O momento de realizar a compra de seu veículo é muito importante. Porém, é ainda mais importante comprar um carro que esteja em boas condições. Pensando nisso, separamos algumas dicas para verificar se o usado que está querendo comprar não sofreu colisões.
O mercado automotivo de seminovos e usados tem um fluxo relativamente grande. E devido a este fator, muitas vezes não sabemos a procedência do veículo.
Como o custo do zero km está relativamente alto, as pessoas estão recorrendo aos de segunda mão. Porém, isso pode ser um problema caso não compre em um local de confiança.
A principal preocupação do novo dono é: Será que esse veículo já foi batido?
Temos a solução para vocês. Confiram as dicas que separamos para que não caia em golpes. Faça uma vistoria minuciosa e mantenha seu olhar atento para descobrir se ele já sofreu sinistro ou não.
– Coloque seu veículo em um local iluminado.
De preferência sem utilizar a luz do meio-dia ou a do fim de tarde. Ao garantir uma boa iluminação, olhe se as cores do veículo estão uniformes. Além disso, se atente aos tons que possam ser encontrados e até mesmo ao brilho nas partes da carroceria.
– Numeração do chassi
Atente-se a numeração do chassi, se tem a sigla REM, significa que foi remarcado. Neste caso é uma confirmação que ele sofreu alguma avaria e precisou de reparo na estrutura. Essa informação também precisa constar no documento do veículo.
Além disso, confirme os números de chassi dos vidros, se batem com a sequência. Números tortos ou fora do padrão, pode significar numeração falsa. Nessa última situação, fique atento pois o veículo pode ter sido roubado.
– Lentes, faróis e lanternas
Verifique de forma minuciosa se o farol ou a lanterna apresenta mais brilho que os outros. Confirme também se elas estão desgastadas. Afinal, se uma peça estiver muito nova, significa que já foi trocada e consequentemente, poderá significar uma colisão.
– Capô
Confira se existem ondulações, manchas ou algum desnível. Confirme se os espaçamentos das peças estão certas e alinhadas. Na parte interna, confira se existe reparo mal-feito ou pontos de corrosão.
– Porta-malas e suspensão
A mesma vistoria realizada no capô deve ser realizada no porta-malas. Confirme se ele está fechando normalmente e se há falha de encaixe das travas. Levante os tapetes para analisar o assoalho e veja se não possui anormalidades.
– Cinto de segurança
Analise se ele ainda possui a etiqueta com data de fabricação e se ela condiz com o ano do veículo. Caso não bater as datas, pode ser que tenham trocado a peça devido a alguma batida séria.
– Assoalho
Analise as partes internas, veja se existe vedação da porta na parte interna das borrachas. Confira se há alguns enferrujados, pois também pode significar que passou por enchentes.
– Volante
Peça ao atual dono para dirigir. É imprescindível que dê uma volta no seu futuro carro, pois poderá perceber se existir alguma irregularidade. Fique atento a barulhos excessivos e alinhamentos, ambas situações podem se desregular por conta de batidas.
– Laudo Cautelar
É importante realizar a vistoria cautelar, pois nela é possível encontrar todas as adversidades que podem ter ocorrido com seu veículo. Ou seja, será possível visualizar se já sofreu sinistro ou batidas registradas em companhias de seguro.
Esperamos que tenha lhe ajudado. Caso esteja em busca de seu seminovo, não deixe de olhar o site da Karvi!