O ato de ligar um carro pode parecer uma tarefa super simples, independentemente da condição do tempo. Entretanto, realizar esse procedimento pode ser um pouco mais complicado durante um frio intenso, sobretudo em carros mais antigos.
Por isso veja como proceder corretamente nessa situação e confira também alguns cuidados com o carro em dias de baixas temperaturas!
Etanol no tanque de combustível
Grande parte dessas dificuldades ao ligar o motor costumam ocorrer em modelos que trazem apenas etanol no tanque de combustível. A queima utilizada pelo motor é do vapor do combustível, e não exatamente do líquido, e como o etanol possui maior resistência a evaporizar, o motor encontra dificuldades para começar a funcionar.
A gasolina evapora com mais facilidade, e por isso, um carro com gasolina no tanque geralmente liga sem nenhum problema, desde que alguma outra peça não esteja com defeito.
Sistema de partida a frio
Para resolucionar esse problema, os automóveis que também utilizam etanol (seja ele flex ou com somente um combustível) contam com um sistema de partida a frio, que pode funcionar de uma forma mais antiga ou mais moderna, a depender do modelo de seu veículo.
Carros mais antigos
Alguns motores que ainda trazem projetos mais antigos adotam o “tanquinho auxiliar de partida a frio”, que é um reservatório no qual sempre deve conter uma quantidade de gasolina.
Neste caso, ao dar partida, o sistema injeta um pouco de gasolina para facilitar o ligamento do motor.
Vale lembrar que a gasolina comum tem validade de cerca de 3 meses, se tornando inadequada depois desse período. Por esse motivo, recomenda-se colocar no tanquinho uma gasolina premium, como a da Petrobras, chamada de Podium, ou da Shell, que recebe o nome de V-Power Racing. Isso porque elas possuem uma validade maior, praticamente o dobro em relação a gasolina comum.
Também é importante sempre manter o reservatório com combustível, pois se ele estiver vazio, de nada adiantará sua existência. Colocar etanol no tanquinho também não faz sentido, pois seria o mesmo que retirar o etanol do tanque principal.
No caso dos carros flex, uma outra dica é colocar um pouco de gasolina no tanque, misturado ao etanol. Fique tranquilo, pois esses carros com dois combustíveis são projetados para rodar com 100% etanol, 100% gasolina ou qualquer proporção dos dois juntos, então isso não danificará nenhum sistema de seu automóvel.
Atenção: se o seu carro estiver com dificuldades para acionar o motor, não insista em tentar esse procedimento muitas vezes, pois isso pode danificar a bateria e outros componentes importantes, sobretudo no frio, onde eles são mais exigidos.
Carros mais modernos
As motorizações mais modernas já dispensaram a utilização do tanquinho de partida a frio, trazendo então um sistema que pré-aquece os bicos injetores, e consequentemente o combustível, antes dele ser injetado no motor para possibilitar o seu funcionamento.
Carros com injeção direta
Em veículos com injeção direta de combustível, não há necessidade de ter um tanquinho auxiliar e nem mesmo de pré-aquecer o etanol. Isso acontece pois a alta pressão do sistema já facilita a vaporização do combustível, e quando ele é comprimido dentro do cilindro (na câmara de combustão), sua temperatura também aumenta.
Em carros com o tanquinho auxiliar de combustível, o proprietário precisa estar atento para sempre reabastecê-lo, mas nos outros tipos de automóveis que citamos, a única preocupação do dono deve ser a respeito da manutenção do veículo, que deve estar sempre em ordem e funcionando da forma correta, principalmente o sistema de ignição, fundamental para que o motor comece a funcionar.
Vale frisar também que se o seu carro possui muita dificuldade para ligar em dias frios, pode haver outros responsáveis além do combustível utilizado, como por exemplo as velas de ignição ou até mesmo a bateria.
Por que é importante deixar o carro ligado por mais tempo no frio?
Em dias com temperaturas muito baixas, antes de iniciar a condução é importante deixar o motor ligado durante um tempo maior do que em ocasiões com temperaturas mais normais. Esse cuidado deve ser considerado pois o óleo do veículo fica mais visco e acaba demorando mais para percorrer todo o sistema da motorização, ou seja, necessita de um tempo maior para lubrificar todas as partes necessárias.
Lembre-se que com exceção dos modelos antigos, os carros modernos não precisam de muito tempo para “esquentar”, portanto não é necessário deixar o motor ligado por vários minutos antes de dirigir o veículo.
Pneus
Outro ponto de atenção no inverno deve ser a respeito do conjunto de pneus do seu carro, incluindo o estepe. Como o ar de dentro dos pneus fica mais denso, eles acabam perdendo pressão com mais facilidade que o normal.
Vale lembrar que a pressão dos pneus deve continuar igual àquela utilizada nos dias comuns, precisando apenas ser checada com mais frequência.
Ar-condicionado
Embora praticamente não seja usado durante uma estação fria, o funcionamento do ar-condicionado também é importante nessa época de baixas temperaturas.
Como os seus componentes necessitam de lubrificação, deixar o ar-condicionado desligado por um período muito longo pode afetá-lo, geralmente causando rachaduras ou vazamentos nas mangueiras ou nos vedadores.
Fluído do radiador
O líquido de arrefecimento do motor é extremamente necessário para que ele consiga manter sua temperatura ideal de funcionamento, e por isso o líquido correto, aquele recomendado pelo fabricante do veículo, deve ser utilizado.
Não coloque água no reservatório do fluído de arrefecimento, independentemente de estar em um dia frio ou quente.
Pintura
Neve e geada não são muito comuns no Brasil, mas estes fenômenos naturais acabam acontecendo em certas regiões do país. Caso seu carro fique coberto por gelo, utilize apenas água fria para fazê-lo derreter, pois assim não terá nenhum risco de danificar a pintura.
Conclusão
Agora que você já conferiu como cuidar de seu carro no inverno, lembre-se de utilizar essas dicas quando o frio chegar, para garantir um melhor funcionamento de seu veículo!