Já falamos das diferenças entre SUV e Crossover, ou entre SUV e CUV. Essas siglas do mundo automotivo realmente acabam gerando muita confusão. Agora vamos falar de outro termo ainda mais desafiador e polêmico. Que é o do “jipe”.
Naturalmente, neste caso existe uma confusão por causa da marca Jeep. Mas a questão vai muito além disso, sobretudo depois da disseminação dos SUVs. Seguindo adiante você entende cada aspecto dessa questão. Confira!
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Quando o problema é a confusão entre siglas, o ideal é começar explicando a própria abreviação. No caso do SUV, temos algo claro: SUV é sigla para Sport Utility Vehicle. Ou seja, para um “Veículo Utilitário Esportivo”.
É interessante lembrar que, historicamente, os SUVs vieram de camionetes voltadas para o trabalho de tipo rural. Ou seja, essas camionetes aos poucos foram sendo adaptadas e melhoradas no sentido de poderem acolher uma família.
Já o termo jipe traz certa polêmica, porque há várias teorias sobre sua origem. A mais difundida e aceita é a de que ele surgiu no cenário da Primeira Guerra Mundial. Vindo da pronúncia em inglês para GP (Government’s Purposes, isto é, “Propósitos do Governo”).
Verdade ou não, a origem dos dois termos diz muito sobre eles. Afinal, ainda hoje cada um dos dois tipos apresenta características que têm tudo a ver com essa origem. Assim, entender isso nos ajuda na hora de decidir qual comprar.
Definição e exemplos de SUV
Dentro do próprio segmento de SUV há algumas polêmicas. Entre elas, saber se os modelos devem ser puxados mais para o “utilitário” ou para o “esportivo”. Na prática, eles são bem inclinados ao uso off-road, daí que costumem ostentar tração 4×4.
Esse é um dos principais motivos para serem confundidos com os jipes, como veremos abaixo. O fato é que o SUV também precisa ser esportivo, ou seja, com design chamativo e interior refinado. Mais ou menos como uma perua melhorada e mais alta.
Outra comparação boa é com os sedãs: os SUVs são maiores do que eles, entregando ainda mais espaço útil. Ao mesmo tempo, seu chassi é inspirado na camionete ou longarina. Além de ele ter elevada suspensão, com carga e reboque generosos.
Abaixo, lista de 5 exemplos de SUV:
Exemplos e definição de jipes
Como vimos, o termo “jipe” surgiu num cenário de guerra. Quase 30 anos antes da marca Jeep (fundada só em 1941), fundada pela Willys. Ela que criou as versões civis dos carros antes exclusivamente militares. Hoje a marca faz parte do grupo Stellantis.
As semelhanças com os SUVs, aliás, começam aí: no fator 4×4. É claro que a tração dos carros militares era essa, tal como a da maioria dos SUVs. Também assim, como eles eram usados fora das cidades, o DNA off-road piora a confusão.
Até porque, nesses carros a fronteira entre a engenharia urbana e a “fora da estrada” é cada vez menor. Hoje tanto o SUV quanto o jipe veem como virtude essa mescla, indo do design à motorização.
Onde estão as diferenças, então? No fundo, é bem simples, ou ao menos bem objetivo. Para começar, o jipe tem um entre-eixos reduzido em relação ao SUV, que não tem compromisso com esse fator. Outro ponto seguro: altura livre do solo mais elevada.
Ou seja, o jipe é, basicamente, um carro menor e mais alto que o SUV. Nesse tocante, ele tem uma aerodinâmica inferior. Motivo por que é meio forçado chamá-lo de esportivo, concorda? Ele é aventureiro, isso sim, mas quadradão, sem design esportivo.
Claro que há exceções à regra, como no entre-eixo de um Defender 110 ou de um CJ6. Que são jipes maiores nesse sentido. Ou ainda, outros diriam que ter tração 4×4 reduzida é sinal do jipe. Só que Rexton e SW4 têm essa opção, e não são dessa categoria.
Enfim, permanecem como principais os critérios do entre-eixo e da elevada altura livre do solo. E, consequentemente, maiores ângulos de ataque e de saída. Por isso o jipe se dá muito melhor em serviço realmente pesado e, claro, nas trilhas.
Diante disto, vale dizer que os SUVs, por mais vantagens que tenham, não são off-road “legítimos”. Ou ao menos, não tão bons quanto os jipes. Por isso, o legal seria não cair na propaganda de que eles “levam pra todo lado”, pois é um exagero.