O sistema de desativação de cilindros, também conhecido como “cilindro sob demanda” ou “cilindro ativo”, é uma tecnologia utilizada em motores de combustão interna, geralmente motores a gasolina, para melhorar a eficiência energética e economizar combustível. A ideia por trás dessa tecnologia é desligar temporariamente um determinado número de cilindros do motor quando a carga do veículo é baixa, como durante a condução em velocidades de cruzeiro ou em situações de tráfego leve.
Aqui está uma explicação básica de como o sistema de desativação de cilindros funciona:
- Detecção da condição: Sensores no veículo monitoram uma variedade de parâmetros, como velocidade do veículo, carga do motor, pressão do acelerador, entre outros. Esses sensores determinam quando o veículo está operando sob condições de baixa carga, indicando que menos potência do motor é necessária para manter a velocidade desejada.
- Comando eletrônico: Com base nas informações dos sensores, a unidade de controle eletrônico do motor (ECU) toma a decisão de desativar um determinado número de cilindros. A ECU controla as válvulas de admissão e escape dos cilindros que serão desativados, impedindo o fluxo de ar e combustível para esses cilindros.
- Desativação de cilindros: Uma vez que os cilindros selecionados são identificados e as válvulas são fechadas, o fornecimento de combustível para esses cilindros é interrompido, e as velas de ignição não disparam. Isso efetivamente desliga esses cilindros, reduzindo a produção de potência e consumo de combustível associado a eles.
- Modo de funcionamento: O motor continua a operar usando os cilindros restantes que não foram desativados. Esses cilindros continuam a funcionar normalmente, proporcionando potência suficiente para manter a velocidade e as condições de condução exigidas.
- Reativação de cilindros: Quando a demanda de potência aumenta novamente, como durante aceleração ou exigências de carga mais elevadas, os cilindros desativados são reativados. As válvulas de admissão e escape são abertas, e o fornecimento de combustível e ignição é retomado nos cilindros desativados, permitindo que o motor produza a potência necessária.
Essa tecnologia permite um melhor aproveitamento do motor, evitando desperdício de combustível durante condições de condução em que menos potência é necessária. No entanto, é importante notar que a eficácia do sistema de desativação de cilindros pode variar dependendo do projeto do motor, das condições de condução e de outros fatores técnicos.