Nada pior do que depender do carro e, de repente, não poder contar com ele. Para evitar isso, é preciso ficar de olho em alguns defeitos. Quando ocorre de o motor desligar com o carro em movimento, é porque já existe algo que não está legal.
Abaixo vamos analisar em detalhes o que pode estar ocorrendo. Com dicas práticas sobre como e o que fazer em cada situação. Até porque, para desfrutar das vantagens de ter um carro, é preciso ter também responsabilidade, não é mesmo?! Confira!
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
O problema do motor que desliga com o carro em movimento
Primeiramente, considere que o motor desligar com o carro em movimento é mais grave do que parece. Afinal, seu freio pode ficar mais duro e tornar o pedal um martírio para você. Sem falar no volante, que pode até ser travado, dependendo do modelo do carro.
O mesmo vale para a direção com assistência elétrica ou hidráulica, que perde o efeito. O que também volta a se manifestar no volante. Por isso mesmo, independentemente das dicas que daremos abaixo, é interessante você saber o que fazer de modo geral.
Por exemplo, ao verificar que o motor desligou, você já deve ativar o pisca-alerta. Esse é um modo de alertar os demais carros que dividem a mesma via.
Depois, mire um acostamento ou espaço similar, para ir parando o carro. Por fim, chame ajuda profissional ou siga um dos passos abaixo!
As causas do motor que desliga com o carro em movimento
Quem gosta de mecânica sabe que o alternador é fundamental aqui. Ele é que transforma a energia mecânica do veículo em energia elétrica. Assim, ele carrega a bateria, de modo que um carro que desliga em movimento pode estar com problema nesse sistema.
Outra possibilidade é a da bomba de combustível. Como esse bombear que a peça faz é do tanque para o motor, podem ocorrer defeitos e desvios. Naturalmente, qualquer baixa na pressão do combustível pode refletir no motor desligando.
Por fim, o sistema de ignição também tem sua parte nisso tudo. A ignição eletrônica dá partida no carro. Ela transforma a tensão elétrica da bateria no que é preciso para gerar a centelha. Esta, por sua vez, faz o motor a combustão começar a operar.
Esse sistema conta com uma bobina de ignição, as velas de ignição e, claro, os cabos supressores. Hoje em dia, mesmo nos carros que contam com botão start, o mau funcionamento no sistema também pode fazer o motor desligar. Então, fique de olho também nisso.