Recentemente o aplicativo Tiktok, especial para vídeos curtos e famosos por desafios e tendências, liberou um vídeo para desafiar as pessoas a desprenderem rodas de carros. Porém, não parou por aí, pouco tempo depois, surgiu outro desafio, dessa vez sugerindo para que os usuários roubassem veículos da Kia e da Hyundai.
Após a trend ter viralizado, algumas cidades dos Estados Unidos registraram aumento deste crime. Conforme apresentado em alguns vídeos que ficaram conhecidos como “Kia Challenge” ou “Kia Boys”, os participantes mostram como furtar os veículos das marcas sul-coreanas usando apenas um cabo USB.
Além disso, nos vídeos, a pessoa remove a tampa de plástico que envolve a coluna de direção e logo em seguida, consegue fazer ligações com a ajuda do cabo e dar partida no carro.
Segundo as autoridades de São Petersburgo, na Flórida, e de Milwaukee, no estado do Missouri, afirmaram que houve aumento deste tipo de crime e que o departamento da polícia de São Petersburgo afirmou que de 56 carros que foram roubados desde o dia 11 de julho, 23 unidades eram da Kia ou Hyundai.
Medidas tomadas
Nos últimos dias, os representantes do governo pediram aos moradores que tranquem os carros assim que saírem, pois assim evitariam furtos e possíveis danos ao automóvel.
A polícia informou que os modelos da Kia produzidos entre 2011 e 2012 e os modelos da Hyundai feitos de 2015 a 2021 podem apresentar uma vulnerabilidade na ignição e consequentemente podem dar partida sem o uso da chave no contato.
Aparentemente essa informação acabou vazando e as pessoas resolveram testar. De acordo com as autoridades, a maioria das pessoas que cometem o crime para participar do desafio possuem entre 14 e 17 anos.
Em nota a imprensa, os fabricantes alegaram que estão cientes do aumento de roubos dos carros nos Estados Unidos, mas enfatizaram que todos os modelos 2022 estão equipados com um imobilizador do motor e estão dentro dos padrões federais de segurança para veículos motorizados.