A Fórmula 1 é conhecida mundialmente como a principal competição do automobilismo. Com seus carros super velozes e o glamour dos grandes prêmios, fazer parte dessa competição já é algo grande para qualquer piloto.
No Brasil, ao todo foram 30 pilotos que já competiram na F1. Porém, apenas 3 pilotos foram campeões – Ayrton Senna, Nelson Piquet e Nelson Fittipaldi. E dois chegaram muito perto de vencer um campeonato, neste caso, Rubens Barrichello e Felipe Massa.
Por isso vamos tratar neste texto justamente essas 5 personalidades do automobilismo, a fim de te mostrar o quanto eles foram os melhores pilotos brasileiros da F1.
Ayrton Senna
O maior piloto brasileiro de todos os tempos não foi apenas um grande piloto. Ayrton Senna foi o maior ídolo esportista que o Brasil já teve. Morto em um acidente em Ímola em 1994 com apenas 34 anos, Senna ainda tinha “muita lenha para queimar” na Fórmula 1.
Mesmo assim, seus recordes demonstram que apesar disso, Senna é um dos maiores pilotos de todos os tempos.
Senna começou sua carreira no Kart aos 13 anos. Mesmo muito novo, logo no segundo ano como piloto ele se consagrou nas pistas. E com 4 anos na categoria, o melhor dos pilotos brasileiros da F1 acumulou 3 campeonatos brasileiros e 2 sul-americanos.
Em 1981, Ayrton Senna entrou para a Fórmula Ford, sendo campeão logo no primeiro ano. Depois, passou pela Fórmula 2000 – sendo campeão – e Fórmula 3. O sucesso foi tanto que antes de terminar a temporada na Fórmula 3 ele foi convidado para a F1.
O início da carreira na maior categoria do automobilismo não foi fácil. Mas nos primeiros 2 anos, Senna mesmo em uma equipe pequena, acumulou boas corridas e era considerado um jovem super promissor.
Na McLaren em 1987, Senna provou ser um gigante como piloto, acumulando muitas vitórias e rivalizando com seu companheiro de equipe, Alain Prost. Mesmo com a disputa acirrada com Prost, Senna foi campeão mundial em 1988, 1990 e 1991.
Dono de um jeito agressivo ao pilotar, Senna foi conhecido como extremamente competitivo e um grande vencedor. Muitos de seus recordes estão em vigor ou foram quebrados recentemente.
Com 162 corridas disputadas, Senna simplesmente venceu 41 delas, participando também de 80 pódios.
Infelizmente, o seu acidente fatal em Ímola interrompeu a carreira de um piloto excepcional e de um ser-humano brilhante, um verdadeiro ídolo nacional.
Nelson Piquet
Contemporâneo e rival de Prost e Senna, Piquet foi um piloto notável entre gigantes da Fórmula 1. E durante anos, ele conseguiu ser competitivo e ganhar 3 campeonatos na categoria.
Campeão em 1981 e 1983 pela Brabham, Piquet foi conhecido no mundo inteiro pelo talento e insistência em vencer. Em 1987, na Williams, Nelson Piquet protagonizou corridas emocionantes, disputando ponto a ponto com seu companheiro de equipe, Nigel Mansell.
Mesmo com as dificuldades, sagrou-se tri-campeão.
Na década de 1990, Piquet não conseguiu os mesmos resultados que o colocaram no topo do pódio por tantas vezes. E por isso, se aposentou da F1 em 1991.
Desta forma, Piquet teve ao longo de sua carreira 60 pódios e 23 vitórias e 3 campeonatos mundiais.
Emerson Fittipaldi
O piloto Emerson Fittipaldi foi bi-campeão na Fórmula 1 e, por isso, um dos nossos melhores pilotos. Além disso, também foi campeão na Fórmula Indy e bi-campeão nas 500 milhas de Indianápolis.
Em 1972, Fittipaldi foi campeão da F1 pela Lotus, repetindo o mesmo feito em 1974 pela McLaren.
Não bastasse seu talento nas pistas, Fittipaldi era um obstinado pela velocidade. Por isso mesmo, ele fundou uma equipe própria, a Copersucar. Ele enfrentou inúmeros problemas para ter patrocinadores e levar seu carro a um patamar competitivo.
Por isso mesmo, ele interrompeu sua carreira na F1 em 1980, mas continuou no mundo das corridas por mais tempo.
Rubens Barrichello
Rubinho Barrichello é um ícone brasileiro dentro do automobilismo. Dono de uma carreira extremamente longeva, Barrichello está na lista dos melhores brasileiros na F1. Foi piloto de grandes equipes como Ferrari, Honda e Williams, conquistando ao todo 11 vitórias e 60 pódios.
Sua carreira foi marcada por seus dois vice-campeonatos em 2002 e 2004, sendo companheiro de equipe do alemão Michael Schumacher. Como segundo piloto da Ferrari, Barrichello sempre foi preterido pela escuderia em detrimento do piloto alemão.
Certamente isso teve impactos na carreira de Barrichello, mesmo não tirando dele o mérito de ser um piloto competitivo.
Felipe Massa
Felipe Massa também foi um piloto com muita longevidade na Fórmula 1, com 14 anos dentro da maior competição do automobilismo. Mesmo não tendo sido campeão, Massa foi bastante competitivo, alcançando 11 vitórias e 41 pódios em 272 corridas.
Seus anos áureos na F1 foi pela Ferrari, de 2006 a 2013. Em 2008, Felipe Massa perdeu o título mundial por 1 ponto. Como vice-campeão em uma ótima temporada, Massa provou que era um excelente piloto.
Em 2009, um grave acidente tirou o brasileiro das pistas, o que o prejudicou bastante naquele ano. Contudo, Mass seguiu firme na F1 e até hoje é considerado um dos melhores pilotos brasileiros da F1.
O que achou da nossa lista dos 5 melhores pilotos? Você acrescentaria mais gente nessa lista?