Infelizmente, ao sair de casa estamos expostos a diversos riscos, mesmo que estejamos em um veículo. Um dos imprevistos mais comuns de acontecer é um furo no pneu, que o faz perder pressão e murchar. Em muitas das vezes são pregos que causam esses furos, e dependendo da situação ainda é possível consertar esse problema!
Confira abaixo as melhores soluções para furos no pneu.
O que fazer quando um prego entra no pneu?
Ao notar uma direção avariada, geralmente mais pesada, o melhor a se fazer é diminuir bastante a velocidade e parar o veículo no primeiro lugar seguro possível, de preferência em um local relativamente espaçoso.
Para informações mais detalhadas de como proceder quando um pneu fura, confira nossa matéria explicando esse procedimento passo a passo, inclusive mostrando como a troca do pneu deve ser realizada.
É importante ressaltar que o prego não deve ser retirado do pneu logo após ser notado, pois isso pode elevar a perda de pressão, o que dificultará toda a situação que já não se encontra favorável.
Reparo profissional
Não podemos deixar de citar que o ideal é levar seu veículo (ou apenas o pneu furado) para uma borracharia de confiança, onde um profissional especializado no ramo irá avaliar a situação e realizar o reparo corretamente. Além disso, eles contam com ferramentas que são necessárias ou no mínimo ideais para um auxílio no conserto.
Outro ponto que favorece a procura de um profissional é o custo-benefício, já que na maioria dos casos esse tipo de serviço não é caro, embora varie seu preço conforme a gravidade do imprevisto.
Como encontrar um furo no pneu do carro
Nem sempre o furo causado pelo prego é suficiente para fazer a pressão vazar rapidamente. Por conta disso, em alguns casos a perda de ar do pneu pode ocorrer de forma mais lenta, e nessas situações o dano não costuma ficar muito evidente.
A primeira coisa a se fazer é identificar onde está esse furo, e se um parafuso ou outro objeto cortante não estiver fincado no pneu, essa tarefa será um pouco mais complexa.
Localizando o furo
A primeira etapa é composta pela retirada da roda do carro, e para fazer isso você também pode seguir nosso guia que citamos anteriormente, onde mostramos o passo a passo dessa tarefa.
Após retirar o pneu do carro, você pode fazer um procedimento extremamente simples para encontrar onde está o furo: em um recipiente, coloque água e uma quantidade generosa de detergente, e pode ser aquele que você usa na pia da cozinha.
Em seguida, basta molhar o pneu com essa água espumada, onde você deve notar bolhas de sabão em algum local do pneu. É exatamente ali que o furo se encontra, pois a saída de ar acaba provocando a bolha.
Quando é possível reparar um pneu?
Infelizmente alguns tipos de casos provocam a perda imediata do pneu, pois não será possível realizar um reparo adequado.
De acordo com a ABNT (Associação Brasileira De Normas Técnicas), o reparo em um pneu só pode ser feito se seguir os seguintes tópicos:
- A idade da carcaça, indicada pela data de fabricação, seja inferior a 5 anos.
- Não ter atingido os indicadores de desgaste (TWI).
- Não ter avarias na área dos talões, flancos ou ombros.
- Não estiver contaminado por produtos derivados de petróleo.
- Não apresentar rachadura no flanco.
O nível do dano também implica na possibilidade de reparação, algo que deve ser avaliado por um profissional de confiança.
Geralmente o pneu pode ser submetido a um reparo quando o furo não ultrapassa a marca de 6mm de diâmetro.
Em geral podemos dizer que o conserto é possível, mas depende de diversos fatores que um especialista do ramo irá avaliar e definir se ele poderá ou não ser realizado.
Como consertar um pneu furado?
No mercado de peças automotivas você encontrará um kit de reparos que geralmente conta com os seguintes itens: escariador, aplicador de reparo, lubrificante e alguns “macarrões”.
Esse tipo de reparo é feito por uma espécie de massa alongada, conhecida popularmente como “macarrão”. Contudo, vale lembrar que essa solução não é definitiva, já que especialistas recomendam que o macarrão seja usado apenas como reparo temporário, de modo que seja substituído posteriormente por um definitivo. Para o conserto completo, procure uma borracharia capacitada e de confiança.
Passo a passo de como consertar um furo no pneu
1 – Primeiramente, prepare o kit de reparos deixando o por perto, e em seguida retire o objeto (se houver) que está no pneu, como um prego ou parafuso. Use um alicate para te auxiliar nessa tarefa.
2 – Para agilizar o processo, o segundo passo é já preparar o aplicador que colocará o macarrão no pneu. Pegue a massa e a centralize no buraco do aplicador, de forma que os dois lados tenham praticamente a mesma quantidade. Se o kit incluir um lubrificante, você pode passa-lo no macarrão e no escariador para facilitar o reparo.
3 – A terceira coisa a se fazer é introduzir o escariador (que possui uma ponta semelhante a um parafuso ou uma broca) no furo do pneu, fazendo uma breve movimentação de “vai e vem”.
4 – Após esses passos, utilize o aplicador para colocar o macarrão dentro do pneu, usando a força para empurrar sua ponta para dentro da borracha. Nesta etapa, lembre-se de não girar o punho antes do macarrão estar totalmente inserido dentro do pneu.
5 – Quando o remendo estiver totalmente introduzido no pneu, então gire o aplicador e o retire de uma vez.
6 – Um dos últimos passos consiste em utilizar um estilete ou algo parecido para retirar o excesso do macarrão que ficou para fora. Não corte muito rente ao pneu, sempre deixe alguns milímetros.
7 – O seu reparo temporário está finalizado, e então você deve checar se ainda há algum vazamento no pneu, usando a forma que ensinamos anteriormente, com água e detergente.
8 – Com tudo pronto, basta encher novamente o pneu na pressão recomendada pelo fabricante do automóvel e seguir viagem tranquilamente, levando o veículo em uma borracharia assim que possível para que uma avaliação técnica seja realizada.
Conclusão
Podemos concluir que um kit de reparos pode ajudar muito em diversas situações, mas o recomendado é sempre consultar um especialista assim que possível.
Caso você utilize o estepe de rodagem para seguir a viagem, faça uma parada na primeira borracharia disponível para reparar o pneu furado que está guardado, pois caso aconteça de o estepe também furar ou rasgar, não haverá um pneu substituto para a situação de emergência.