Um carro movido a hidrogênio é impulsionado por células de combustível que convertem o hidrogênio em eletricidade para alimentar um motor elétrico. O processo envolve vários componentes e etapas. Primeiro, o hidrogênio é armazenado em tanques de alta pressão no veículo. Em seguida, o hidrogênio é fornecido às células de combustível, que são dispositivos eletroquímicos conhecidos como células de combustível de membrana de troca de prótons (PEMFC).
Dentro das células de combustível, ocorre uma reação eletroquímica. O hidrogênio é separado em prótons e elétrons. Enquanto os prótons passam por uma membrana de polímero condutor de íons, os elétrons seguem por um caminho externo, criando eletricidade. Os prótons se combinam com os elétrons e com o oxigênio do ar para formar água, o único subproduto desse processo.
A eletricidade produzida nas células de combustível é regulada por um sistema de gerenciamento de energia, que garante que a quantidade adequada de eletricidade seja fornecida ao motor elétrico para atender às demandas de energia do veículo. O motor elétrico converte essa eletricidade em energia mecânica, impulsionando as rodas do carro.
Além disso, é importante mencionar que o único carro movido a hidrogênio atualmente disponível para o público é o Toyota Mirai. Esse veículo utiliza a tecnologia de células de combustível e é comercializado como um automóvel movido a hidrogênio de emissão zero.
Um dos principais benefícios dos carros movidos a hidrogênio é que eles não emitem poluentes prejudiciais. A única emissão resultante é água pura, tornando-os ambientalmente amigáveis.
Desvantagens
No entanto, é importante ressaltar que a infraestrutura de abastecimento de hidrogênio ainda está em desenvolvimento e não é tão amplamente disponível quanto a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos.
Além disso, os carros movidos a hidrogênio geralmente têm um preço mais alto em comparação aos veículos convencionais e até mesmo aos carros elétricos com bateria.
Outro “gargalo” para o uso do hidrogênio como combustível é que embora as células de combustível sejam eficientes na conversão de hidrogênio em eletricidade, o processo de produção de hidrogênio em si pode ser energeticamente exigente.
A produção de hidrogênio geralmente envolve o uso de eletricidade ou gás natural, o que pode resultar em perdas de eficiência em comparação com a utilização direta de eletricidade em veículos elétricos com bateria.