Provavelmente você já passou pela seguinte situação: você entra, liga o carro e o volante está completamente travado, sem que seja possível esterçá-lo. Isso é comum acontecer, e não há motivos de desespero.
Veja como proceder quando essa situação ocorrer com o seu veículo!
Volante travado, o que fazer?
Ao estacionar o carro, é possível que você esbarre no volante na hora de entrar ou sair do veículo, o que muitas vezes ocasiona o travamento da direção.
Como resolver?
A resolução é bem simples, basta ser realizada com cuidado.
Ao notar que não é possível esterçar o volante, tente girar a chave lentamente para verificar se o encaixe está correto. Caso isso não funcione, repita o processo com um pouco mais de firmeza, sempre atento e com cuidado para não danificar a chave do automóvel.
O volante costuma travar por conta de um pino em algum dos lados, portanto, se o procedimento anterior não der certo, coloque um pouco de pressão (sem utilizar movimentos bruscos) no volante e tente girar para um dos lados.
Ao mesmo tempo gire a chave da ignição, o que deve destravar a direção. Esse método costuma funcionar quase todas as vezes, mas se isso persistir, pode ser que haja algum defeito na chave, como um desgaste que não a permite acionar corretamente as partes da ignição que destravam o volante ou ligam o carro.
Procure um mecânico de confiança se for necessário.
Conclusão
Travar a direção é algo comum e acontece com diversos automóveis, portanto não é preciso se preocupar com isso. Siga os procedimentos que ensinamos acima, e contate um mecânico se o problema não for resolvido.
E se você deseja adquirir um carro seminovo certificado, aprovado em um processo de revisão de 280 itens, confira as ofertas disponíveis na Karvi. Aqui você pode encontrar os melhores veículos com as melhores opções de pagamento e um ano de garantia.