Picapes a diesel mais econômicas do Brasil:
Modelo | Preço Inicial | Consumo Cidade | Consumo Estrada |
Fiat Toro 2.0 AT | R$166.490. | 10,4 km/l | 13,3 km/l |
Mitsubishi L200 Triton 2.4 MT | R$202.990. | 10,1 km/l | 13,2 km/l |
Mitsubishi L200 Triton 2.4 AT5 | R$221.990. | 9,8 km/l | 11,8 km/l |
Ford Ranger 2.2 4×2 AT | R$200.190. | 9,6 km/l | 11,3 km/l |
Toyota Hilux 2.8 AT | R$257.490. | 9,7 km/l | 11,1 km/l |
*O valor inicial corresponde à versão mencionada na tabela.
Regras para definição da lista
Nós sabemos que o consumo de combustível é algo muito relativo, já que além do motor, depende também do estilo de condução do motorista, do tráfego, do trajeto e de outros fatores. Por conta disso, criamos algumas regrinhas para tornar a comparação mais justa. Confira:
– O primeiro ponto que precisa ser dito, é que os dados de consumo divulgados nessa matéria são informados pelo Inmetro.
– Analisamos todos os conjuntos mecânicos de cada picape vendida oficialmente no Brasil, com exceção dos motores que não são alimentados com diesel.
– Em casos onde uma picape conta com mais de uma versão com o mesmo conjunto mecânico, foi considerada a versão com melhor número. Podemos utilizar como exemplo da Fiat Toro, que é um pouco mais econômica na configuração Endurance.
– As médias de consumo foram somadas (Cidade + Estrada), fornecendo a vitória para o modelo com maior número total.
Agora que você já viu como criamos este ranking, bora conferir as 5 picapes mais econômicas do nosso país!
Fiat Toro 2.0 Diesel 4×4 AT9
A Toro é a picape a diesel mais econômica do nosso mercado, mas ela possui uma grande vantagem para conquistar esse título.
Ela é a única das listadas que pertence a um segmento inferior, já que o seu porte é menor. Com isso ela atua na categoria de intermediárias, entre as compactas e as médias.
O conjunto mecânico da picape italiana é composto pelo já conhecido motor 2.0 TD350, um diesel de 170cv e 35,7 kgfm.
Com essa motorização a tração é sempre 4×4 com reduzida, enquanto o câmbio é automático convencional de 9 marchas.
A versão mais barata Endurance é a primeira com essa opção de powertrain, custando R$166.490.
O consumo de combustível é bem baixo, alcançando média de 10,4 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada.
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Mitsubishi L200 Triton 2.4 Diesel 4×4 Manual
A segunda picape com o menor consumo de diesel pertence à japonesa Mitsubishi.
A L200 Triton possui 3 linhas diferentes atualmente. A primeira é a Outdoor, a segunda é a Savana e a terceira é a Sport, a única que foi completamente atualizada há algum tempo.
O motor é sempre o 2.4 diesel, que rende em todas as versões, 190cv de potência e 43,9 kgfm de torque. Somente a Outdoor conta com a opção de transmissão manual de 6 marchas, que acaba rendendo um bom consumo de combustível.
Na cidade a picape média da Mitsubishi alcança a marca de 10,1 km/l, passando para 13,2 km/l em percurso rodoviário.
A L200 Triton Outdoor GLX 2.4 Diesel Manual tem valor de R$202.990, se tornando a opção mais em conta de toda a linha.
Mitsubishi L200 Triton 2.4 Diesel 4×4 AT5
Podemos notar que embora o motor da L200 Triton não seja muito empolgante em questões de potência e torque, ele é muito eficiente no consumo de combustível, já que aliado ao câmbio automático de 5 marchas ele também consegue boas médias.
De acordo com o Inmetro, em percurso urbanos são 9,8 km/l de diesel, enquanto na estrada ela percorre até 11,8km com 1L. A soma resulta em 21,6, colocando o modelo em terceiro lugar.
O motor é exatamente o mesmo 2.4 de 190cv e 43,9 kgfm.
Com esse câmbio ela parte de R$221.990 na opção Outdoor GLS 2.4 Diesel 4×4 Automática.
Imagem ilustrativa.
Ford Ranger 2.2 Diesel AT6
O produto da montadora americana Ford é o único a aparecer neste ranking sem a tração nas quatro rodas. É verdade que a Ranger oferece o 4×4 em outras configurações, mas seu consumo acaba sendo mais elevado quando equipada com esse item.
Rodando na cidade são 9,6 km/l, média que melhora para 11,3 km/l quando trafegando no trajeto rodoviário.
O responsável por esse consumo é o conjunto mecânico que contempla o motor 2.2 diesel de 160cv e 39,3 kgfm, além da caixa de transmissão automática com 6 marchas.
Apesar de “beber” pouco, esse powertrain não entrega um desempenho muito primoroso.
Existe na gama da Ranger, uma opção ligeiramente mais acessível, mas que conta com câmbio manual e 4×4. A XLS 2.2 Diesel 4×2 Automática custa R$200.190.
Imagem ilustrativa.
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Toyota Hilux 2.8 Diesel 4×4 AT6
A picape média mais vendida do país conquista também o título de quinto modelo mais econômico com motorização diesel.
A Hilux contava com um motor 2.8 diesel de apenas 177cv e 45,9 kgfm, mas felizmente na linha 2021 ela recebeu alterações mecânicas que elevaram a potência para 204cv e o torque para 50,9 kgfm!
O câmbio é automático convencional de 6 marchas, assim como quase todas as suas rivais.
De acordo com o Inmetro o consumo continuou bom, com média de 9,7 km/l em áreas urbanas e 11,1 km/l no trajeto rodoviário.
A camionete da Toyota é vendida com este powertrain por valores a partir de altos R$257.490, que corresponde à versão SR 2.8 Diesel 4×4 Automática.
Imagem ilustrativa.
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Conclusão
Atualmente são 8 picapes diferentes com motorização a diesel vendidas no Brasil, ofertando ao todo, 19 opções diferentes de conjuntos mecânicos, número que ficaria ainda maior se considerássemos os motores a gasolina ou flex.
Entre essas 19 alternativas, apresentamos as 5 picapes que menos gastam combustível, afinal este é um quesito muito importante no cenário atual onde a gasolina, o etanol e o diesel estão com preços surreais!