O Toyota Yaris, como é conhecido no Brasil, já circula com sua versão 2023. É possível encontrá-lo em qualquer concessionária da famosa montadora japonesa.
Essa versão trouxe algumas mudanças no visual, no motor e nos equipamentos. Ele será vendido em três opções (XL, XS e XLS). E duas carrocerias: hatch e sedã. O que totaliza 6 versões para o Yaris 2023, que você confere adiante!
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Versões e valores do Toyota Yaris 2023
Vale lembrar que esse é um dos modelos globais da Toyota. Naturalmente, isso até obriga a montadora a investir em opções mais diversificadas, não é mesmo?
As versões do Yaris 2023 são as seguintes:
Versões | Valores |
HATCH | |
Toyota Yaris 1.5 XL CVT | R$ 92.190 |
Toyota Yaris 1.5 XS CVT | R$ 101.490 |
Toyota Yaris 1.5 XLS CVT | R$ 112.690 |
SEDÃ | |
Toyota Yaris Sedan 1.5 XL CVT | R$ 96.390 |
Toyota Yaris Sedan 1.5 XS CVT | R$ 104.990 |
Toyota Yaris Sedan 1.5 XLS CVT | R$ 116.990 |
Os equipamentos e tecnologias
A lista de itens de cada versão não é difícil de entender. Como já referido, a divisão está entre as opções XL CVT, XS CVT e XLS CVT. Ou seja, hatches e sedãs são idênticos dentro de cada uma dessas 3 versões específicas.
Dito isto, vamos à linha de entrada, que é a do XL 1.5 CVT:
XL CVT | Hatch ou Sedã |
Parte externa | Espelhos retrovisores externos elétricos na cor do carro e pisca integrado. Grade inferior tipo colmeia. Maçanetas externas e para-choques dianteiro e traseiro na cor do carro. Rodas de aço 15″ com calota na cor prata. |
Multimídia | Antena curta. Quatro alto-falantes e dois tweeters. Sistema de áudio central multimídia Toyota Play+ com tela sensível ao toque de 7″. AM/FM. Função MP3. Entrada USB (no console central). Bluetooth e conexão para smartphones e tablets através do espelhamento SDL. Android Auto e Apple CarPlay. |
Segurança | 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho). Controle eletrônico de estabilidade veicular (VSC). Controle eletrônico de tração (TRC). Desembaçador do vidro traseiro. Freios ABS com BAS e EBD. Sistema de alarme perimétrico. Sistema de assistência ao arranque em subida (HAC). Sistema Isofix para fixação de cadeirinhas com Top Tether. Luzes diurnas no para-choque dianteiro. |
Conforto | Ar-condicionado manual com filtro antipólen e ar quente. Chave com comandos integrados (abertura e travamento das portas e alarme). Computador de bordo com 12 funções. Direção eletroassistida progressiva (EPS). Entrada USB para passageiros no banco traseiro tipo A (duas). |
Já quando o assunto é a versão XS 1.5 CVT, temos o seguinte:
XS CVT | Hatch ou Sedã |
Parte externa | Itens da versão XL + faróis halógenos projetores com máscara negra e linha guia em LED com função “siga-me”. Luzes de condução diurna em LED separadas dos faróis. Lanterna traseira em LED. Acabamento externo preto na terceira coluna. Aerofólio traseiro. Rodas de liga leve 15″ com acabamento na cor prata. |
Parte interna | Itens da versão XL + acabamento interno das portas em couro. E dos bancos parte em couro, parte em tecido. Maçanetas internas na cor prata e revestimento do colante em couro. |
Segurança | Itens da versão XL + sistema de pré-colisão (PCS). Alerta de evasão de faixa (LDA). |
Conforto | Itens da versão XL + ar-condicionado automático com filtro antipólen e ar quente. Banco traseiro rebatível 60:40 (somente encosto). Computador de bordo de alta resolução (TFT) com 16 funções. Manopla para troca de marchas localizada no volante (Paddle Shift). Controle de velocidade de cruzeiro. Descansa-braço traseiro com porta-copos. Smart Entry e Start Button/Push Start. |
Por fim, o XLS CVT está no topo de linha, oferecendo a seguinte lista:
XLS CVT | Hatch ou Sedã |
Parte externa | Itens da versão XS + faróis em LED com acendimento automático. Luzes de condução diurna (acoplada aos faróis). Grade dianteira com detalhes na cor do veículo. Acabamento preto brilhante e detalhes cromados. Rodas de liga leve 15″ com acabamento dual tone (preto e cinza). Teto solar. |
Parte interna | Itens da versão XS + detalhe da manopla da transmissão em couro. Base da manopla de câmbio com acabamento cromado. |
Segurança | Itens da versão XS + câmera de ré com linhas de distância. Faróis de neblina dianteiros e alarme volumétrico. |
Conforto | Itens da versão XS + espelho retrovisor interno com antiofuscamento eletrocrômico. Espelho retrovisor externo com rebatimento elétrico. |
Motor, desempenho e consumo
Finalmente, outro comparativo que não pode passar batido é o do conjunto mecânico e dos números que giram em torno dele.
A Toyota unificou a motorização de todas as seis versões 2023. Até a linha 2022, o motor 1.3 ainda aparecia. Agora, apenas o 1.5, mais potente, continua em linha. Abaixo, um comparativo entre os números que o 1.3 entregava nas versões de entrada com o 1.5 agora padrão.
Propulsor 1.3 (2022) | |
Potência | 94/101 cv (gasolina/etanol) a 5.600 rpm |
Torque | 12,5/12,9 kgfm de torque a 4.000 rpm |
Propulsor 1.5 (2023) | |
Potência | 105/110 cv (gasolina/etanol) a 5.600 rpm |
Torque | 14,3/14,9 kgfm a 4.000 rpm |
O aumento no torque pode agradar alguns mais a potência extra. Já em termos de desempenho e consumo, vale uma nota de praxe. Que é a de que mesmo tendo o mesmo motor, os números mudam entre o hatch e o sedã. Conforme:
Propulsor 1.3 (2022) | |
Desempenho | 0 a 100 km/h em 12,5 segundos. Velocidade máxima de 170 km/h |
Consumo | 8,9 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada (etanol). E 13 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada (gasolina) |
Propulsor 1.5 (2023) | |
HATCH | |
Desempenho | 100 km/h em 11,8 s. Máxima de 173 km/h |
8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada (etanol). E 12,6 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada (gasolina) | |
SEDÃ | |
Desempenho | 100 km/h em 12 s. Máxima de 186 km/h |
Consumo | 9 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada (etanol). E 13 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada (gasolina) |
Também vale observar que, no tocante ao consumo, o Toyota Yaris sai na frente da concorrência. Segundo o Inmetro (Programa Brasileiro de Etiquetagem), ele é o mais econômico de sua categoria.