Comprar o seu próprio carro é uma conquista na vida de muitas pessoas. A melhor forma de valorizar esta aquisição é protegê-la com um seguro contra qualquer tipo de situação que possa causar danos ao seu veículo.
Ao cuidar do seu automóvel, o consumidor encontrará dois tipos principais de serviços, o seguro auto e a proteção veicular. Embora seus nomes sejam semelhantes, quando se trata de proteger um carro, as opções podem ser bem diferentes.
Seguro vs Proteção Veicular
Vantagens | Desvantagens | |
Seguro | Regulado e fiscalizado pelo SUSEP; riscos do veículo são assumidos pela seguradora; valores pré-estabelecidos. | Maior custo. |
Proteção Veicular | Menor custo. | Despesas distribuídas entre os associados; riscos dos veículos compartilhados entre os sócios; não possui fiscalização direta; mensalidade variável; sem bônus de seguro; sem auxílio de um corretor. |
O que é seguro auto?
Em primeiro lugar, vale a pena explicar melhor o que é seguro automóvel. No Brasil, é dividido em dois grupos distintos: seguro obrigatório (conhecido como DPVAT – Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres) e seguro facultativo, que pode ser adquirido separadamente por terceiros, se necessário.
Este último tipo de seguro prevê principalmente indenização ao pessoal em caso de danos acidentais ao veículo, furto ou roubo, danos a terceiros e/ou passageiros feridos.
No entanto, o contrato de seguro de automóvel pode ser customizado de acordo com a empresa que fornece o seguro, de modo a gerar uma apólice de seguro que atenda a situação real do segurado de acordo com suas necessidades.
Nesse caso, é importante conhecer todos os detalhes do contrato, pois alguns seguros de automóveis cobrem todos esses pontos, enquanto outros cobrem apenas um ou outro ponto específico. O seguro automóvel é baseado na adesão a este serviço de indenização em caso de acidente/roubo.
Em outras palavras, as pessoas pagam despesas às seguradoras e essas empresas usam o dinheiro para fazer sinistros quando necessário.
O que é proteção veicular?
A proteção veicular é fornecida por cooperativas ou grupos para fornecer alguma proteção aos veículos. Algumas dessas metas de proteção são as mesmas das seguradoras, a diferença é que a proteção de veículos não é fiscalizada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), nem está sujeita às suas normas. Além disso, o risco é distribuído entre os membros.
Portanto, caso ocorra um acidente com algum indivíduo pertencente ao grupo, as reservas serão utilizadas para reparar o dano. Caso os recursos sejam insuficientes, o segurado deverá arcar com as demais despesas e distribuí-las a todos os participantes.
Muitos custos de proteção de veículos são menores do que o custo de um seguro automóvel comum. No entanto, não oferecem garantias e a insatisfação do consumidor é comum. Portanto, analisando as duas propostas, vale a pena comprar um seguro.
Antes de entrar em contato com um corretor de seguros, é melhor entender como funciona o mercado, pois ter um conhecimento básico do desse assunto permitirá que você fale em pé de igualdade com as pessoas que vivem isso no dia a dia.
Como funciona seguro de carro?
Temos basicamente três personagens:
– O segurado.
– A seguradora.
– O corretor.
O segurado é aquele que assina o contrato de seguro. Nesse caso, você. O contrato inicia-se com o pagamento dos prêmios de seguros, termo técnico utilizado para denominar os preços de seguros no mercado.
A seguradora é a empresa que cobra os prêmios, emite apólices de seguro e assume os sinistros (se ocorrerem). A apólice de seguro é uma ferramenta de um contrato de seguro que é usada para especificar os ativos a serem segurados e o escopo do seguro a ser segurado.
Já o sinistro é uma situação inesperada que gera despesas financeiras. Essa despesa financeira é arcada pela seguradora, chamada de indenização.
O corretor de seguros, por sua vez, é uma pessoa ou empresa entre o segurado e a seguradora. Ele é responsável por intermediar a compra e outros assuntos entre o cliente e a seguradora.
Além desses participantes, outra característica do mercado é a franquia. Na verdade isso não tem nada a ver com franquias de lojas ou redes de fast-food. No âmbito dos seguros, a franquia é o valor mínimo que o segurado deve pagar à seguradora para a reparação do veículo. Ela também é usada como um mecanismo de prevenção de fraude para evitar possíveis “golpes” por segurados mal-intencionados.
A franquia só será deduzida quando houver dano total, incêndio, raio e explosão, ou seu veículo for roubado e não puder ser encontrado. Finalmente, perda total é um termo usado quando seu veículo está muito danificado, inviabilizando o reparo e resultando em um pagamento do valor total por parte da seguradora.
Para te ajudar a escolher o seguro que melhor se adapta às características de cada consumidor e também tem a melhor relação custo x benefício, preparamos algumas dicas pra você:
Compare os preços
Os preços de coberturas semelhantes de diferentes companhias de seguros podem diferir em 100% ou até mais. Contratar o seguro de carro pelo melhor preço não significa necessariamente pagar pelo menor preço do mercado. Nem sempre a opção mais barata é boa, pois pode excluir algum tipo de proteção que o segurado deveria ter.
O mais importante é verificar a gama de serviços prestados por cada empresa, e sempre analisar custo benefício. No caso de renovação, é importante que o consumidor peça orçamentos de pelo menos duas ou três novas empresas antes de aceitar imediatamente o novo contrato com a seguradora atual.
Contrate o que realmente precisa
Verifique se a cobertura de seguro e os serviços atendem às suas necessidades. Se o segurado raramente usa o carro, algumas coberturas e outros serviços podem ser removidos. Por outro lado, se você usa o carro para ir trabalhar ou estudar todos os dias, por exemplo, é recomendável contratar uma gama mais ampla de serviços, como carro reserva e assistência 24 horas.
Mas, observe: se o segurado provavelmente usará transporte público (ônibus, metrô, trens, etc.) ao realizar os reparos na oficina, o preço da apólice pode ser reduzido e a recomendação de um carro reserva pode ser cancelada.
Analise o valor da franquia
Geralmente, quanto maior for o preço da franquia, menor será o valor pago anualmente. Porém, de acordo com especialistas, antes de escolher uma franquia maior, é importante lembrar que o segurado deve arcar com todas as despesas abaixo do valor estipulado em contrato. Portanto, é necessário avaliar cuidadosamente se o orçamento inclui a franquia selecionada em caso de sinistro.
Mais importante do que contratar o seguro mais barato é contratar o melhor seguro para você. A seguir, listamos os principais erros que as pessoas encontram ao contratar um seguro de automóveis:
Não ter conhecimento do que está sendo contratado
Muitas pessoas simplesmente não sabem que têm certos benefícios que o seguro oferece. Elas contratam seguros sem conhecer o seu conteúdo. Por isso, antes de fechar um negócio, converse bastante com sua corretora e entenda a cobertura a ser firmada.
Contratar coberturas adicionais desnecessárias
Neste oceano de benefícios, você deve ter cuidado para não gastar mais coisas desnecessárias. Por exemplo, se você só usa um veículo em uma cidade, não faz sentido contratar um serviço de “guincho de quilometragem ilimitada”.
Se você pode ficar alguns dias sem usar o carro, se ele ficar na oficina, você também pode deixar de lado o “carro reserva”, o que torna a apólice de seguro muito cara. Outros benefícios, como seguro contra roubo de rádio, às vezes acabam cobrindo itens “mais baratos” (em comparação com o preço de um carro novo) e tornam sua apólice de seguro muito elevada.
Mentir no questionário da seguradora
Ao preencher o questionário, a empresa avalia o risco e determina o preço do seu seguro automóvel. Todos os aspectos relacionados à formação dos preços dos seguros podem ser avaliados por meio do questionário.
É importante reforçar: ao preencher este questionário, não minta nem omita nenhuma informação. Se você estaciona seu veículo na rua, seja claro.
Se houver outros motoristas usando seu veículo, informe-os. Além de ser imoral, mentir nessas situações também é ilegal e pode causar grandes transtornos, como anular o seguro.
Quanto custa um seguro de carro?
Geralmente as cotações de seguro para carros populares variam entre 3% a 5% do valor de mercado do automóvel. A informação detalhada é que existem vários fatores que afetam este cálculo, cada um dos quais pode resultar em custos diferentes.
Vale lembrar também que o seguro é calculado com base no condutor em relação ao carro, ou seja, diferentes tipos de uso podem resultar em uma discrepância maior no valor anual.
Qual o melhor seguro de carro?
Essa resposta varia de acordo com a necessidade de cada cliente. Usando as dicas que passamos nessa matéria, basta analisar as apólices para descobrir a que mais se encaixa em seu tipo de uso e em suas necessidades.
Mas depois de saber de tudo isso, porque contratar um seguro é importante?
Muitas pessoas acreditam que uma direção correta e consciente não exige o investimento de suas economias em seguro. No entanto, infelizmente, mesmo um motorista cauteloso pode sofrer acidentes, e isso também ocorre porque não podemos ser responsáveis pelos outros.
Tendo em conta a segurança de todos, a prevenção é obviamente a melhor forma de prevenir acidentes. Para lhe dar uma ideia de como o seguro automóvel pode ajudá-lo, apresentaremos alguns motivos que explicam porque é necessário contratar um.
Proteger seu patrimônio
Comprar um carro, seja novo ou usado, é sempre uma conquista. Porém, na maioria dos casos, é necessário planejar e geralmente exige algum tempo para concluir a compra, e quando esse momento chegar, você certamente não vai querer perder seu investimento. Sendo assim, é interessante pensar no seguro de automóveis como a forma mais eficaz de proteger o seu carro.
Além de furtos e desastres naturais, esta garantia de segurança também permite que você se proteja de pequenos acidentes como arranhões e batidas.
Se o âmbito da indenização por estes danos estiver estipulado no seguro, a seguradora irá arcar com as despesas de reparação ou o valor total dos bens, de acordo com o contrato estabelecido. Por isso é importante entender suas necessidades e contratar um seguro que as atenda.
Responsabilidade
Quando o seu veículo está segurado com a proteção de terceiros, todas as pessoas que possam sofrer um acidente se beneficiarão dele, exceto você e seu carro. Afinal, trata-se de uma questão de responsabilidade civil.
Comodidade e tranquilidade
As situações de furto e acidente acontecem quando menos se espera, e por esse motivo é importante saber que é possível contar com assistência suficiente, pois basta entrar em contato com a seguradora para obter as orientações necessárias de como proceder e pedir a alguém que resolva o problema para você.
Uma vez que todos estão sujeitos a acidentes de trânsito, métodos eficazes devem ser encontrados para proteger suas famílias, propriedades e pessoas ao seu redor. Com o seguro de automóveis, você sabe que seu investimento está protegido, portanto, pode economizar dinheiro e evitar dores de cabeça.
Outro benefício de segurar seu carro é a comodidade de obter suporte em momentos complexos, como roubo ou acidente. Dessa forma você pode se preparar para situações que podem causar transtornos e lidar com elas com mais facilidade.
Esperamos ter lhe ajudado de alguma forma. Agora que já sabe o que fazer em relação ao seguro, basta escolher o seu próximo carro aqui na Karvi.