Se você também é apaixonado por carros, é muito provável que prefere lavar seu carro em casa do que em um lava-rápido, devido a garantia de zelo com o veículo.
As lavagens externas costumam ser mais frequentes, mas com o tempo e principalmente ao rodar em estradas de terra e outros terrenos o motor acumula sujeira, o que pode incomodar o proprietário.
O processo de lavar o motor pode não ser tão simples como aparenta, mas é possível realizá-lo sem problemas se houver cuidado na lavagem para que nenhum componente mecânico seja danificado.
Sendo assim, confira abaixo algumas dicas sobre como lavar o motor do seu carro em casa!
1 – Temperatura
Para começar, é necessário que o motor esteja frio, pois lavá-lo com uma temperatura alta pode causar um choque térmico, resultando em peças danificadas.
Muitas vezes é possível sentir um calor sob o capô do carro, mas olhar a temperatura do motor indicada no painel de instrumentos também é um bom nível de verificação.
2 – Proteção
Antes de começar a lavar o motor do seu veículo, é necessário proteger todas as áreas mais sensíveis, que não podem entrar em contato com a água ou algum outro produto presente na lavagem.
Veja alguns exemplos de peças que devem ser protegidas na hora da lavagem do motor:
- Módulos (Freios ABS, carroceria, injeção eletrônica e etc);
- Velas;
- Terminais de bateria;
- Alternador;
- Caixa de fusíveis ou relés;
- Bonina.
Você pode utilizar um plástico para isolar esses equipamentos, como no exemplo abaixo.
3 – Tudo fechado
Certifique-se de manter todos os reservatórios muito bem fechados, para que os seus respectivos conteúdos não tenham nenhum contato com a água.
Como exemplo podemos citar o reservatório do líquido de arrefecimento, do fluído de freio e da direção hidráulica (se houver). Se a água acabar entrando em um dos recipientes e se misturar com o líquido presente em seu interior, problemas mecânicos podem acontecer.
4 – Produtos corretos
Essa questão exige cuidados, afinal não se pode usar qualquer coisa na lavagem de um motor. Opte por produtos designados a este procedimento, e não utilize os que contenham sabão em pó, solventes, ácidos, elementos à base de petróleo e desengraxantes. Eles podem ressecar as mangueiras e as borrachas de vedação, o que certamente não é algo bom!
Lembre-se também que ao lavar o compartimento do motor, usar um balde não é uma ação muito indicada, pois as sujeiras podem ficar no recipiente e acabarem voltando ao motor na próxima esfregada da esponja.
5 – Pressão da água
Seja com mangueira ou com uma lavadora, é ideal que uma pressão muito alta não seja utilizada na lavagem do motor. Isso não é indicado pois a alta pressão também pode causar alguns danos a algumas partes mecânicas.
6 – Lavagem a vapor
Uma outra opção para lavar o motor do seu carro é utilizar o método de lavagem a vapor, que dispõe de um vapor de água em alta temperatura para que seja possível retirar as sujeiras mais pesadas.
O método geralmente é mais seguro que a utilização de mangueiras ou semelhantes, com menos chance de danificar alguma parte do veículo. Ainda assim, os cuidados anteriormente citados devem prosseguir.
7 – Lavagem a seco
A forma mais recomendada de lavar o motor do seu veículo é a seco, pois o perigo sair no prejuízo é bem menor, além de também economizar água.
Para esse procedimento é necessário utilizar alguns produtos específicos para isso, que retirarão as sujeiras acumuladas no motor.
8 – É preciso lavar o motor?
Muitos não indicam a lavagem do motor, justamente pelo risco de danificar algum componente, principalmente nos carros mais modernos que contam com diversos sensores e outras peças eletrônicas essenciais para o funcionamento correto da parte mecânica do automóvel.
Por isso, não há problema nenhum em não lavar o motor, mas limpar pelo menos as regiões mais visíveis com um pano ligeiramente úmido não trará dores de cabeça e deixará o visual mais agradável, mesmo que embaixo do capô onde a região não é vista com muita frequência, como o exterior do veículo.
Conclusão
Se você optar por lavar o motor de seu carro, siga as dicas apresentadas anteriormente para evitar os problemas que uma lavagem pode acabar causando.
Caso escolha não lavar mas queira manter o visual mais limpo, você pode contar com o auxílio de um pano ligeiramente úmido e até mesmo de produtos que realçam o brilho de plásticos, que você pode aplicar principalmente na capa do motor.
E se você está procurando um veículo seminovo em perfeitas condições de uso e com garantia de um ano, confira as ofertas da Karvi. Nossos veículos passam por uma inspeção de mais de 280 itens para garantir a qualidade e confiança no produto.