Cada montadora ou carro costuma ter um acerto específico da embreagem. Alguns possuem ela de forma mais “alta”, e outros de forma mais “baixa”. No entanto, esse mecanismo tão importante pode dar sinais de que precisa de reparos.
Nesta matéria, entenda o que isso significa e aprenda a detectar defeitos na embreagem do seu veículo!
O que é a embreagem?
Ela é responsável por acoplar ou desacoplar o motor do câmbio. Ao trocar as marchas, por exemplo, é necessário que o motor esteja desacoplado para que o sistema não seja danificado, assim como precisa estar acoplado para que seja possível tracionar o veículo.
O que é embreagem alta e baixa?
Essas são expressões usadas frequentemente para se referir ao “ponto” da embreagem. Quando dizemos que a embreagem está baixa, significa que seu funcionamento está sensível, ou seja, o carro começará a se movimentar logo que o motorista começar a soltar o pedal de embreagem.
Quando a embreagem está alta, ela fica menos sensível, portanto, será preciso soltar mais o pedal da embreagem para que o veículo entre em movimento.
A boa notícia é que na maioria das vezes essas posições da embreagem são alteradas facilmente apenas com uma regulagem, sem precisar trocar nenhuma peça.
Como saber quando a embreagem está ruim?
Está em dúvida sobre o estado de conservação de sua embreagem?! Veja alguns indícios de que ela pode estar com problema!
1 – Trepidação do pedal
Um dos comportamentos que pode indicar um problema é a trepidação do pedal. Se ele estiver vibrando de forma excessiva, é importante fazer uma revisão no sistema de embreagem para detectar o problema.
2 – Embreagem dura
Se o pedal estiver duro e exigir muita força para ser acionado, também é muito provável que a embreagem esteja ruim.
3 – Pedal barulhento
Como o sistema é acionado através do pedal esquerdo, é normal que os problemas sejam indicados por ele. O pedal da embreagem não costuma fazer barulhos, e por causa disso, é ideal que a situação da embreagem seja verificada se houver ruídos.
4 – Engate de marchas “arranhando”
Caso o condutor não acione o pedal de embreagem até o fim no momento de troca das marchas, é possível que ela tenha dificuldades para se encaixar, fazendo um som como se estivesse arranhando. Porém, se esse ruído persistir mesmo com o pedal acionado completamente, é sinal de que o sistema não está bom.
5 – Embreagem patinando
Esse termo é utilizado quando se nota que a rotação do motor está subindo ao acelerar, mas o carro continua parado ou na mesma velocidade. Mesmo com a marcha engatada, esse problema passa a impressão de que o carro se encontra em ponto neutro ou de que a embreagem está um pouco acionada, impedindo o acoplamento do sistema.
Como preservar o sistema de embreagem?
Agora que você já conheceu os principais “sintomas” de uma embreagem ruim, confira procedimentos que devem ou não ser realizados para preservar o sistema e conceder a ele uma maior vida útil.
1 – Apoiar o pé no pedal
Embora muitos motoristas saibam que esse costume não deve ser praticado, muitas pessoas ainda utilizam o pedal da embreagem como um descanso para o pé esquerdo, o que não pode acontecer! Esse hábito causa um desgaste prematuro do conjunto.
2 – Trocas de marcha no tempo certo
Trocar marchas frequentemente sem haver necessidade pode desgastar o conjunto com mais rapidez, então certifique-se de realizar as trocas em momentos corretos e quando há necessidade.
3 – Acelerar demais
Outra prática que acaba reduzindo a vida útil de todo o sistema é acelerar muito e soltar a embreagem rapidamente, algo que pode super aquecê-la. Isso geralmente é realizado em arrancadas, para fazer com que o veículo acelere da forma mais eficiente visando a performance.
4 – Manter o carro parado com a embreagem
A embreagem conta com um “ponto” de equilíbrio onde não deixa o carro descer em uma ladeira mas também não faz com que ele desligue o motor automaticamente (conhecido como “morrer”). Esse ponto é ideal para auxiliar o condutor no arranque do carro em subidas, mas manter o carro parado utilizando essa prática é algo que danifica o sistema e reduz seu tempo de vida.
5 – Reduções de marcha
Se você pretende prolongar o tempo da embreagem sem necessitar de manutenção, também é importante que não haja reduções de marchas muito exageradas, algo que geralmente é feito para obter mais rotação no motor e elevar seu desempenho, passando de uma terceira marcha para a primeira, por exemplo.
Quando a manutenção precisa ser realizada?
O proprietário do veículo deve realizar a manutenção na embreagem somente quando apresentar algum problema. Para identificar um defeito, basta ficar atento aos pontos que mencionamos anteriormente, e caso algo estranho seja notado, é importante levar o veículo em uma oficina mecânica de confiança para analisar a necessidade de algum tipo de reparo no sistema de embreagem do automóvel.
Embreagem dura quantos km?
Depende do uso que o motorista faz do carro. Não é possível dizer quantos km vai durar uma embreagem. De forma geral, se o carro for usado mais tempo na cidade, mais trocas de marchas serão feitas e o carro será submetido mais a situações de anda e para, logo a embreagem vai durar menos.
Agora o carro for utilizado mais tempo na estrada, teoricamente quase não há uso da embreagem, então ele deve durar muito mais.
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