Se o seu veículo foi alvo de um ato de vandalismo, pode ser que ele esteja pichado com uma tinta spray. Ou então, ao aplicar a pintura em alguma região específica do automóvel, se esse procedimento não for realizado corretamente, respingos da tinta podem atingir a lataria do carro, algo que de fato incomoda bastante, principalmente se a tinta for de uma cor diferente da carroceria.
Porém, você pode ficar mais tranquilo, pois existem formas fáceis e práticas para retirar uma tinta spray do seu carro, e é justamente isso que ensinaremos hoje!
Auxílio profissional
Por mais que pareça ser um ato bastante simples, remover uma pintura spray de seu carro exige cuidados e uma forma correta do processo. Por conta disso, é importante lembrar que o recomendado é procurar um especialista no ramo de pinturas automotivas, pois se este procedimento for realizado de maneira incorreta, a pintura original também pode ser danificada ao tentar retirar a tinta spray.
Ou seja, caso não tenha muito conhecimento no assunto, prefira contratar um profissional de confiança para te auxiliar neste caso.
De qualquer forma, ensinaremos alguns procedimentos possíveis para que você possa averiguar o serviço contratado em uma oficina de pintura, avaliando e entendendo se o profissional o faz corretamente e sem agredir o seu carro de nenhuma forma.
Como remover tinta spray de um carro?
Vale lembrar que um dos primeiros processos geralmente é tentar utilizar itens comuns na lavagem de um veículo para tentar retirar a tinta, pois se ela ainda não estiver seca, possivelmente sairá ao lavar a lataria. Lembre-se que você deve seguir as recomendações padrão de lavar um automóvel, que consiste em, por exemplo: não utilizar detergente, esponjas duras e etc, priorizando o shampoo automotivo no lugar do sabão.
Sabendo disso, então utilize o shampoo apropriado para o carro e água limpa (água quente pode ajudar, desde que não esteja em uma temperatura muito alta) para tentar remover os respingos ou traços de tinta spray. Caso essa primeira opção não seja possível (geralmente quando a tinta se encontra a mais tempo na superfície), você também pode utilizar produtos específicos para esse fim, que podem ser encontrados em lojas de produtos automotivos ou até mesmo em sessões destinadas para veículos que alguns supermercados possuem.
Caso opte por usar um desses “removedores” prontos, é importante seguir todas as instruções indicadas no rótulo do produto, pois cada um deles pode exigir um processo específico de aplicação.
Outras maneiras de remover tinta da lataria do carro
Cera líquida
Geralmente utilizada para dar brilho e proteger a pintura do carro após as lavagens, a cera líquida também pode ajudar a remover a tinta se a situação não estiver muito complicada.
Aplique uma quantidade relativamente generosa de cera em uma esponja ou em um pano de microfibra, certificando-se de que eles estejam bem limpos para não arranhar a pintura do veículo. Com isso, sobre a tinta spray que deve ser removida, faça movimentos circulares sem aplicar força extrema, utilizando somente o necessário para a tinta ser removida aos poucos.
Para finalizar, conte com um outro pano para remover a camada de cera que “sobrou”, dando preferência novamente aos movimentos em círculos.
Acetona
Muito usada para retirar esmaltes, a acetona também pode remover a pintura indesejada do seu carro, mas é preciso tomar muito cuidado neste caso, pois há mais chances de danificar a pintura.
Em um pano de microfibra, molhe uma de suas partes com acetona e faça movimentos de círculos em cima da tinta spray, sem pressionar com força para não danificar também a pintura original. Assim como no caso da cera, após o processo também é importante remover o excesso, neste caso lavando a superfície com shampoo automotivo neutro e água morna limpa.
Pasta abrasiva
O uso de pasta abrasiva também é recomendado, mas exige uma etapa a mais para que ela seja devidamente aplicada.
Lembre-se que a pasta deve ser amaciada em uma quantidade correta de água (consulte as recomendações do rótulo do produto) antes de ser aplicada sobre a área escolhida.
Ao remover a pintura indesejada, será preciso fazer um polimento para retirar alguns tipos de manchas que provavelmente ficarão na pintura.
Por exigir mais conhecimento na área de pintura e polimento, essa solução deve ser evitada no método caseiro.
Argila de detalhamento
Esta alternativa geralmente é um pouco mais complexa, pois envolve a argila de detalhamento e um lubrificante para passá-la na pintura a ser removida.
Antes de tudo é importante lavar o seu carro para que nenhuma sujeira ou outro tipo de imperfeição fique grudada em sua lataria. Em seguida você deverá separar um pedaço de argila que seja mais ou menos do tamanho da palma de sua mão, guardando o restante, se sobrar.
Amasse-a até ficar em um formato semelhante a uma panqueca, e em seguida borrife o lubrificante em cima da argila para que ela possa deslizar sobre a pintura do automóvel sem “grudar”.
O próximo passo é passar a argila sobre a tinta a ser removida, pressionando-a apenas com a palma da mão, sem utilizar a ponta dos dedos pois isso pode “furá-la”. Caso a massa fique suja com tinta, basta amassá-la até que ela fique limpa novamente. Após retirar toda a tinta, é importante limpar a área com água e um pano de microfibra. Contudo, um ponto negativo desse método é a necessidade de encerar o carro novamente, já que a argila remove a cera antiga.
Problemas maiores
Apesar das dicas que damos geralmente funcionarem (sobretudo em tintas mais frescas, que estão há pouco tempo na carroceria), pode ser que a situação seja mais complicada que o esperado, o que exige recursos mais avançados para remoção da tinta spray, em alguns casos até mesmo necessitando de uma repintura da peça danificada.
Por esse motivo recomendamos que você tente realizar apenas os métodos mais simples, como a utilização da cera líquida ou uma lavagem simples com água limpa e shampoo automotivo.
Além das opções citadas, existem outras que devem ser utilizadas apenas por profissionais devidamente capacitados, as vezes exigindo equipamentos específicos. Por conta disso, sempre priorize o trabalho de um especialista, mesmo que não seja a opção mais agradável financeiramente.
Uma oficina de pintura também pode ser consultada apenas com a intenção de descobrir o nível do problema e a dificuldade que você enfrentará para solucioná-lo.
Conclusão
Se possível, comece o processo de retirada da tinta spray o mais rápido possível, pois isso pode ajudar e facilitar a sua remoção. Caso isso não seja possível, o recomendado é testar os métodos mais simples e contratar uma oficina para solucionar os problemas mais difíceis.