Há vários fatores para se levar em conta na hora de encarar aquela estrada repleta de curvas. Alguns dependem de você, outros nem tanto. Daí a importância de falar sobre condução perigosa, e as melhores dicas para dirigir em estradas sinuosas. Confira logo abaixo!
Na mesma linha, também já falamos sobre o que fazer em casos de acidente com o carro. Além de 5 conselhos para dirigir com segurança em situações de chuva e escuro. E até sobre as 5 multas mais comuns que as pessoas levam por mau comportamento ao volante.
Condução perigosa: curvas de alta velocidade
Quem tem mais prática de trafegar em estrada já sabe, mas algumas pessoas talvez nem imaginem que existe um desafio aqui. Sim, pois quando o assunto são estradas sinuosas, é preciso manter uma postura diferente para manter a segurança.
O motivo é simples, embora bastante perigoso. E quem impõe a situação são as próprias leis da física natural. Afinal, numa estrada o carro está se movendo a 50, 80 ou mais de 100 km/h. Quando você realiza uma curva, o que ocorre?
Por conta da inércia, o peso do carro “resiste” à curva. Tecnicamente, forças centrífugas vão como que empurrar o veículo para fora da curva. Afinal, em termos físicos, para um volume desses é bem mais fácil seguir adiante, do que mudar de rumo, percebe?
Quem trabalha para resistir a essa força são os pneus, e a direção do carro. Portanto, o grande segredo é você saber utilizar o volante na intensidade certa. Assim, você evita derrapagens, outras possibilidades de acidente e até capotamentos.
Condução perigosa: as dicas mais preciosas
Como vimos, girar o volante em alta velocidade é uma “agressão” que se faz contra a inércia do peso do carro. Para garantir segurança nisso, só o que temos são os pneus e a condução do volante. Para começar, portanto, os pneus precisam estar em dia.
É fundamental que não estejam desgastados. Mas a própria calibragem também precisa estar correta, conforme as indicações do manual do proprietário. Depois de garantir isso, a regra de ouro é seguir três passos.
Para começar, desacelere antes da curva, e evite usar os freios durante o contorno. Isso vai manter o carro equilibrado, sem transferir o peso longitudinalmente, o que pode fazer principalmente a traseira ficar leve demais e acabar desgarrando.
No entanto, as reações vão sempre depender do tipo de veículo, da intensidade da reação do motorista e da velocidade do veículo no momento.
Depois, use o volante com moderação e vá abrindo a curva tanto quanto possível. Dito de outro modo, se você estiver à direita, fique à esquerda, dentro do possível.
Com isso, não apenas o carro não precisa fazer uma “curva fechada demais”, como você ganha mais campo de visão. Assim, se houver algum problema adiante, na região que estava invisível para o motorista, você não se chocará com ele de repente.
Alguns também chamam isso de abrir o arco e reduzir a severidade da curva em questão. Isso é bem diferente de simplesmente entrar numa curva sem atenção ou método, concorda? Claro, tanto desacelerar quanto pegar a faixa à esquerda pedem cuidado.
Olhe sempre em volta, fazendo um uso coerente dos retrovisores e da largura da faixa. Além, é claro, de reduzir apropriadamente a velocidade, considerando obstáculos e demais veículos ali presentes. Com isso, por mais sinuosa que for a estrada, será mais seguro!