O valor de revenda pode ser uma questão de pânico para muitos consumidores que estão trocando de carro, mas diversos modelos inclusive valorizaram nos últimos tempos, e outros que desvalorizaram bem pouco.
Pensando nisso, separamos uma lista com diversos modelos com os melhores valores de revenda em 2022.
Fiat Argo 2023 tem novo visual, mas deve CVT e encosta nos R$ 100 mil
Critérios para definição dos vencedores
O estudo para checar a desvalorização dos modelos foi realizado pela Kelley Blue Book Brasil (KBB Brasil) juntamente com a Quatro Rodas, que divulgou a terceira edição do “Prêmio Melhor Revenda 2022”.
Para definir os vencedores do prêmio, a pesquisa coletou os preços dos modelos 0km em janeiro de 2021, comparando então com o valor de troca por um outro modelo em janeiro de 2022, tendo o período de 1 ano para análise.
Nesta última edição do prêmio todos os automóveis e comerciais leves 0km que se mantiveram disponíveis para venda no Brasil até fevereiro deste ano foram avaliados, mês onde os dados são apurados.
Isso quer dizer que os veículos que saíram de linha no meio do período, trocaram de geração ou passaram por reestilizações marcantes, não foram incluídos na pesquisa.
Aplicando estes critérios, ao todo foram 94 modelos avaliados, que foram divididos em categorias, e dessa forma apresentaremos logo em seguida.
Carros com melhores valores de revenda em 2022
– Hatch compacto de referência
Nesta categoria teve como disputantes os modelos Chevrolet Onix, Fiat Argo, Hyundai HB20, Renault Stepway e Volkswagen Polo.
- Fiat Argo: +3,56%.2
- Hyundai HB20: 0%.3
- Volkswagen Polo: -6,85%.
– Sedan compacto de referência
Neste segmento os rivais foram: Chevrolet Onix Plus, Fiat Cronos, Hyundai HB20S, Nissan Versa, Volkswagen Virtus e CAOA Chery Arrizo 5.
- 1º – Fiat Cronos: +0,56%.
- 2º – Hyundai HB20S: -0,03%.
- 3º – CAOA Chery Arrizo 5: -2,82%.
– Picape compacta
Entre elas, disputaram apenas a Renault Duster Oroch, a Volkswagen Saveiro e a Fiat Strada.
- 1º – Fiat Strada: +6,59%.
- 2º – Renault Duster Oroch: -11,43%.
- 3º – Volkswagen Saveiro: -11,94%.
– Picape compacta comercial
Nesta categoria concorrem as picapes de entrada com cabine simples, ou seja, apenas a Fiat Strada e a Volkswagen Saveiro se enquadram.
- 1º – Fiat Strada: +4,21%.
- 2º – Volkswagen Saveiro: -11,94%.
– SUV compacto de acesso
O prêmio foi concorrido por Citroën C4 Cactus, Peugeot 2008, Renault Duster, Suzuki Jimny, Volkswagen Nivus e CAOA Chery Tiggo 2.
- 1º – Volkswagen Nivus: +0,23%.
- 2º – Suzuki Jimny: -7,50%.
- 3º – CAOA Chery Tiggo 2: -8,95%.
– SUV compacto de referência
Neste caso concorreram os seguintes modelos: Hyundai IX35, Jac T50 Plus, Chevrolet Tracker, CAOA Chery Tiggo 5X, Volkswagen T-Cross, Suzuki Jimny Sierra, Jeep Renegade, Nissan Kicks e Mitsubishi Outlander Sport.
- 1º – Chevrolet Tracker: -1,28%.
- 2º – Hyundai IX35: -1,79%.
- 3º – Suzuki Jimny Sierra: -2,53%.
– SUV compacto premium
Disputantes: Audi Q3, MINI Countryman, Porsche Macan, Volvo XC40, BMW X1 e BMW X2.
- 1º – Audi Q3: -0,43%.
- 2º – BMW X2: -2,73%.
- 3º – Porsche Macan -2,77%.
– SUV médio
Veja os rivais nessa categoria: Hyundai New Tucson, Ford Territory, Kia Sportage, Mitsubishi Eclipse Cross e Mitsubishi Outlander.
- 1º – Hyundai New Tucson: -5,79%.
- 2º – Mitsubishi Outlander: -6,78%.
- 3º – Mitsubishi Eclipse Cross: -9,29%.
– Picape média ou diesel
Chevrolet S10, Nissan Frontier, Toyota Hilux, Mitsubishi L200 Triton, Ford Ranger e Volkswagen Amarok brigaram pelo prêmio.
- 1º – Toyota Hilux: +16,64%.
- 2º – Volkswagen Amarok: +3,79%.
- 3º – Nissan Frontier: +2,11%.
– Picape média comercial
O segmento repete as características das compactas, onde Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger disputaram o melhor valor de revenda.
- 1º – Toyota Hilux: -0,35%.
- 2º – Chevrolet S10: -0,87%.
- 3º – Ford Ranger: -7,09%.
– SUV grande
Os concorrentes entre os SUVs médios foram: Chevrolet Trailblazer, Mitsubishi Pajero Sport, Toyota SW4 e CAOA Chery Tiggo 8.
- 1º – Toyota SW4: +10,71%.
- 2º – Mitsubishi Pajero Sport: -5,90%.
- 3º – Chevrolet Trailblazer -7,77%.
– Sedan médio
Nesta categoria, que está cada vez menor no país, os integrantes analisados foram o Toyota Corolla e o CAOA Chery Arrizo 6.
- 1º – CAOA Chery Arrizo 6: -4,90%.
- 2º – Toyota Corolla: -9,77%.
– Hatch premium
Os concorrentes entre os hatches premium foram o BMW Série 1, o MINI Cooper e o Mercedes-Benz Classe A.
- 1º – BMW Série 1: -4,27%.
- 2º – Mercedes-Benz Classe A: -5,16%.
- 3º – MINI Cooper: -9,98%.
– Sedan premium
Na briga pelo título de melhor revenda do segmento, participaram o Audi A4, BMW Série 3, Mercedes-Benz Classe A Sedan e Mercedes-Benz CLA.
- 1º – Mercedes-Benz CLA: -5,01%.
- 2º – Mercedes-Benz Classe A Sedan: -5,16%.
- 3º – BMW Série 3: -7,21%.
– Híbrido premium
Nesta categoria quem disputou o prêmio foi o Porsche Cayenne, Volvo XC60, MINI Countryman, Lexus ES, BMW Série 3, Porsche Panamera e Volvo XC90.
- 1º – Porsche Cayenne: +4,21%.
- 2º – Porsche Panamera: +0,11%.
- 3º – Volvo XC90: -5,27%.
– Elétrico premium
Aqui, somente o BMW i3 e o Porsche Taycan foram à disputa.
- 1º – Porsche Taycan: -1,10%.
- 2º – BMW i3: -6,60%.