É nítido para qualquer pessoa que a categoria de SUVs está em alta há alguns anos em praticamente todos os mercados automotivos espalhados pelo mundo.
Aqui no Brasil não é diferente, tendo o segmento de SUVs compactos e médios como os mais desejados pelo público.
Entre os médios o Jeep Compass lidera as vendas, mas o Volkswagen Taos é um forte concorrente em questão de desenvolvimento e produto.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Veja um comparativo completo entre os modelos, onde mostraremos números de vendas, preços, motorizações, consumo, desempenho, equipamentos e muito mais!
Vendas
Como nos já antecipamos, quem lidera essa categoria é o Jeep Compass, enquanto o Volkswagen Taos não tem atingido números muito satisfatórios nos últimos meses.
Veja o ranking dos principais integrantes da categoria, considerando o total de emplacamentos entre janeiro e abril de 2022.
Ranking De Vendas – Fenabrave
Marca | Modelo | Emplacamentos |
Jeep | Compass | 19.001 |
Toyota | Corolla Cross | 14.444 |
CAOA Chery | Tiggo 7 | 2.625 |
Volkswagen | Taos | 2.299 |
Hyundai | New Tucson | 1.683 |
Mitsubishi | Eclipse Cross | 638 |
Ford | Bronco Sport | 438 |
Ford | Territory | 364 |
Como podemos ver através do levantamento da Fenabrave, a diferença de emplacamentos entre Compass e Taos é gigante, com vantagem de 16.702 unidades para o Jeep.
Como explicação para essa imensa distância nos números, podemos lembrar que o Volkswagen conta com apenas 3 versões em sua gama, enquanto o Compass possui um leque bastante variado de opções.
Versões, preços e equipamentos
Volkswagen Taos
Versão | Preço | Equipamentos | Opcionais |
Comfortline 250TSI | R$ 177.460 | 6 airbags, ar-condicionado digital dual-zone com saídas de ar traseiras, assistente de partida em rampas, bancos dianteiros com ajuste de altura, câmera de ré, carregador de celular por indução, controles de tração e estabilidade, sensor de fadiga, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores elétricos com função tilt-down no lado direito, faróis e DRL em LED, freio de estacionamento eletrônico, sensor de pressão dos pneus, frenagem automática pós-colisão (Post Collision Brake), lanternas traseiras em LED, 6 alto-falantes, painel de instrumentos com tela de 8”, piloto automático, porta-luvas refrigerado, bancos em couro sintético, rodas de liga-leve R18, sensores crepuscular e de chuva, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, chave presencial, central multimídia de 10”, sistema start-stop e volante multifuncional em couro com paddle shifts. | Pacote Segurança (Piloto automático adaptativo e frenagem automática de emergência) – R$5.570. |
Highline 250TSI | R$ 206.950 | Adiciona piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, 8 alto-falantes, alerta de tráfego cruzado traseiro, sensor de ponto cego, retrovisores com rebatimento elétrico e aquecimento, DRL com filete de luz em LED na grade frontal, banco do motorista com ajustes elétricos, faróis inteligentes com luz de conversão estática (IQ-Light), iluminação ambiente, painel de instrumentos de 10,25”, bancos com revestimento parcial em couro e aquecimento, e modos de condução. | Teto-solar elétrico panorâmico – R$6.410. |
Launching Edition 250TSI | R$ 219.830 | Highline + teto-solar elétrico panorâmico, pintura em dois tons, interior com revestimento exclusivo, rodas escurecidas e sistema de som Beats com 8 alto-falantes. | Não há opcionais. |
*Launching Edition na verdade é um pacote opcional para a versão Highline, mas a consideramos como uma versão específica por conta da diferença de preços e equipamentos, além de ser oferecida apenas na pintura Bege Mojawe.
Jeep Compass
Versão | Preço | Equipamentos | Opcionais |
Sport T270 | R$ 169.490 | Lanterna traseira em LED, câmera de ré, sensores crepuscular e de chuva, 6 alto-falantes, assistente de partida em rampas, controles de tração e estabilidade, piloto automático com limitador de velocidade, freio de estacionamento eletrônico, banco do motorista com ajuste de altura, ar-condicionado digital dual-zone, rodas de liga-leve R18, faróis de neblina em LED, sensor de pressão dos pneus, faróis em LED, volante multifuncional em couro, 6 airbags, chave presencial, sensor de estacionamento traseiro, central multimídia de 8,4”, sistema start-stop, painel de instrumentos de 3,5” e lanterna traseira de neblina. | Bancos em couro – R$ 2.625. Teto-solar elétrico panorâmico – R$ 8.653. |
Longitude T270 | R$ 175.990 | Adiciona paddle shifts, bancos em couro, central multimídia de 10,1” com GPS, retrovisor interno eletrocrômico e painel de instrumentos de 7”. | Teto-solar elétrico panorâmico – R$ 8.653. |
Limited T270 | R$ 194.490 | Longitude + sensor de estacionamento dianteiro, carregador de celular por indução, painel de instrumentos de 10,25”, 7 airbags, estacionamento automático (Park Assist), sistema de conectividade inteligente (Jeep Adventure Intelligence), banco do motorista com ajustes elétricos, partida remota, sensor de ponto cego e rodas de liga-leve R19. | Bancos em couro marrom: R$ 1.653. Pack High Tech (Frenagem autônoma de emergência, reconhecimento de placas de trânsito, sensor de fadiga, porta-malas com abertura automática, piloto automático adaptativo, farol alto automático, alerta de mudança de faixa, sistema de som Beats com 8 alto-falantes e 506W, banco do passageiro com ajustes elétricos e tomada auxiliar de 127V para os bancos traseiros) – R$9.625. Teto-solar elétrico panorâmico – R$ 8.653. |
Série S T270 | R$ 216.990 | Limited + revestimento interno do teto em preto, apliques plásticos pintados na cor da carroceria, pintura em dois tons, teto-solar elétrico panorâmico, rodas escurecidas e Pack High Tech. | Não há opcionais. |
Longitude TD350 4×4 | R$ 220.490 | Longitude T270 + motor diesel, assistente de descida, seletor de terrenos e tração 4×4 com reduzida. | Teto-solar elétrico panorâmico – R$ 8.653. |
Limited TD350 4×4 | R$ 239.990 | Limited T270 + motor diesel, assistente de descida, seletor de terrenos e tração 4×4 com reduzida. | Bancos em couro marrom: R$ 1.653. Pack High Tech (Frenagem autônoma de emergência, reconhecimento de placas de trânsito, sensor de fadiga, porta-malas com abertura automática, piloto automático adaptativo, farol alto automático, alerta de mudança de faixa, sistema de som Beats com 8 alto-falantes e 506W, banco do passageiro com ajustes elétricos e tomada auxiliar de 127V para os bancos traseiros) – R$ 9.625. Teto-solar elétrico panorâmico – R$ 8.653. |
Trailhawk TD350 4×4 | R$ 239.990 | Limited TD350 + rodas de liga-leve R17 (Incluindo o estepe) com pneus de uso misto, suspensão off-road, seletor de terrenos com função Rock (Pedras) e visual aventureiro. | Pack High Tech (Frenagem autônoma de emergência, reconhecimento de placas de trânsito, sensor de fadiga, porta-malas com abertura automática, piloto automático adaptativo, farol alto automático, alerta de mudança de faixa, sistema de som Beats com 8 alto-falantes e 506W, banco do passageiro com ajustes elétricos e tomada auxiliar de 127V para os bancos traseiros) – R$ 9.625. Teto-solar elétrico panorâmico – R$ 8.653. |
Podemos notar que a vantagem do Taos nos equipamentos é nítida apenas comparando as versões de entrada (Comfortline e Sport), mas cobra seu preço por isso, já que é R$ 7.970 mais caro.
Se compararmos a Comfortline com a Longitude T270, a diferença de valores cai para R$ 1.470 (Com vantagem para o Jeep), onde o Volkswagen é ligeiramente mais equipado.
Levando em conta as versões Highline e Limited T270, o Taos consegue entregar mais itens de série, porém por R$ 12.460 a mais que o Compass, este que é muito mais atrativo se estiver equipado com o Pack High Tech, fazendo com que a diferença de preços diminua para R$ 2.835, ainda com vantagem para ele.
Em geral o Compass oferta como exclusividade, o sistema de estacionamento automático (Park Assist), reconhecimento de placas de trânsito, abertura automática do porta-malas, banco do passageiro com ajustes elétricos e tomada caseira de 127V para os bancos traseiros.
Já o Taos ganha ao ser equipado com faróis dianteiros (com tecnologia IQ-Light na versão Highline) e lanternas traseiras mais eficientes, totalmente em LED.
Além do conjunto óptico, a iluminação ambiente, bancos dianteiros com aquecimento, 3 primeiras revisões gratuitas e banco do passageiro com ajuste de altura também são características únicas do VW.
Conjunto mecânico
Logo de cara já é possível notar que o modelo da marca americana (Jeep) ganha muitos clientes ao ter um motor a diesel em sua linha, algo exclusivo do Compass em todo o segmento. A tração 4×4 também é um diferencial que além dele, só o Mitsubishi Eclipse Cross e o Ford Bronco Sport entregam.
Jeep Compass
Motor | Potência | Torque | Câmbio |
1.3 T270 | 185cv (E) e 180cv (G) aos 5.750rpm | 27,5 kgfm (E/G) aos 1.750rpm | AT6 |
2.0 TD350 | 170cv aos 3.750rpm | 35,7 kgfm aos 1.750rpm | AT9 |
– T270 (Turboflex): número se refere aos 270 newton-metros de torque (27,5 kgfm).
– TD350 (Turbodiesel): se refere aos 350 newton-metros de torque (35,7 kgfm).
Volkswagen Taos
Motor | Potência | Torque | Câmbio |
1.4 250TSI | 150cv (E/G) aos 5.000rpm | 25,5 kgfm (E/G) entre 1.400 e 4.000rpm | AT6 |
– 250 TSI (Turboflex): número se refere aos 250 newton-metros de torque (25,5 kgfm).
Mesmo considerando apenas as motorizações flex, o Compass tem uma grande vantagem, com 35 cv e 2 kgfm a mais.
Se o Jeep ainda fosse equipado com o 2.0 aspirado que utilizava anteriormente (De 166cv e 20,5 kgfm), certamente teríamos uma vantagem para o Volkswagen, ao menos no torque e na resposta mais rápida que geralmente um motor turbo entrega. Contudo, como isso não acontece, vitória para o Compass no quesito motorização!
Desempenho
Em questão de desempenho, novamente a vitória fica com o Compass Flex, por entregar um 0 a 100 km/h 0,5s mais rápido e chegar a uma velocidade máxima 13 km/h mais alta.
Volkswagen Taos
Conjunto Mecânico | 0 a 100 Km/h | Velocidade Máxima |
1.4 250TSI AT6 | 9,3s (E/G) | 194 km/h (E/G) |
Jeep Compass
Conjunto Mecânico | 0 a 100 Km/h | Velocidade Máxima |
1.3 T270 AT6 | 8,8s (E) e 8,9s (G) | 207 km/h (E) e 204 km/h (G) |
2.0 TD350 4×4 AT9 | 10,7s | 198 km/h |
Vale ressaltar que a proposta principal do motor turbodiesel não é entregar performance, e sim um alto torque para ajudar nas situações off-road, além de mais robustez no conjunto mecânico.
Consumo
Em relação ao consumo de combustível, consideramos a versão mais econômica da linha de ambos os modelos, de acordo com os dados oficiais divulgados pelo Inmetro.
Jeep Compass
Conjunto Mecânico | Trajeto Urbano | Trajeto Rodoviário |
1.3 T270 AT6 | 7,3 km/l (E) e 10,5 km/l (G) | 8,7 km/l (E) e 12,1 km/l (G) |
2.0 TD350 4×4 AT9 | 10,3 km/l | 13,5 km/l |
Volkswagen Taos
Conjunto Mecânico | Trajeto Urbano | Trajeto Rodoviário |
1.4 250TSI AT6 | 6,8 km/l (E) e 10,2 km/l (G) | 8,5 km/l (E) e 12,2 km/l (G) |
Novamente o Jeep Compass ganha mais um ponto, pois é mais econômico em qualquer situação testada pelo Inmetro, com exceção na rodovia com gasolina no tanque, onde seu consumo é maior que o do Taos, com uma diferença de apenas 0,1 km/l.
A diferença de consumo pode chegar até 0,5 km/l, no caso do número urbano com etanol.
Exterior
Em questão de design é complicado cravar um ganhador, até porque essa vitória varia de acordo com o gosto de cada consumidor. Contudo, podemos afirmar que o visual exterior do Taos entrega mais sensação de refinamento e luxo.
Já o Compass aposta em um identidade mais parruda, evidenciando uma proposta mais off-road, sobretudo nas configurações a diesel, que possuem para-choques mais elevados para facilitar a sobreposição de obstáculos.
Interior
Na cabine também não é tão simples definir um modelo vitorioso, mas é nítido que o Jeep possui um trabalho mais refinado em seu acabamento, além de ofertar uma tonalidade diferente para o couro em algumas versões.
Enquanto isso o Taos possui peças plásticas que não aparentam ter uma ótima qualidade, tendo destaque apenas pela iluminação ambiente com cores personalizáveis.
Dimensões
Dimensões | Jeep Compass | Volkswagen Taos |
Comprimento | 4.404mm | 4.461mm |
Largura | 1.819mm | 1.841mm |
Altura | 1.625mm | 1.626mm |
Entre-eixos | 2.636mm | 2.680mm |
Porta-malas | 476L | 498L |
Tanque de combustível | 60L | 51L |
O modelo da marca alemã consegue se sair melhor no quesito dimensões, pois ganha em praticamente todas elas, principalmente no entre-eixos (que é 5cm maior) e no porta-malas (22L maior) bem mais generoso.
Isso garante um ótimo espaço interno sem prejudicar o compartimento de bagagens, um ponto bastante forte em diversos modelos da Volkswagen.
Em contrapartida, o Jeep ganha ao entregar um tanque de combustível com mais capacidade, o que pode fornecer uma melhor autonomia, principalmente em viagens.
Painel
Nesse ponto os dois modelos são fortes, mas também há vantagens e desvantagens entre eles.
A configuração mais barata do Compass traz uma simples tela de 3,5” no painel de instrumentos, o que pode ser considerado um ponto negativo do modelo. Contudo, a próxima versão (Longitude) já entrega um painel parcialmente digital com tela configurável de 7”, que possui diversas funções interessantes.
Somente a Limited e a Série S trazem o excelente painel de instrumentos 100% digital de 10,25”, que também é personalizável.
No caso do Taos há somente duas opções de painel de instrumentos: a primeira entrega uma tela de 8”, a mesma que equipa o Nivus Comfortline, por exemplo. Já as duas opções mais caras trazem o já conhecido Active Info Display, um painel de também 10,25” e configurável.
Multimídia
A cerca da central multimídia, o Jeep é contemplado com uma boa tela de 8,4” na versão Sport, a mais barata da linha. Por mais que a central não seja das maiores, ela já conta com o espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além das conexões comuns como USB, Bluetooth e etc.
A partir da opção intermediária Longitude o modelo já entrega de série a central Uconnect de 10,1”, também com espelhamento sem fio, mas neste caso sendo auxiliado pelo GPS nativo fornecido pela TomTom.
Na Limited também há a comodidade de carregar o smartphone por indução, sem a necessidade de cabos.
Além disso essa configuração (e a Série S) possui o “Adventure Intelligence”, sistema de conectividade inteligente da Jeep que permite uma série de funções integradas a um aplicativo no celular, como partida remota, aviso de velocidade pré-definida ultrapassada, alerta de tentativa de roubo, aviso de saída de um perímetro definido pelo proprietário e etc.
O sistema de entretenimento do Taos recebe como destaques, a rápida operação da central e do touchscreen, e a possibilidade de baixar aplicativos diretamente em um armazenamento (de 10GB) da própria multimídia.
Isso permite que apps como Spotify, Waze e iFood sejam comandados diretamente na tela do sistema sem precisar ter os aplicativos baixados no smartphone.
Chamada de VW Play, ela conta com uma tela de 10” e conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, além de não possuir nenhum botão físico para sua operação.
Como o Taos não possui GPS próprio do sistema e um serviço de conectividade inteligente, o ponto vai novamente para o Compass.
Qual dos dois modelos comprar?
Em resumo o Volkswagen Taos recebe destaque apenas em suas dimensões, no design exterior e no conjunto de iluminação, enquanto o Jeep Compass ganha evidência pela oferta de motorização turbodiesel com tração 4×4, mais tecnologia embarcada, melhor acabamento, uma relação de custo-benefício mais atraente e também uma melhor capacidade off-road no geral.
Ambos os modelos são bons, mas a ausência de certos equipamentos no Taos (como Park Assist, aviso de saída de faixa, reconhecimento de placas de trânsito e etc) não deixa o custo-benefício muito atraente.
A versão Comfortline certamente possui um custo-benefício mais interessante dentro da linha do modelo da VW.
Com as pequenas ressalvas que citamos, o Jeep Compass é o vitorioso deste grande comparativo!
Encontre seu próximo carro seminovo
Com os Karvi Certificados inspecionamos o funcionamento de 280 itens presentes nos carros usados que vendemos através da nossa rede de concessionárias. Além disso, fornecemos ao comprador uma garantia mecânica de um 1 ano. Por isso, adquirir um certificado Karvi é a forma mais segura de comprar um carro seminovo. Confira mais sobre nossa forma de trabalhar e adquira seu modelo com tranquilidade clicando aqui. |