Para quem viaja muito, vale ressaltar que o bagageiro foi além dos acessórios e se tornou uma necessidade. Uma de suas vantagens é que a maioria dos modelos disponíveis no mercado podem ser facilmente instalados no rack e podem ser retirados do teto quando o equipamento não estiver em uso.
Precisa de mais espaço em suas viagens? Rack de teto são itens muito úteis para os brasileiros em viagens de férias. Tanto que muitas pessoas que não possuem acessórios nos veículos podem instalar o bagageiro. Afinal, quando a bagageira está cheia, sempre há espaço para transportar outros itens em cima do carro.
Além disso, existem diferentes tamanhos e opções de capacidade de armazenamento de acordo com a necessidade de cada usuário, o tipo de bagagem ou carga a ser transportada. Mas a vantagem desse tipo de porta-bagagens está na segurança. Como a caixa de bagagem é hermética (a prova d’água) e possui uma ou mais fechaduras, não há risco de roubo ou danos. Vale lembrar também que o bagageiro pode prevenir acidentes: todos podem viajar sem problemas e seus pertences não cairão na pista.
Preste atenção redobrada ao instalar o porta-bagagens no veículo. Certifique-se de instalá-lo na véspera de uso. Instalar porta-bagagens não é uma tarefa impossível, mas leva tempo e esforço para fazer um bom trabalho. A primeira coisa que você deve fazer é consultar o manual que acompanha o bagageiro. Ele fornece instruções de instalação. Veja se os itens a serem transportados não são muito pesados e certifique-se que não fiquem espalhados no carro. Deve ser instalado de acordo com o manual para evitar que o bagageiro se solte e cause um acidente com o veículo em movimento.
Quais são as regras para porta-bagagens?
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece em seu artigo 109 que as regras para a utilização do transporte de cargas em veículos destinados ao transporte de passageiros se enquadram na definição do CONTRAN. Portanto, encontramos a resposta na Comissão Nacional de Transporte. Até o momento, foram emitidas pelo menos três resoluções sobre o assunto. Leia-os na íntegra aqui: 26/1998, 349/2010 e 589/2016. Através deles, saberemos como usar os anexos sem violar as regras de trânsito.
Qual a capacidade de carga de um bagageiro de teto?
A capacidade do rack de teto é medida em volume (litros) e carga (kg). Em termos de volume, os modelos menores começam com 270 litros e a maior com 600 litros. A capacidade de carga fica quase inalterada, variando de 40 a 50 kg. Em tese, quanto maior a capacidade, melhor, mas é preciso atentar para os seguintes fatos: o tamanho vai afetar o consumo e o manuseio do veículo, por isso deve ser levado em consideração na hora da escolha.
Como devo acomodar as bagagens?
O primeiro truque é distribuir a bagagem no porta-malas de forma equilibrada para que o peso e o volume fiquem uniformemente distribuídos, o que é muito importante para manter o equilíbrio do carro. A segunda e última dica é prender a bagagem. Algumas caixas de tejadilho fornecem pontos de amarração, outras não, mas sempre que possível, amarre a sua bagagem para evitar que se desloque nas curvas, no arranque e na travagem.
Como instalar o bagageiro?
Primeiros Passos:
- O bagageiro é fixada ao rack ou ao trilho do teto com ganchos. Portanto, primeiro você precisa instalar o rack no carro.
- A moldura é composta por duas partes, as vigas longitudinais (acessórios fixados no teto, junto à porta) e travessas (as travessas transversais do teto estão ligadas às vigas longitudinais).
- Para instalar o suporte de teto, conecte a longarina ao teto primeiro e, em seguida, conecte a longarina à longarina. É importante prestar atenção ao instalá-los nas posições correspondentes: a travessa traseira está na longarina traseira, a travessa esquerda está na longarina esquerda, etc.
- Certifique-se de que o rack esteja firme. Arraste as barras transversais e as longarinas um pouco para ver se tudo está bem preso e firme. Se não houver firmeza, refaça as etapas até obtê-la.
Encaixe do bagageiro
- Siga as normas indicadas no manual do equipamento e coloque o bagageiro em cima do rack. As diretrizes podem variar, dependendo do tamanho e da capacidade do modelo.
- Conecte o rack ao rack. O suporte é usado para evitar que a bagageira entre em contato com o resto do carro.
- Instale os ganchos e verifique se a mala está segura. A negligência pode causar acidentes.