens dos bancos e volante, se os cintos de segurança funcionam da forma correta, se o engate das marchas está correto e etc.
Repare também se todas as luzes do painel de instrumentos se acendem quando a parte elétrica do carro é acionada (primeiro estágio da ignição), pois se alguma delas não estiver funcionando, é sinal de que um problema pode estar sendo escondido, como por exemplo um mau funcionamento da injeção eletrônica.
Quilometragem alta
Na maioria das vezes a vida útil de um carro é bem longa, portanto, na teoria não há problema em adquirir um carro com alta quilometragem. Todavia, muitas peças de um veículo também precisam ser trocadas com o tempo ou ao atingir uma certa distância percorrida. Isso significa que até mesmo carros com baixa km podem necessitar de trocas em várias peças, o que geralmente acontece quando ele fica parado por muito tempo.
Em muitas vezes, carros com pouca distância percorrida estão em piores condições quando comparados com os mais “rodados”, já que vale muito a quantidade de manutenção preventiva e corretiva que o modelo recebeu, além dos cuidados e zelos que o antigo proprietário teve ou não.
Test-drive
Embora muitos acabem não fazendo, é muito importante realizar um test-drive no carro pretendido, algo que deve ser feito até mesmo em unidades 0km.
Durante o trajeto, procure passar por ruas de paralelepípedos para procurar barulhos estranhos que o carro possa apresentar. Ficar atento aos sons reproduzidos pelo motor e pela suspensão também são importantes, independentemente da condição da via. Além disso, o test-drive também faz parte do momento de escolha do automóvel, afinal, sua opinião sobre um certo carro pode ser alterada após dirigi-lo.
Plano e histórico de manutenção
Para no mínimo “ter uma ideia” do tipo de manutenção que foi realizada no veículo, é importante procurar documentos que comprovem as alterações, como um manual do automóvel com revisões carimbadas na concessionária.
Neste ponto vale uma ressalva: alguns carimbos podem ser falsificados, portanto, ligar na concessionária e perguntar sobre as manutenções que foram realizadas na unidade específica também é uma boa ideia.
Alguns consumidores possuem o hábito de guardar as notas fiscais de todas as alterações e manutenções realizadas no veículo, o que pode ser um grande voto de confiança no momento de compra de um carro.
Auxílio de um mecânico
Ao decidir comprar o carro, também é interessante levá-lo em uma oficina automotiva de confiança para que uma revisão completa seja feita por um profissional capacitado e experiente.
Assessoria automotiva
Em muitos casos um assessor automotivo pode facilitar muito o seu trabalho de adquirir um novo carro. Com planos diferentes, eles podem te ajudar até mesmo na escolha do carro, posteriormente avaliando os carros presencialmente e procurando indícios que possam comprometer o veículo, como colisões, repinturas mal feitas, negligência com manutenção, uso severo, quilometragem adulterada e etc.
Os assessores automotivos ainda se encarregam de toda a burocracia de transferência e documentação do veículo, livrando o comprador de diversas dores de cabeça e lhe dando uma boa economia de tempo.
Contratar um profissional de confiança também pode ser uma ótima escolha e um bom investimento, principalmente para as pessoas mais leigas no assunto automotivo.
Carros seminovos na Karvi certificados
Através da Karvi você pode adquirir um veículo usado sem passar por dores de cabeça, pois nossos seminovos certificados passam por uma avaliação e certificação mecânica de mais de 280 itens, além de possuírem garantia de 1 ano.
Com um veículo Seminovo Certificado da Karvi você garante uma compra segura e confiável, sem precisar se preocupar com problemas futuros!
Conclusão
De fato comprar um carro seminovo ou usado é uma tarefa mais complexa do que aparenta ser, e justamente por esse motivo, muitos consumidores do mercado automotivo acabam optando pela aquisição de um exemplar 0km, onde a maioria desses processos burocráticos e complexos são evitados. Ainda mais levando em conta que um problema mais grave será coberto pela garantia de fábrica se isso ocorrer.
Se você escolher comprar um usado, siga as dicas citadas acima para diminuir o risco de problemas em sua compra, mas lembre-se um seminovo ou usado quase sempre terá algumas marcas de uso, como pequenos riscos, ralados na roda e etc.
Também vale frisar novamente que aqui na Karvi você encontra um seminovo certificado para você!