Com o avanço da tecnologia e o advento dos sistemas multimídias, ficou um pouco confuso definir quais são as funcionalidades de um computador de bordo.
Vale destacar que temos muitos modelos, desde os mais simples com pequenas telas digitais, que já estão presentes em nossos carros há cerca de 20 anos, até os mais modernos em painéis digitais com formato em 3D.
Funcionalidades do computador de bordo
Um computador de bordo por mais básico que seja vai prover as seguintes informações para o motorista:
- consumo instantâneo – informa quanto de combustível o carro está consumindo naquele momento exato momento, sem fazer média. Este número pode oscilar muito, principalmente na estrada em momentos que aceleramos muito para retomadas ou ultrapassagens, ele tende a apresentar um consumo mais elevado do que o consumo médio;
- consumo médio – com este recurso sabemos quanto o carro está consumindo de combustível de forma mais real, é possível zerar o medidor sempre que queremos fazer a média de uma viagem ou de determinado percurso, quando não o zeramos o computador de bordo vai sempre prover um histórico desde a última vez que foi zerado;
- autonomia – este recurso calcula quantos quilômetros ainda é possível rodar com o combustível que está no tanque, é extremamente útil para estradas em lugares mais isolados. O cálculo é feito a partir da média de consumo do carro, então é sempre bom considerar um extra de combustível se você for passar por uma serra mais sinuosa, por exemplo;
- velocidade média – calcula a velocidade média de determinado percurso contando tempo de paradas, pedágios e qualquer outra situação de tráfego menos fluído. Normalmente esta média dá bem abaixo do que pensamos que foi nossa viagem;
- Alerta de velocidade – este recurso não está disponível nos modelos mais básicos, através dele você cria um alerta programando a velocidade máxima da via em que esteja circulando. Sempre que você atingir esta velocidade, o computador de bordo te avisará por meio de uma luz ou alarme sonoro, dependendo do modelo.
Estas são as funções básicas de um computador de bordo, agora vamos entender o que há nos modelos mais modernos.
O computador de bordo nos painéis digitais
Um GPS integrado no seu carro não faz parte do computador de bordo, mas sim do sistema multimídia, mas muitos painéis digitais, principalmente os em 3D, reproduzem na tela esta e outras funções do multimídia.
Normalmente os painéis digitais são configuráveis, possibilitando que você tenha acesso às informações do computador de bordo, e muitas outras do sistema multimídia.
O contrário também pode ser realizado nos modelos mais modernos, possibilitando que você projete na tela do multimídia as informações do seu computador de bordo.
Você sabia destas diferenças? Compartilhe tua opinião conosco!