Ao longo dos últimos anos, a tecnologia automotiva evoluiu muito, mas ainda assim, os aparelhos internos ainda podem sofrer com algumas complicações e exigem alguns cuidados específicos. Nesse cenário, os problemas do ar-condicionado também demandam atenção. Pensando nisso, preparamos essa nota e a seguir você entenderá quais são os mais comuns e o que deve ser feito para resolver os problemas e para evitá-los.
6 dicas para seu ar condicionado
1. Filtro sujo
Deixar o filtro do ar-condicionado sujo ou entupido restringe o fluxo do ar. Fazendo com que aos poucos, o aparelho perca eficiência e a capacidade de alterar a temperatura ambiente. Ele é responsável por bloquear a entrada de resíduos e odores existentes no ar que entra em seu carro. Caso esteja coberta de sujeiras, será incapaz de exercer essa função. Fazendo com que o ar interno se torne de baixa qualidade e prejudicial à saúde. O ideal é que realizem a limpeza pelo menos uma vez ao mês.
2. Conheça os comandos
Em cada carro existe um botão para utilizá-lo. É bom conhecer cada função pois assim evitará problemas de sobrecarregá-lo ou utilizá-lo de forma incorreta.
Como consertar o ar-condicionado do carro
3. Desligue o ar-condicionado antes de ligar o carro
Mais do que conservar o aparelho, essa dica é importante para conservar a bateria de seu veículo. Quando o ar-condicionado está ligado, ele demandará um maior consumo de energia para dar a partida e desligar esse sistema pode fazer uma enorme diferença no consumo de energia da sua bateria.
O resultado dessa prática é uma maior sobrecarga a bateria diminuindo a vida útil, consequentemente, o ar-condicionado automotivo geraria um custo em outra parte do carro sem que o proprietário perceba.
4. Evite acionar a recirculação de ar constantemente
A recirculação de ar é uma medida que contribui para abaixar a temperatura interna com maior rapidez. Afinal, em vez do aparelho resfriar o ar quente do exterior, trabalhará com aquele que já passou pelo sistema. Utilizar essa medida em grande quantidade impede a renovação do ar interior, tornando-o mais prejudicial à saúde.
5. Faça a manutenção preventiva
A manutenção preventiva é a melhor forma de aumentar a vida útil de seu carro e reduzir a possibilidade de falhas. Respeite o período de manutenção de seu ar-condicionado automotivo, levando o veículo a oficinas especializadas. O ideal é que semestralmente seja realizada a higienização do sistema bem como a troca de componentes, como o filtro. Além disso, vai evitar desconfortos à saúde, e garantir um melhor desempenho dos aparelhos.
6. Evite cigarros
Fumar dentro do carro não é recomendado. A fumaça que é expelida pelo cigarro é capaz de impregnar nos estofamentos e gerar um cheiro desagradável. Para o ar-condicionado automotivo, o problema pode ser ainda maior. A fumaça acumulada no ambiente fechado pode entrar no sistema de recirculação e passar por outras peças importantes do veículo, gerando risco de deterioração e aumentando a sujeira acumulada.