A bateria do carro é uma peça fundamental, pois é ela que dá energia para a partida do veículo e para outros aparelhos eletrônicos instalados nele. Porém, a bateria tem vida útil, podendo seu tempo de durabilidade ser bem imprevisível.
Confira abaixo alguns sinais que podem indicar o fim da vida útil da bateria e como trocá-la caso seja necessário,
Quanto tempo dura uma bateria de carro?
Alguns cuidados podem ser realizados para que a bateria dure mais, ou pelo menos o tempo previsto, que é de 2 a 3 anos.
Deixar faróis e rádios ligados por muito tempo, sem haver necessidade é um dos motivos mais comuns para o descarregamento. Também, deixar o carro um longo período parado, sem dar a partida de vez em quando, é outro motivo para que a peça descarregue.
Porém, mesmo tomando certos cuidados, a bateria pode apresentar danos irreversíveis, os quais impedem que ela adquira qualquer carga, sendo a troca da peça inevitável.
Como saber se a bateria deve ser trocada?
Existem alguns sinais que podem indicar que a bateria deve ser trocada, como:
- Ela parou de funcionar e apresenta vazamentos de líquidos no topo da peça;
- No painel do carro, há a indicação de que a bateria está ficando fraca;
- Conforme o uso, dar a partida demora mais do que o necessário;
- As luzes e aparelhos, como rádios e ar condicionado, ficam fracos, falham ou não funcionam;
Se o carro apresentar tais sinais, é melhor ficar de olho e se preparar para efetuar a troca da bateria do carro. Você pode levar o carro para um mecânico. Mas, se quiser economizar, o procedimento de troca é simples e é disso que iremos falar adiante.
Com os Karvi Certificados inspecionamos o funcionamento de 280 itens presentes nos carros usados que vendemos através da nossa rede de concessionárias. Além disso, fornecemos ao comprador uma garantia mecânica de um 1 ano. Por isso, adquirir um certificado Karvi é a forma mais segura de comprar um carro seminovo. Confira mais sobre nossa forma de trabalhar e adquira seu modelo com tranquilidade clicando aqui. |
O que precisa para trocar a bateria do carro
Para fazer o procedimento por conta própria, você irá precisar de algumas ferramentas e tomar certos cuidados:
- Use sempre luvas, pois você estará lidando com correntes elétricas e uma peça que possui materiais corrosivos, também pode ser necessário usar óculos de proteção;
- Entre as ferramentas você vai precisar obrigatoriamente de uma chave inglesa (de diversos tamanhos, indo de 8 a 13 mm). Se você quiser, pode precisar de uma escova de aço e graxa de lítio (esta é específica para baterias), esses dois itens são para a limpeza, o que evita que a nova bateria sofra com corrosões;
- Algumas pessoas acham necessário utilizar uma terceira bateria, além daquela que será substituída. Isso para não zerar o módulo de ingestão. Porém, se você possuir um carro carburado ou a bateria estiver completamente descarregada e o carro desligado, não há a necessidade de se usar essa terceira bateria. Apenas vamos mostrar o procedimento, caso opte por tal.
Passo a passo de como trocar a bateria do carro
Listamos abaixo 12 passos simples para facilitar sua vida na hora de trocar a bateria do carro. Por mais que a tarefa não seja das mais complicadas, caso sinta dificuldade consulte um profissional.
- Com o carro desligado, abra o capô e localize a bateria. Se você optar pelo método com a terceira bateria, faça o seguinte: ligue essa bateria ao polo negativo (pelo cabo preto) e ao polo positivo (pelo cabo vermelho) da bateria que será removida.
- Comece retirando o polo negativo, pois se começar com o positivo há o perigo da chave inglesa encostar na lataria do carro, provocando curtos e faíscas.
- Se estiver usando a terceira bateria, assim que retirar o polo negativo você deve isolá-lo, envolvendo-o com um pano ou um pedaço de plástico, pois assim não tem perigo dele encostar em qualquer parte do carro.
- Depois que o pólo negativo estiver solto é hora de soltar o positivo. Mesmo procedimento se estiver utilizando uma terceira bateria, isole o pólo positivo depois de retirado.
- Aqui vale uma dica: se você não conseguir soltar os polos, não bata nos terminais, pegue uma chave de fenda e force um pouco as abraçadeiras de metal, para que elas se soltem com mais facilidade. Essas são partes bem sensíveis e um impacto pode causar danos.
- Assim que os dois polos estiverem soltos, é hora de destravar a bateria. A localização da trava muda de acordo com o modelo do veículo. Alguns modelos possuem uma haste em cima da bateria e outros a trava fica na base da peça. Se atente a isso e solte as travas usando a chave inglesa mais uma vez.
- Agora que a bateria está solta você deve puxá-la, cuidado pois a bateria é uma peça bem pesada, podendo ter mais de 20 kg.
- Quando a antiga estiver fora é só colocar a nova bateria. Aqui você pode, antes de ligar os polos à nova bateria, limpar os terminais com uma solução de bicarbonato de sódio, pois assim evita corrosões. Use a escova de aço. Se o local já estiver corroído, é melhor pedir a ajuda de um mecânico.
- Agora que a nova bateria está no lugar, é hora de conectá-la novamente. Primeiro você deve colocar a trava e começar ligando ela pelo polo positivo, depois o negativo.
- Caso esteja usando a terceira bateria, assim que os dois pólos estiverem ligados e bem firmes, é só retirar os conectores dos terminais.
- Depois de colocados, use a graxa de lítio. Porém só jogue nos terminais. Isso para evitar maiores corrosões no local.
- Agora a bateria está colocada e pronta para ser usada.
Como carregar a bateria de um carro
As vezes a bateria do carro acaba descarregando por algum dos motivos que citamos mais acima no texto (luzes e rádios ligados, entre outros), não havendo a necessidade da troca do componente. Nesses casos basta uma recarga que o carro voltará a funcionar normalmente.
Pensando nisso escrevemos um texto que ensina o passo a passo desse procedimento tão importante.
O descarte de baterias
Agora que sua bateria nova está dentro do carro, a antiga não servirá mais. Porém, você deve se atentar ao descarte dela.
Baterias de carro não podem ser jogadas no lixo comum, por causa dos componentes que a compõem. Elas devem ir para os postos de coleta específicos. Algumas oficinas e lojas de autopeças aceitam a bateria antiga, para o descarte correto do material.