Nesse momento de pandeia, quem tem um veículo próprio vai preferir utilizá-lo para evitar a aglomeração do transporte público e ficar mais seguro. Mas, mesmo assim, para evitar contaminações, é preciso higienizar o carro corretamente.
A maioria das pessoas muitas vezes não se dão conta, mas, mesmo dentro do veículo próprio, alguns cuidados são necessários. Aliás, isso vale não apenas para pessoas que utilizam o veículo para deslocamento entre sua residência ou trabalho, mas especialmente para quem depende do carro para executar suas atividades. Por exemplo, quem trabalha com entregas e acabou de ter contato com o cliente que recebeu a mercadoria e efetuou o pagamento, precisa ter cuidados redobrados ao higienizar os locais em que colocou as mãos.
Existem algumas medidas que devem ser tomadas para evitar o contágio do covid-19. A Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda uma série de cuidados, além do isolamento social, como a higienização das mãos e dos ambientes.
A importância da higienização do carro
É muito importante ter cuidado com as mãos e evitar tocar o rosto. Afinal, suas roupas, bolsa ou outras partes do corpo podem estar infectados pelo ambiente externo. É importante fazer a higienização dos locais de maior contato, como maçanetas, volante, câmbio, botões dos vidros, rádio, encaixe do cinto de segurança e até a própria chave. Só assim será possível garantir que tanto motorista quanto passageiros não entrem em contato com o vírus.
Outro cuidado importante é referente ao uso de ar-condicionado. Se houver outras pessoas utilizando o veículo, a melhor alternativa é manter os vidros abertos e garantir a circulação do ar. Uma dica para eliminar os microrganismos que ficam no duto do ar-condicionado é, ao chegar em casa, ligar o ar quente na potência máxima. Porém é importante lembrar que é recomendada a limpeza do ar-condicionado em uma loja especializada a cada seis meses, já que a proliferação de microrganismos ocorre no filtro de ar, se ele estiver sujo.
Outras dicas para higienização de carro e prevenção contra a Covid-19
- Disponibilize sempre álcool gel para todos os passageiros;
- Lave as mãos com água e sabão, sempre que possível, já que esse método de higiene é mais fácil e eficiente contra o vírus e garante que o carro permaneça limpo por mais tempo;
- Evite contato direto com outras pessoas que estiverem dentro do carro, uma vez que o contágio pode acontecer via contato físico;
- Higienize o carro com frequência.
Como higienizar o carro para evitar a Covid-19?
As mãos, objetos ou gotículas expelidas por condutores ou passageiros contaminados pelo vírus, podem fazer com que o vírus fique sobre as superfícies internas do veículo. Por isso o ideal é que a higienização e desinfecção do carro ou moto seja realizada todos os dias.
Lixeira
É altamente recomendável esvaziar o lixo todos os dias, visto que o lixo do carro pode acumular vírus e bactérias, principalmente se algum usuário estiver gripado, fazendo uso de lenços descartáveis que possivelmente foram descartados dentro do veículo.
Utilize o aspirador de pó
Muitas vezes nas dobras de bancos e em cantos de difícil acesso existe um acumulo de sujeira, é importante aspirar o interior do carro com frequência, para evitar problemas futuros.
Bancos e carpetes
Atualmente é possível encontrar produtos específicos no mercado para a higienização correta do carro, ou até mesmo improvisar uma mistura de sabão neutro e água, sendo importante a finalização com pano seco, para não deixar resíduos.
Ar-condicionado
O ar-condicionado pode ser um disseminador de sujeira, vírus, bactérias e ácaros. Para evitar problemas, é preciso fazer a manutenção do dispositivo por meio da troca do filtro de cabine sempre que necessário. Também é possível fazer uma oxisanitização no veículo, que tem alto poder desinfetante. Essas limpezas podem serem feitas na própria concessionária, a cada seis meses.
E não se esqueça, durante todo este período de pandemia, é necessário andar, no carro, com os vidros abertos, e evitar o ar-condicionado. Além disso, a higienização do carro é um dos procedimentos fundamentais para evitar a disseminação e o contágio do novo coronavírus.
Álcool em gel sempre ao alcance das mãos
É fundamental deixar um frasco de álcool gel no carro, ao alcance das mãos, para utilizar toda vez que entrar no veículo ou receber um passageiro. A dica é válida, principalmente, para motoristas de aplicativos (como Uber, 99, etc.) e táxis.
Outras práticas de prevenção e combate à Covid-19
A Organização Mundial da Saúde reuniu algumas dicas e recomendações de como se prevenir e combater a disseminação da doença. São elas:
- Lavar as mãos periodicamente, com água e sabão, por pelo menos 20 segundos, e depois secá-las em toalha descartável;
- Utilizar álcool 70% sempre que tiver contato com ambientes externos;
- Realizar a higiene facial (principalmente na região do nariz);
- Cobrir a boca e o nariz com o antebraço sempre que for tossir ou espirrar;
- Evitar aglomeração de pessoas;
- Evitar locais fechados, que utilizem apenas ar-condicionado ou que não tenham boa circulação de ar;
- Respeitar o período de quarentena e manter a distância mínima de 1 metro de outras pessoas.
É sempre importante lembrar as principais formas de contágio da COVID-19
A cada semana, especialistas ao redor do planeta descobrem novas características sobre a doença que transformou a sociedade em 2020. Mas, algumas informações já são conhecidas desde o início do ano e auxiliam a reduzir o contágio. As principais formas de transmissão, segundo o Ministério da Saúde, são:
- Toque do aperto de mão contaminadas;
- Gotículas de saliva;
- Espirro;
- Tosse;
- Catarro;
- Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, talheres, maçanetas, brinquedos, teclados de computador, etc.
Isso significa que, se um motorista com COVID-19 dirigir um veículo e o produto não passar por uma higienização contra o coronavírus, as chances de contaminação entre os próximos motoristas aumentam significativamente. Volante, maçanetas, câmbio e até mesmo os bancos podem ser fontes de proliferação da doença.
Cuidados na compra de produtos
A ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) divulga em seu site os produtos que são certificados por ela. Portanto, ao comprar produtos que se dizem específicos para os processos de higienização, independente de qual seja, é importante que você verifique a procedência deste. Pois muitas vezes, pode achar que está comprando um produto de qualidade e o produto não esteja de fato oferecendo proteção.