O carro mais caro da Audi no Brasil é o Audi RS 6 Avant 4.0 V8 TFSi 2022. Que custa cerca de R$ 1,120 milhão. Sua categoria é a de perua de porte grande, com motorização híbrido leve.
É a 4ª Geração do Audi RS 6 Avant, também chamado de Quattro, por isso mesmo. Ao todo ele suporta 4 lugares apenas, e tem 4 portas. Trata-se, naturalmente, de um veículo importante, e não fabricado nacionalmente.
Audi RS 6 Avant 4.0: geração e motorização
Uma das vantagens de comprar um carro nessa faixa de valor, é que às vezes a desvalorização é pequena. No caso, a do Audi RS 6 Avant 4.0 V8 TFSi 2022 está calculada em 8%. Ao passo que muitos carros populares já passaram dos 30%.
Sob o capô dessa máquina encontramos um turbocompressor aspirado, de instalação dianteira e posição longitudinal. Ele trabalha com 8 cilindros em V e 4 válvulas por cilindro. Na prática, o conjunto entrega incríveis 600 cv de potência (a 6000 rpm).
E, em termos de torque, nada menos que 81,6 kgfm (a 2050 rpm). O câmbio é automático de 8 velocidades. A direção é elétrica e os freios são a disco ventilado, traseiros e dianteiros igualmente.
Se essa solução é a de um híbrido-leve, a próxima geração já promete que será um plug-in. Ou seja, recarregável na tomada. Portanto, nessa versão o Audi RS 6 Avant se despede da tecnologia a combustão.
Audi RS 6 Avant 4.0: dimensões e equipamentos
O comprimento do Audi RS 6 Avant 4.0 é de 4995 mm. A distância entre-eixos é de 2930, para uma altura de 1460 mm e uma largura de 1951 mm. O tanque é de 73 litros e o porta-malas suporta até 565 litros. Sendo que a carga útil do carro é de 665 kg.
Os itens e dispositivos são, como era de esperar, bastante completos. O cluster Audi Virtual Cockpit tem tela de 12,3”. No volante você controla a mídia, a telefonia, o computador de bordo e muito mais. A central multimídia é de 10,1”, com Android Auto e CarPlay.
Abaixo dela já vem o ar condicionado de 4 zonas, com tela digital de 8,6”. O sistema de som é o Bang & Olufsen, então conta com efeito 3D, além do subwoofer e dos alto-falantes. Do lado de fora você confere faróis Matrix LED e lanternas em OLED.
Além de rodas de liga leve forjadas, de aro 21” e pneus 275/35 ZR21. O teto solar é opcional. O para-choque é de tipo avolumado, com aquelas molduras em preto brilhante e difusor de ar. O que também torna o visual mais marcante.