Sabemos que uma boa parte das blitz nas grandes capitais são da Lei Seca. É comum encontrar paradas em saídas de festas, boates e em grandes avenidas. Porém, muitos motoristas tendem a fugir dos policiais, por conta das grandes fiscalizações.
Recentemente, viralizou um vídeo nas redes sociais de três homens empurrando uma Volkswagen Saveiro. Eles desceram do veículo e começaram a empurrar quando viram a blitz.
Logo em seguida, os internautas começaram a pontuar que teria a possibilidade de ser um motorista alcoolizado tentando fugir da verificação do bafômetro.
No entanto, eles se pronunciaram, pois na verdade o veículo teve uma pane mecânica. O condutor foi submetido a um teste de bafômetro, o resultado foi negativo.
Além desses pontos, a documentação do carro estava em dia. Todas essas informações foram divulgadas através da Secretaria de Estado do Governo do Rio de Janeiro.
Esse ato pode gerar quais problemas?
De acordo com o advogado Marco Fabrício Vieira, membro da Câmara Temática de Esforço Legal do Contran e conselheiro do Cetran-SP, mencionou que de forma legal não é proibido empurrar, ou seja, a pessoa não pode ser multada.
Além disso, nessas condições uma pessoa que esteja sob efeito de álcool e drogas, não é obrigado a soprar o bafômetro.
No entanto, vale ressaltar que dirigir sob a influência de álcool ou substâncias que retardam os sentidos, é infração gravíssima. A multa gerada ao condutor é de R$ 293,47.
Caso ocorra o ato de empurrar o veículo próximo a blitz e a autoridade perceba que trata-se de uma forma de burlar a fiscalização, o motorista poderá ser autuado.
“É muito comum parar o carro e tentar fugir da fiscalização, seja empurrando o automóvel ou trocando de lugar com outro motorista. Contudo, se a autoridade constatar essas práticas, mesmo a distância, a infração estará caracterizada”, mencionou.
Por fim, fique sempre atento pois caso seu veículo pare na via por falta de combustível e uma fiscalização perceba, o condutor poderá receber uma multa.