Comprar um automóvel é um sonho realizado para muitas pessoas, mas infelizmente essa tarefa é um pouco complicada no Brasil, afinal, todos os carros estão caros, tanto os novos quanto os usados.
Com um valor muito alto, comprar à vista é algo incomum, e é por isso que a maioria dos consumidores recorrem ao financiamento de veículos. Mas você sabe como isso funciona? Veja todos os detalhes a seguir!
O que é CDC?
Os financiamentos geralmente são realizados através de bancos públicos ou privados, por meio do CDC, que significa “Crédito Direto Ao Consumidor”.
Neste método de compra o cliente faz um empréstimo em algum banco, para que seja possível comprar o veículo que pretende. O automóvel vira propriedade do consumidor, mas ele não pode ser vendido até a quitação das prestações, pois está alienado ao banco.
Neste caso o cliente pode negociar diretamente com o banco todas as taxas de juros que serão impostas, sem necessitar de uma concessionária para isso. Essas taxas são informadas na negociação, o que permite que o cliente saiba todos os futuros valores que serão cobrados e se programe para pagá-los.
O que é Leasing?
Esta é uma modalidade parecida com o aluguel de automóveis. Também chamado de arrendamento mercantil, o leasing funciona de forma semelhante, já que o consumidor escolhe o carro que deseja para que o banco ou financeira realize a compra, então fornecendo o uso ao cliente por meio de um contrato com uma mensalidade.
Esse contrato possui uma validade determinada previamente, geralmente com duração de 24 meses (2 anos). Assim que o contrato é fechado, o cliente recebe o veículo que escolheu sem precisar dar um valor de entrada, o que acontece no financiamento comum na maioria das vezes.
A grande diferença é que através do leasing a compra do carro é opcional, com possibilidade de aquisição durante ou após esse prazo pré-determinado.
Vale ressaltar que no leasing o veículo é propriedade do banco ou financeira, que somente permite o uso através de uma mensalidade.
Opções de compra
- Se o cliente optar por comprar o carro durante a vigência do contrato, ele deverá pagar as mensalidades restantes e arcar com a quantia restante necessária para quitar o valor do veículo.
- Também é possível adquirir o veículo ao fim do contrato, neste caso com as mensalidades incluindo também o VRG (Valor Residual Garantido), que é o valor pago na aquisição do veículo. Ao escolher essa opção de compra, é provável que o consumidor pague uma parcela final alta para quitar o valor do automóvel, como se fosse um valor de entrada.
Tipos de leasing
- Operacional: neste tipo, o prazo mínimo do contrato é de apenas 90 dias, e a aplicação do VRG não é permitida. A opção de compra do veículo permanece, mas seguindo o valor de mercado presente no momento em que o cliente indicou a intenção de compra do veículo.
- Através desse modo, é possível que os custos de seguro e manutenção do automóvel fique a cargo do banco ou do consumidor, a depender da negociação.
- Financeiro: no financeiro o prazo mínimo do contrato é de 24 meses, além de contar com opção de renovação. Neste é possível negociar a intenção de compra desde o começo do contrato, e também há a opção de incluir o VRG. Nesse tipo de leasing o custo da manutenção e do seguro veicular é de responsabilidade do cliente.
Consórcio
Há também o famoso consórcio, onde o cliente é integrante de um grupo de pessoas interessadas em comprar um veículo. Esse método exige o pagamento de prestações, e o consumidor só recebe o veículo quando for sorteado, pois a organizadora do consórcio contempla 1 pessoa por mês.
Se o interessado preferir, é possível dar um lance, que é um adiantamento das parcelas seguintes. O consorciado que der o maior lance, vence, como se fosse em um leilão.
Entretanto, neste método as prestações estão sujeitas a alterações de valores, de acordo com o preço do automóvel que pode aumentar ou diminuir por qualquer motivo.
Os contratos duram até 84 meses (7 anos), e as parcelas incluem também uma taxa de administração, por conta dos serviços prestados pela empresa de consórcios.
Conclusão
O tipo de financiamento mais utilizado é pelo CDC, principalmente pela facilidade. Basta dar um valor de entrada (em alguns casos é possível até mesmo financiar o valor total) e pagar o restante em prestações mensais.
Logicamente serão cobrados juros, afinal o banco ou a financiadora está te emprestando um alto valor, portanto ela precisa receber lucros com base nesse empréstimo. Porém, geralmente o adiantamento das últimas parcelas do financiamento contam com um bom desconto, diminuindo assim os juros impostos.
E se você deseja adquirir um carro seminovo certificado, aprovado em um processo de revisão de 280 itens, confira as ofertas disponíveis na Karvi. Aqui você pode encontrar os melhores veículos com as melhores opções de pagamento.