O controle de cruzeiro, ou piloto automático, é um sistema responsável por fazer com que o veículo mantenha uma velocidade constante. Cada vez mais modelos estão equipados com essa funcionalidade que é muito simples de utilizar: basta pressionar um botão ou acionar uma alavanca, ambos, geralmente, ficam no volante.
O controle de cruzeiro é usado quando o motorista quer manter uma velocidade máxima, por um período de tempo. Esse é um sistema que ajuda muito em viagens mais longas, pela estrada, onde se deve manter uma velocidade constante.
Com o piloto automático acionado, o motorista não precisa se preocupar com a aceleração, dando mais autonomia ao veículo e cansando menos o motorista durante longos trajetos.
Existem diversos tipos de controle de cruzeiro que possuem funções variadas. Quanto mais modernos e avançados, menos tarefas o motorista precisa executar na hora de dirigir. Explicamos abaixo alguns deles para que você entenda as diferenças.
O que é o controle de cruzeiro passivo?
Quando acionado o sistema, esse tipo de controle de cruzeiro memoriza a velocidade em que o carro estava e então trava o acelerador na posição exata, mantendo então a aceleração constante. Para desativar o modo de controle de cruzeiro, basta apenas apertar novamente o botão onde o sistema é acionado ou colocar o pé no acelerador ou freio.
Ele é chamado de tipo passivo pois mantém apenas a velocidade constante, onde o motorista deve ainda estar no controle de algumas funções.
O vídeo produzido pelo canal Mais Carros mostra em detalhes como funciona o controle de cruzeiro. O modelo em questão é um Honda Civic, mas a funcionalidade é muito parecida com a de outros veículos equipados com esse sistema.
O que é controle de cruzeiro adaptativo (ACC)?
Esse tipo é uma evolução do controle de cruzeiro padrão que explicamos acima. Além de o motorista manter a velocidade constante, ele pode também configurar uma distância que o carro deve manter do veículo à frente.
Assim que essas duas funções foram estabelecidas o carro irá trabalhar com a aceleração e o freio, se adaptando à distância com os outros veículos.
Porém, esse sistema não é totalmente independente da ação do motorista, ele é apenas um assistente para trazer mais conforto à viagem, mas não substitui a ação humana, que ainda deve prestar atenção no que está acontecendo.
É importante ressaltar também que o controle de cruzeiro adaptativo varia de acordo com a montadora, algumas podem oferecer algumas funções específicas. Logo, nem todo ACC é igual, apenas possuindo as funções básicas de aceleração constante e verificação da distância em relação aos outros veículos.
Outra vantagem dos veículos equipados com ACC, é que eles também possuem o Front Assist, que é uma tecnologia que avisa quando o carro está muito próximo aos veículos à frente.
Como sua versão anterior, o motorista tem total liberdade para tomar o controle do veículo a qualquer momento, apenas cancelando a função.
Mas, diferente do controle de cruzeiro padrão, o adaptativo não é desabilitado caso o motorista coloque o pé no acelerador. Este sistema, assim que o acelerador é acionado, entende que apenas foi preciso uma aceleração para uma manobra específica. Assim que a aceleração foi deixada pelo motorista, o sistema volta para a velocidade pré-definida.
O controle de cruzeiro funciona em carros manuais?
Pode parecer que a tecnologia do controle de cruzeiro apenas funciona em carros automáticos, mas isso não é verdade.
Nos carros com transmissão manual, o controle de cruzeiro funciona normalmente. Alguns modelos mais novos, até mesmo permitem que o motorista troque de marcha, caso precise, sem que o sistema do piloto automático desligue.
O único cuidado que os motoristas têm que ter nesses momentos, é saber trocar a marcha no momento certo, não demorando muito, pois senão o sistema entenderá que deve ser desligado, para dar autonomia ao motorista.
Para desligar a função em carros com transmissão manual, é da mesma forma que nos carros automáticos, apertar o botão ou colocar o pé no freio.
Pode ser que em alguns momentos onde irá se trocar a marcha, precise pisar na embreagem, isso poderá fazer com que o piloto automático desligue. Por isso se deve ter atenção nesses momentos.
Vantagens e desvantagens do controle de cruzeiro
Com certeza esse sistema de piloto automático é muito útil e possui diversas vantagens. A primeira delas é o conforto, principalmente em viagens demoradas, pois o motorista não precisará ficar controlando o tempo todo o pedal do acelerador.
Outra vantagem é que faz com que o carro não ultrapasse o limite de velocidade, evitando multas desnecessárias na pista, já que ele irá operar com a velocidade colocada pelo motorista.
Essa vantagem é muito boa para quem tem problemas ao acelerar, superando a velocidade máxima obrigatória das pistas.
A maior desvantagem desse tipo de sistema está na questão do combustível.
Para manter a aceleração pré-definida, muitas vezes o motor irá trabalhar mais do que de costume, dependendo das condições da pista (se elas forem muito íngremes, por exemplo). Sendo assim, a função pode demandar mais do motor, o que irá consumir ainda mais combustível.