Está bem, alguém vai dizer que os motoristas nunca estão satisfeitos. Verdade ou não, o caso é que se a direção mecânica era muito pesada, a elétrica parece muito “leve”. Aí é que vem a direção elétrica progressiva, que traz vantagens nesse sentido.
Basicamente, muitos condutores relatavam um certo mal estar na hora de acelerar muito. Era como se o carro começasse a “levitar”, de tão leve que o volante ficava. Então, para aumentar a segurança, surgiu essa solução que detalhamos abaixo!
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Direção elétrica progressiva: como funciona
A direção é um elemento fundamental. Já falamos por aqui sobre os 4 tipos de direção veicular. E sobre a função e os 4 problemas principais da caixa de direção. Ou mesmo sobre manutenção básica, como na hora de completar o fluido da direção hidráulica.
Agora vamos falar de uma tecnologia que pode parecer um detalhe, ou “frescura”, mas não é nada disso. Como vimos, embora a direção elétrica tenha sido um tremendo avanço, ela tinha suas limitações.
É claro que já era muito melhor do que a mecânica e do que a hidráulica. Contudo, quanto mais rápido o carro andasse, mais “leve” a direção ficaria. Isso mexe com a sensibilidade do motorista, que sente como se perdesse o controle do carro.
Além disso, pode mesmo vir a ocasionar acidentes. Afinal, mexer com a psicologia do motorista em alta velocidade é algo bem perigoso. Já no caso da direção elétrica progressiva, o aumento da velocidade diminui o sistema do auxílio da direção.
Dito de outro modo, o volante vai ficando mais “pesado” conforme a velocidade do motor do carro vai subindo. Ou seja, o auxílio ou assistência é dinâmico e interage com as ações do motorista. Ao balizar o veículo, por exemplo, o volante fica leve. Ao correr, fica pesado.
Direção elétrica progressiva: comparação com outras
Como vimos, o funcionamento da direção elétrica progressiva é quase que um misto. Ou seja, ele é elétrico com o carro em baixa velocidade, quando cada manobra exigiria mais esforço. E é como se fosse “mecânico” com o carro em alta velocidade.
Mas essa não é a única comparação que podemos fazer. Se fôssemos comparar a direção elétrica progressiva com a hidráulica, também entenderíamos melhor. No fundo, a progressiva tem menos componentes, então ocupa menos espaço na engenharia do carro.
Sem falar que ela não se alimenta da potência do próprio motor do carro, como outras. Na verdade, a progressiva tem um motor elétrico próprio. Por outro lado, vale lembrar que as direções hidráulicas e elétricas mais novas já são meio que “progressivas”.
Isso quer dizer que alguns carros com direção elétrica ou hidráulica já têm essa funcionalidade embutida. E as direções eletro-hidráulicas também. Portanto, é preciso confirmar no manual do carro, ou com a loja, antes de comprar.