Provavelmente você já ouviu alguém falar sobre o Veloster criticando seu desempenho. A grande polêmica de sua trajetória no Brasil foi exatamente essa, mas será que o modelo também possui virtudes que façam valer a pena sua aquisição?
Confira aqui tudo sobre o Hyundai Veloster, modelo que teve algumas polêmicas mas que ainda pode ser um bom carro seminovo para se adquirir.
Onde tudo começou
O lançamento oficial do Veloster ocorreu no Salão Do Automóvel de Detroit, em janeiro de 2011. O modelo desembarcou no Brasil no mesmo ano, quando começou a ser importado oficialmente pelo grupo CAOA, que há muitos anos é responsável por toda a linha importada da Hyundai em nosso país. Atualmente a CAOA também ofertando alguns modelos fabricados na planta de Anápolis, em Goiás.
Veloster: Um carro polêmico
Design
Em seu lançamento ele já causou polêmica por trazer um visual ousado, principalmente considerando sua época, algo comum nos modelos da Hyundai até os dias atuais, vide as novas gerações de HB20 e Creta.
Para complementar as linhas bastante modernas e esportivas, a montadora sul-coreana optou por colocar apenas 3 portas no Veloster, sendo apenas 1 do lado do motorista e 2 do lado do passageiro.
A dianteira era mais sutil, embora passasse uma grande sensação de esportividade com um toque de elegância. O que mais chamava atenção, além da ausência de uma quarta porta, era a traseira, que possuía dois vincos bem marcantes acompanhando o design da lanterna e invadindo a tampa do porta-malas.
Conjunto mecânico
Em geral, apesar de algumas rejeições, podemos dizer que o visual agradou ao público. O verdadeiro grande problema do Veloster foi sua motorização, que rendeu até mesmo processos judiciais!
A montadora anunciou a motorização 1.6 GDI para o “esportivo”, que rendia potência máxima de 140cv e contava com injeção direta.
Entretanto, pouco tempo depois uma revista especializada colocou o modelo em um dinamômetro (equipamento que afere a potência e o torque de um veículo), descobrindo então que a potência na verdade era de 128cv, a mesma proporcionada pelo motor 1.6 do hatchback HB20, que atuava como modelo de entrada da marca, sendo muito mais barato.
Então, a verdade é que ele era equipado com a mesma motorização do “irmão” menor, a qual alcançava a potência de 128cv em altos 6.300rpm, com torque máximo atingindo 16,1 kgfm aos também altos 4.850rpm.
A transmissão também era a mesma, uma automática do tipo convencional com 6 marchas.
Desempenho
A prova de 0 a 100 km/h era realizada por ele em cerca de 12,8s, um número bem alto para um modelo que trazia uma proposta esportiva, ao menos visualmente e no nome “Veloster”, que sugere um carro veloz. A velocidade máxima era cravada em 195 km/h, um número bom para um carro comum.
Consumo do Veloster
Infelizmente o Hyundai ainda não estava presente no programa de testes do Inmetro, mas na cidade seu consumo fica em torno de 10,5 km/l, passando para 13,9 km/l na estrada.
Equipamentos
Chega de polêmicas? Ainda não! A Hyundai CAOA ainda trouxe ao Brasil unidades diferentes daquelas prometidas, pois além da alteração na motorização, alguns equipamentos anunciados não estavam presentes nos exemplares ofertados nas concessionárias do grupo.
Estamos falando de itens como GPS embarcado, bancos dianteiros com ajustes elétricos, 8 airbags e sistema de som premium com 8 alto-falantes.
Inicialmente a versão ofertada no Brasil por R$75.700 contava com estes seguintes equipamentos como principais: volante multifuncional em couro com regulagem de altura e profundidade, faróis de neblina, direção elétrica, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, 6 airbags, freios ABS, rodas de liga-leve R17, faróis em xenônio, banco do motorista com ajustes elétricos.
Também eram oferecidos chave presencial, piloto automático, ar-condicionado digital, controle de estabilidade, central multimídia de 7”, bancos em couro, sensor crepuscular, apoio de braço dianteiro, vidros elétricos nas 3 portas e retrovisores elétricos com repetidores de seta em LED.
Teto-solar elétrico panorâmico (R$5.200) e rodas de liga-leve R18 (R$2.000) eram ofertados como opcionais, considerados por alguns como uma versão mais completa, embora de fato houvesse apenas uma.
Processo judicial
Como dissemos anteriormente, além de críticas, o Hyundai Veloster também foi alvo de um processo na justiça, movido por Denis Nicolini, acusando a Hyundai CAOA de propaganda enganosa.
Depois de longos 5 anos da aquisição do veículo que custou 75 mil reais, o processo foi dado como ganho para Nicolini, onde a CAOA foi obrigada a entregar uma unidade 0km de um Veloster com todas as especificações divulgadas no lançamento, como o motor de 140cv e os equipamentos mais refinados anteriormente citados.
Sem possibilidade de recurso, o grupo brasileiro (CAOA) também foi condenado a pagar uma indenização de 15 mil reais ao proprietário por danos morais.
Dimensões
O Veloster é um hatchback, embora traga um design traseiro inspirado em um coupé, com característica bastante única.
Veja as dimensões do modelo:
Dimensões | |
Comprimento | 4.220mm |
Largura | 1.790mm |
Altura | 1.399mm |
Entre-eixos | 2.650mm |
Porta-malas | 320L |
Tanque de combustível | 50L |
Vão livre | 14,3cm |
Peso | 1.170kg |
Vale ressaltar que além da polêmica de trazer apenas 3 portas, ao invés de 4, fugindo do habitual de um hatch (que geralmente traz 5 lugares), são apenas 4 passageiros, já que o centro dos assentos traseiros conta com um porta-copos, não trazendo cinto de segurança e muito menos apoio de cabeça.
Como o modelo não é muito largo, de fato 3 pessoas no banco traseiro ficariam apertadas demais, com exceção de crianças pequenas. Apesar disso, o entre-eixos tem uma boa distância, o que acaba refletindo em um espaço interno bom considerando sua carroceria hatchback.
O fim de sua história
Em 2014 a Hyundai chegou a confirmar a vinda do Veloster Turbo para o Brasil, mas infelizmente isso nunca aconteceu, ao menos até o presente momento.
Embora ainda seja vendido em outros países em uma nova geração (com um desempenho muito melhor, por sinal), em território brasileiro ele não durou muito tempo, deixando de ser importado pela CAOA em 2014, cerca de 3 anos após sua estreia. O alto preço e a grande polêmica contribuíram para essa descontinuação.
Infelizmente a nova geração não é prevista para o mercado automotivo brasileiro.
Preços atuais
Atualmente o polêmico hatch da Hyundai pode ser encontrado por valores relativamente bons, considerando seu refinamento. Veja a tabela FIPE definida atualmente:
- Hyundai Veloster 1.6 AT 2012: R$57.775.
- Hyundai Veloster 1.6 AT 2013: R$64.838.
Vale a pena comprá-lo?
Em geral, podemos dizer que sim. Porém, embora seu conjunto mecânico seja eficiente, não espere um bom desempenho no modelo, já que você deve desconsiderar seu visual esportivo e a sugestão que seu próprio nome dá.
Se sua proposta é familiar, ele certamente também não será um escolha muito eficiente, pois é homologado para apenas 4 passageiros, além de ter um porta-malas com somente 320L, cerca de 20L a mais que um hatchback compacto atual, como o Volkswagen Polo e o próprio Hyundai HB20.
Contudo, o visual pode ser um fator muito interessante no Veloster, além de possuir um bom acabamento e uma lista de equipamentos generosa para a época. Considerando seus valores atuais, vale a pena comprar um Hyundai Veloster 2012 ou 2013!