Os pneus são os únicos elementos de um automóvel que ficam sempre em contato com o chão, por isso eles são muito importantes e merecem atenção e cuidados. Um dos mais simples é calibrá-los com frequência, para que ele não fique nem muito vazio e nem muito cheio.
Veja como fazer isso da forma correta, pois embora seja uma tarefa muito simples, alguns procedimentos precisam ser seguidos.
Por que encher os pneus?
Como dissemos, os pneus são extremamente importantes, e é ideal que eles tenham ar suficiente para exercer sua função da forma correta. Além do desgaste prematuro da borracha, uma má calibração ocasiona até mesmo um consumo de combustível mais elevado.
Se o pneu estiver muito cheio, seu centro ficará mais gasto enquanto as laterais ainda estarão novas. Isso pode parecer bom na visão de alguns, mas o desgaste precisa ser uniforme, sem diferenças.
Uma pressão muito alta também resulta em um esforço maior do conjunto de suspensão, pois as irregularidades do solo são transmitidas com mais intensidade.
Em caso de pouco ar, as bordas que são forçadas contra o chão, tendo um desgaste mais alto que o centro. Ou seja, a calibração não pode ser muito alta nem muito baixa.
Quando calibrar o pneu do carro?
Eles devem ser calibrados semanalmente, ou então quando o proprietário notar que os pneus estão um pouco murchos.
Como calibrar corretamente os pneus do seu carro
Para fazer uma calibração correta é necessário que os pneus estejam frios, pois quando estão quentes eles geralmente indicam uma pressão diferente, o que ocasionará uma calibração errada, colocando pouca ou muita pressão.
É ideal que esse procedimento seja feito em um local com até 2km de distância de onde o carro se encontra, pois esse percurso geralmente não é suficiente para fazer os pneus esquentarem.
Vale lembrar também que o estepe sempre deve ser conferido e calibrado, pois em uma situação de emergência, além dos pneus “convencionais”, ele também precisa estar com a pressão correta.
A pressão recomendada de calibração varia de acordo com o modelo do carro e dos pneus. Essa informação pode ser conferida no manual de instruções do veículo, mas muitos carros deixam os dados estampados na parte interna da carroceria (na porta do motorista) ou então no lado de dentro da tampa do bocal de combustível.
A pressão é geralmente indicada em “psi” e varia de acordo com o peso no carro. Com passageiros e bagagens ela costuma ser maior, e o manual de instruções também indica essas diferenças.
Encher os pneus é algo bem rápido e prático, sem segredos. Veja um passo a passo:
- 1 – Coloque a pressão correta no calibrador.
- 2 – Retire a tampa da válvula que se encontra no pneu.
- 3 – Conecte a mangueira do calibrador na válvula.
- 4 – Espere o calibrador emitir um aviso sonoro, indicando que a pressão definida foi colocada no pneu.
- 5 – Coloque novamente a tampa na válvula. Alguns modelos contam com sensor de pressão dos pneus, indicando exatamente a quantidade de psi em cada pneu ou pelo menos alertando quando algum deles perde pressão com rapidez, o que indica um possível furo.
Bomba de encher pneu de carro
No mercado existem algumas bombas que prometem encher os pneus do carro de forma bastante prática, indicada principalmente em situações de emergência, onde não há um calibrador profissional por perto.
Falando nisso, é importante que o calibrador que você utiliza esteja em boas condições, pois um avariado pode colocar uma pressão totalmente errada mesmo indicando o número correto em seu visor.
Esses calibradores possuem preços muito variáveis, mudando de acordo com a qualidade do produto. Se você possui interesse em um compressor de ar portátil para facilitar a calibração dos pneus, confira uma matéria onde explicamos como isso funciona e também mostramos alguns exemplos que estão à venda no mercado.
Conclusão
Agora que você viu como é extremamente fácil calibrar os pneus, faça isso toda semana para garantir um bom consumo de combustível, o trabalho correto da suspensão e também o desgaste uniforme dos pneus. Lembre-se que os pneus são muito importantes em um carro e influenciam diretamente na segurança!