Se você busca um carro familiar com um bom espaço no porta-malas, provavelmente já pensou em um sedan. A grande dúvida é qual modelo escolher, pois embora esse segmento esteja cada vez mais escasso, ainda existem muitos sedans disponíveis no mercado brasileiro.
Pensando nesse “problema” nós criamos uma lista citando alguns modelos de destaque. Confira também alguns lançamentos que deverão chegar ainda este ano!
Fiat Cronos
Atuando na faixa de entrada entre os sedans, uma das melhores opções atuais de nosso mercado é o Fiat Cronos, sobretudo na configuração S-Design que entrega uma lista de equipamentos mais generosa e um conjunto mecânico agradável.
Vale ressaltar que as versões Precision e HGT atuavam no topo da gama e na categoria de sedans compactos-premium, mas ambas saíram de linha temporariamente em razão das novas normas do Proconve L7, que fizeram o motor 1.8 E.TorQ ser descontinuado.
O maior destaque dessa configuração, além do visual mais escurecido e exclusivo, é a presença do ar-condicionado digital e da chave presencial, que permite o destravamento do carro por um botão na maçaneta e a partida do motor também por botão.
Também há outros itens de série mais comuns, como volante multifuncional, retrovisores elétricos com repetidores de seta e função tilt-down, câmera de ré, central multimídia de 7” com Android Auto e Apple Car Play, e etc.
- Motores: 1.3 flex aspirado – 109cv e 14,2 kgfm.
- Transmissões: MT5.
- Preços: Entre R$80.325 e R$90.340.
Volkswagen Virtus
Mesmo que já esteja ligeiramente ultrapassado perto de alguns rivais, o Volkswagen Virtus pode ser definido como uma das melhores opções nesse mercado de sedans compactos-premium, até mesmo para quem gosta de uma condução mais esportiva sem deixar de lado alguns aspectos familiares.
Todas as versões atuais do modelo possuem motorização turbo, o que garante um desempenho bastante agradável em basicamente qualquer situação de uso, mas o grande destaque fica por conta da alternativa esportiva GTS, que utiliza um propulsor mais potente.
Atuando como opção de topo da gama ela realmente é bem cara, mas de fato se distancia dos rivais em vários quesitos, como o próprio desempenho que já mencionamos, a condução mais esportiva e outros fatores que também estão presentes nas outras versões, a exemplo do ótimo espaço interno proporcionado pelo entre-eixos de 2,65m e pelo amplo porta-malas que entrega 521L de capacidade, garantindo uma utilização familiar muito adequada mesmo em viagens.
Além do mais há diversos equipamentos interessantes, embora fique devendo sistemas de condução semiautônoma como piloto automático adaptativo, farol alto automático, sistema de permanência em faixa e etc. Alguns rivais já oferecem itens desse tipo e custam até menos que o Virtus.
- Motores: 1.0 turbo flex – 128cv e 20,4 kgfm / 1.4 turbo flex – 150cv e 25,5 kgfm.
- Transmissões: AT6.
- Preços: Entre R$112.120 e R$147.090.
Honda City Sedan
Certamente o Honda City estaria longe de ser uma das melhores opções do segmento se considerássemos sua geração antiga. Contudo, ao receber sua nova geração o City evoluiu muito, tanto na configuração hatch (que substituiu o Fit) quanto na sedan.
Nessa faixa premium dos compactos hoje ele se enquadra como uma alternativa muito boa, pois por mais que ainda fique devendo uma motorização turbo, ele corrigiu sua falta de modernidade, conectividade e equipamentos, agora trazendo também um design muito mais atual.
O conjunto mecânico é novo, mesmo que continue sendo um motor 1.5 aliado a uma transmissão CVT. Melhorias no conforto e espaço interno também foram aplicadas, mas o porta-malas infelizmente ficou 17L menor, agora alcançando 519L, o que continua muito bom.
O espaço interno também é um ponto positivo, mesmo que seu entre-eixos tenha “apenas” 2,60m.
Um dos pontos que mais chamam atenção no novo City é o pacote Honda Sensing, exclusivo da versão de topo e que traz piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, sistema de permanência em faixa e farol alto automático.
- Motores: 1.5 flex aspirado – 126cv e 15,8 kgfm.
- Transmissões: CVT – 7.
- Preços: Entre R$106.300 e R$120.800.
Toyota Corolla
O Toyota Corolla é líder absoluto do segmento de sedans médios há muitos anos, agora ficando ainda mais “sossegado” com a descontinuação do Honda Civic, que era o segundo colocado em vendas mas ficava ainda muito distante no número total de vendas.
De fato ele é um modelo que merece elogios, principalmente por ser o único dessa categoria a trazer tecnologia híbrida no conjunto mecânico das versões mais caras. No caso do Corolla isso acaba prejudicando o desempenho, mas garante um excelente consumo de combustível.
Até os dias atuais o sedan da Toyota é referência no quesito conforto, confiabilidade e durabilidade, já que a marca carrega consigo a fama de ser “inquebrável”, ou seja, muito robusta.
Os pacotes de condução semiautônoma felizmente também fazem parte do japonês, mas ele fica devendo mais conectividade e um porta-malas mais espaçoso, já que os 470L de capacidade são bem menores que os dois sedans compactos mencionados nessa lista, por exemplo.
- Motores: 2.0 flex aspirado – 177cv e 21,4 kgfm / 1.8 flex aspirado + motores elétricos – 122cv e 14,5 kgfm (1.8) e 16,6 kgfm (Elétrico).
- Transmissões: CVT – 10.
- Preços: Entre R$145.350 e R$183.370.
Chevrolet Cruze Sedan
Atualmente classificado como segundo sedan médio mais vendido do Brasil (mesmo com uma diferença imensa em relação ao Corolla), o Cruze Sedan também pode ser uma ótima opção nesse propósito.
Em relação ao Toyota ele tem um clara vantagem no conjunto mecânico se desconsiderarmos o híbrido, pois ele conta com um 1.4 turbo bastante eficiente.
A lista de equipamentos do Chevrolet também é boa, trazendo como destaque o estacionamento automático (Easy Park), a internet embarcada na multimídia através de um chip, farol alto automático, sensor de ponto cego e frenagem automática de emergência.
A principal vantagem sobre o rival japonês é o preço, pois o Cruze Sedan parte de um valor mais barato e tem um valor de topo mais baixo, mesmo se considerarmos a configuração 2.0 flex mais cara do Corolla (GR-S: R$175.350).
Um dos pontos negativos é que a capacidade do porta-malas é bem reduzida, ainda menor que a do Toyota Corolla, com apenas 440L.
- Motores: 1.4 turbo flex – 153cv e 24,5 kgfm.
- Transmissões: AT6.
- Preços: Entre R$134.590 e R$161.430.
Volkswagen Jetta
Na categoria de sedans médios não citaremos apenas 1, mas sim 3 modelos! Como o segmento de sedans se torna cada vez mais escasso no mercado automotivo de nosso país, desconsiderando os modelos de marcas de luxo há apenas 3 principais: o de compactos, compactos-premium e médios.
O Volkswagen Jetta é bem mais caro que qualquer concorrente da categoria, e esse é seu principal ponto negativo. Em contrapartida, é o único com características realmente esportivas, trazendo sob o capô um excelente conjunto mecânico.
Infelizmente a única versão do Jetta ofertada atualmente é a GLI, que traz um motor e uma transmissão bastante conhecidos em outros modelos da Volkswagen e até mesmo da Audi, que pertencem ao mesmo grupo de marcas.
Desconsiderando o desempenho e a esportividade, o Jetta também se destaca pelo grande compartimento de bagagens e pelo ótimo espaço interno, já que conta com entre-eixos de 2,68m e porta-malas de 510L.
A lista de equipamentos também é boa.
- Motores: 2.0 turbo gasolina – 230cv e 35,7 kgfm.
- Transmissões: Automatizada de dupla embreagem e 7 marchas.
- Preços: R$205.810.
Lançamentos Futuros
Volkswagen Virtus
Se lembra que comentamos que o Volkswagen Virtus já está um pouco desatualizado?! Na Índia a montadora alemã divulgou recentemente o facelift do sedan, que traz mudanças internas e externas, o deixando muito mais moderno.
Ainda não foi confirmado se o visual do Virtus indiano deverá ser o mesmo aplicado no brasileiro, mas flagras do modelo em testes no nosso país indicam que sim.
Além do visual, logicamente ele terá um adição de equipamentos de comodidade e segurança, mas no Brasil os conjuntos mecânicos atualmente disponíveis devem prosseguir na nova linha.
É bastante provável que o novo Virtus chegue ao nosso país ainda este ano, possivelmente no segundo semestre de 2022.
BYD Han
Muitas pessoas acreditam que a BYD nunca esteve presente oficialmente no Brasil, mas na verdade ela já vende veículos comerciais elétricos por aqui há algum tempo.
A novidade é que em breve ela iniciará a comercialização do Han, um sedan de luxo totalmente elétrico que deve ter um preço definido na casa de R$440.000.
Seus motores elétricos rendem juntos uma potência de 494cv com torque combinado de 69,3 kgfm. Os números realmente são muito atraentes, assim como sua lista extensa de itens de série. Sua motorização garante uma aceleração de 0 a 100 km/h em somente 3,9s!
Juntamente com o visual, o que mais chama a atenção no modelo é sua central multimídia com uma tela touchscreen de 15,6” que muda sua posição eletricamente entre horizontal e vertical.
Fiat Cronos
Como dissemos anteriormente, na virada do ano o Cronos perdeu suas versões mais caras, pois elas eram equipadas com o antigo motor 1.8 E.TorQ, que foi descontinuado em razão das novas normas de emissões de poluentes do Proconve L7.
Contudo, configurações um pouco mais refinadas deverão voltar ao catálogo em breve, utilizando o atual motor 1.3 FireFly e uma transmissão CVT de 7 marchas simuladas, o mesmo conjunto mecânico presente atualmente no Pulse.
Vale ressaltar que ao invés dos 109cv e 14,2 kgfm, esse propulsor passou a render 107cv e 13,7 kgfm, justamente por conta das novas normas. Também existe a possibilidade de pelo menos uma versão da linha do Cronos ser equipada com o novo 1.0 T200 de 130cv e 20,4 kgfm, que também estreou no “SUV” Pulse.
Volkswagen Jetta
Outro sedan que deverá chegar ao mercado ainda este ano é o Volkswagen Jetta em sua versão ligeiramente atualizada, que já está sendo produzida no México, de onde é importada atualmente.
Como é possível perceber através da foto, ele mudará muito pouco, concentrando as alterações nas novas rodas e em pequenos detalhes da nos para-choques dianteiro e traseiro. Provavelmente as pequenas modificações visuais serão acompanhadas de novos itens de série, embora não fique muito distante da configuração atual.
Inclusive, o conjunto mecânico deve permanecer o mesmo em nosso país, e restrito apenas à versão GLI. Outros mercados já adotaram o novo motor 1.5 TSI para substituir o 1.4 TSI que é utilizado atualmente em diversos carros da Volkswagen/Audi no Brasil. Entretanto, as versões 1.4 250TSI do Jetta deixaram nosso mercado há mais de 1 ano.
Honda Civic
Nós também já citamos nesta matéria que o Honda Civic saiu de linha recentemente, agora restando apenas algumas unidades de estoque disponíveis para venda. Porém, uma nova geração pode chegar ao nosso país ainda em 2022.
A grande questão é que ele passará a ser apenas importado, deixando de ser fabricado em terras brasileiras. Com isso a gama provavelmente será mais enxuta e muito mais cara.
O conjunto mecânico ainda não foi confirmado, mas é possível que ele conte com o mesmo sistema híbrido (ou muito parecido) que seu irmão maior Accord emprega no Brasil. Vale lembrar, porém, que o Accord também está indisponível temporariamente em nosso mercado.
Conclusão
É verdade que os sedans estão sumindo cada vez mais de diversos mercados, inclusive do Brasil. Todavia, é possível notar que ainda temos alguns lançamentos de carros sedans programados para este ano, na maioria dos casos se tratando de uma atualização de um modelo já existente.