Um pedido de registro de patente por parte da Mercedes-Benz deu conta de uma tecnologia interessante. A descoberta foi feita pelo portal CarBuzz.
Trata-se de um modo mais prático e mais seguro de dar a partida, e também de acessar o carro. Para quem está acostumado a esquecer a chave, é uma mão na roda. O sistema vai permitir o desbloqueio com a digital do motorista. Entenda melhor abaixo!
O avanço tecnológico do mundo automotivo já não é novidade para ninguém. As próprias chaves já vêm passando por evoluções, como a da Apple CarKey. Ela digitaliza essa função básica dos carros com ajuda dos smartphones.
Já a Mercedes-Benz parece estar pensando em unir a nova era das chaves à biometria, com foco na leitura de digitais humanas. Essa leitura já é famosa em vários outros dispositivos, inclusive em celulares e notebooks.
Outra frente que cruza com a da biometria é, nesse projeto da Mercedes, a do infotenimento. Isso porque a tecnologia vai muito além da identificação da digital. Ela inclui também a retina do condutor, o formato da mão e até a estrutura das veias.
Ou seja, é um escaneamento completo da identidade da pessoa, que conta também com uma pulseira. O foco é a identificação e autenticação do dono do carro (bem como de outros usuários cadastrados).
Além do reforço na segurança, também se trata de uma questão de saúde. Aparentemente, a ideia é a de avisar a pessoa caso ela tenha qualquer complicação médica durante a direção, para evitar acidentes.
Para que tudo isso de tecnologia?
Naturalmente, o dispositivo gerou polêmica no meio automobilístico. A pergunta que fica é se a tecnologia é de fato uma biometria de segurança, ou se é mais um infotenimento. No segundo caso, a questão seria sobre a real necessidade de tanta “segurança”.
Lembrando que esse tipo de tecnologia agregada tem sido um dos fatores de encarecimento dos carros atuais. Até porque, hoje em dia mesmo os carros de entrada já saem da fábrica com itens de série que antes eram opcionais.
Por outro lado, também é de esperar que, se de fato a Mercedes lançar essa tecnologia, ela saia apenas nos topos de linha. Por exemplo, o famoso Mercedes-Benz EQE Sedan, que se lançou como grande rival do Tesla Model S.