Depois da casa própria, ter o carro próprio é um dos principais sonhos do brasileiro. E, mesmo que geralmente o veículo não tenha o valor agregado de um imóvel, ainda assim é uma compra exigente e delicada. Por isso, veja abaixo 5 vantagens principais de comprar um carro à vista e fique por dentro!
De maneira bastante parecida, por aqui também já falamos sobre como financiar um carro: veja as taxas, os juros e muito mais. Sobre score de financiamento de veículos: entenda de qual pontuação você precisa para ir bem. E até sobre os 5 golpes mais perigosos na hora de comprar um carro. Não perca!
1. Um desconto no valor total
Naturalmente, quando você tem o dinheiro “em mãos”, é possível negociar condições mais especiais de compra, seja qual for o produto. Em alguns casos, o desconto para você pagar um veículo à vista pode passar dos 10%. É tudo questão de saber cotar e negociar com o vendedor.
Mas é praticamente impossível você não conseguir um bom abatimento do valor, pagando bem menos no preço bruto do seu novo automóvel. Dependendo da data de compra, você pode negociar custos de IPVA, licenciamento e seguro obrigatório, ganhando algo assim de “brinde”.
2. Menos taxas de juros e de serviço
Aqui entram os valores paralelos ao preço total do carro. No Brasil, as taxas de juros e de serviço são conhecidas por serem exorbitantes, quando você vai parcelar um bem como um veículo. Então, na compra à vista você se livra de custos extras e, claro, de diversas burocracias.
Lembrando que os juros são taxas mensais e anuais, podendo chegar a quase 20% ao ano. É isso mesmo, neste caso, se parcelar em 5 anos, ao fim você pagou o valor de dois carros. E que mesmo dando entrada no valor do veículo, sempre haverá taxas até o dia da quitação do seu bem.
3. Uma liberação bem mais ágil
Alguns dizem que ao comprar um carro à vista você consegue sua liberação imediata. Na verdade, depende do tipo de compra, pois vários carros novos têm lista de espera. Algumas delas podem chegar até 7 meses, o que tem gerado várias polêmicas nos últimos anos.
De qualquer modo, em vários casos a entrega do carro novo, quando negociado à vista, realmente ganha uma agilidade incrível. Sem falar no caso de carros seminovos e usados, que aí realmente podem entrar na situação de uma liberação imediata. Especialmente quando comparamos a consórcios e afins.
4. Não se enroscar em dívidas
É claro que não há problemas absolutos em fazer dívidas pessoais, caso tenhamos educação financeira para manter os compromissos sem se enrolar. Contudo, quitar um carro à vista obviamente traz a vantagem de você não se comprometer com uma dívida que pode ser bem longa.
Aliás, esse prazo tem aumentado cada vez mais no Brasil. Hoje já se fala em parcelamento veicular de 60, 80 e até 99 meses. Contudo, imprevistos acontecem, então não correr esse risco é bem melhor. Sem falar dos casos de quem fica inadimplente e, infelizmente, cai na busca e apreensão do automóvel.
5. Seu score ou reputação de crédito
Por fim, é claro que não vai ser o principal motivo para você pagar seu carro à vista, mas esta é uma boa razão também. Afinal, o aumento da sua reputação de crédito ou score é algo que traz vários benefícios pessoais, especialmente para compras futuras.
Na prática, se você mostra ser um pagador com poder de aquisição, os bancos e demais instituições veem isso com bons olhos. Então, quando no futuro você quiser ou precisar contrair crédito para qualquer outra negociação, será bem mais fácil. Nada mal, não é mesmo?