Com a final da Copa do Mundo chegando, colocamos em jogo os dois campeões de vendas dos dois países que irão disputar a grande final. Curiosamente, os carros mais vendidos na Argentina e na França são modelos bem conhecidos aqui no Brasil.
Na Argentina, o modelo mais vendido é o Fiat Cronos, produzido por lá. O sedã também é feito em Betim (MG) e parte das unidades vendidas no Brasil também vem do país vizinho.
Já o carro preferido dos franceses é o Peugeot 208, que também é produzido por aqui, na fábrica da Stellantis em Porto Real (RJ). Inclusive, a versão elétrica, e-208, é importada diretamente da França.
Como se não bastasse, os dois modelos agora fazem parte do mesmo conglomerado, a Stellantis, formada após a união da FCA com a PSA. A junção colocou sob o mesmo guarda-chuva fabricantes como Fiat, Chrysler, Peugeot, Citroën, Opel, Jeep, Dodge, Ram e DS.
Agora, vamos aos finalistas:
Fiat Cronos
Para nossos “hermanos”, o Cronos é equipado apenas com uma opção de motor, o 1.3 a gasolina, com 99 cv. A versão com motor 1.0 é exclusiva do mercado brasileiro.
A mais barata da gama é a Attractive, equivalente ao nosso Cronos 1.0. Equipado apenas com ar-condicionado, direção assistida, controles de estabilidade e tração e vidros e travas elétricas.
As versões Drive e Drive CVT ganham central multimídia, volante multifuncional, câmera de ré, rodas de liga-leve de 15″, faróis de neblina e ar-condicionado automático. O Cronos Drive manual pode ainda receber o pacote S-Design, praticamente idêntico ao oferecido no Brasil, que deixa o sedã com ares mais esportivos.
A versão mais cara, Precision CVT, tem rodas de 16″, maçanetas cromadas, revestimento interno de couro, incluindo o volante, espelho interno eletrocrômico, volante com regulagem também em profundidade, chave presencial com partida por botão e espelhos retrovisores com ajuste e rebatimento elétrico.
Peugeot 208
O caso do 208 é diferente. O modelo europeu é igual ao brasileiro só no visual, já que na França as opções de motor são totalmente diferentes das oferecidas pela Peugeot brasileira. São 7 versões e 7 combinações de motor e câmbio diferentes.
A gasolina são três opções, um 1.2 de aspiração natural com 75 cv a gasolina e outros dois 1.2 turbo, com 100 cv ou 130 cv. O mais potente é sempre automático de oito marchas. O 1.2 mais fraco é manual de cinco marchas e o de 100 cv manual de seis velocidades.
Há um motor a diesel, um 1.5 turbodiesel de 100 cv e 25,5 kgfm de torque, que pode ter câmbio manual de seis marchas ou um automático de oito.
E para completar a gama, tem ainda o e-208, em duas opções de potência, 136 cv e 156 cv. A versão que vem para o Brasil é a mais fraca e a única congruência entre as linhas europeia e brasileira.
Quem leva a melhor?
Considerando as linhas locais dos dois modelos, a ampla variedade de versões e motorizações do Peugeot 208 o coloca em vantagem sobre o Cronos. Além disso, o modelo francês traz itens como faróis de LED, painel virtual, monitores de ponto cego, faixa de rolamento e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.
Esses itens ainda estão longe de fazerem parte do pacote do Cronos, que sequer traz air bags laterais e de cortina nem como opcionais.
O Peugeot 208 também oferece duas versões com motor elétrico, para quem quiser deixar de usar combustíveis fósseis diretamente na bomba.
A ampla vantagem do 208 não desmerece o Fiat Cronos, que é um bom sedã, adequado aos mercados onde é oferecido. O modelo tem tecnologias já popularizadas em segmentos mais caros, como chave presencial e partida por botão, mas deveria oferecer mais segurança passiva e ativa.
O Fiat poderia ter, tanto nos mercados argentino e brasileiro mais air bags e sistemas de frenagem de emergência, presentes em concorrentes como o Hyundai HB20S.
Por isso, ao menos no campo automotivo, a França saiu vencedora. Resta saber qual será o resultado nos gramados do Qatar.
Não perca o última partida do Mundial no Catar no domingo 18, às 12h (de Brasília), no Estádio Lusail!