Em abril de 2023, a Porsche emitiu um recall abrangente para quase todos os Carrera GT vendidos na América do Norte, totalizando 489 veículos de um dos supercarros mais raros do mercado. A medida foi tomada devido a um potencial problema nas juntas esféricas que conectam os componentes da suspensão, descobertas durante uma inspeção padrão que revelou juntas quebradas em alguns veículos.
Juntamente com o recall, a Porsche emitiu um aviso enfático aos proprietários para que não conduzissem os veículos, a menos que quisessem correr o risco de um acidente. No entanto, nove meses após o alerta, a situação permanece inalterada, deixando os proprietários enfrentando um dilema inusitado.
O site Jalopnik trouxe à tona o status atual do Carrera GT, revelando que a Porsche ainda não finalizou uma solução para o problema. Ao entrar em contato com a fabricante, foi divulgado que a resolução pode levar vários meses, sendo esperada para o terceiro trimestre de 2024, no mínimo, um ano e dois meses após o aviso de não dirigir ter sido emitido.
Enquanto alguns proprietários podem não se preocupar em estacionar temporariamente seus carros milionários na garagem, surge um novo desafio. Descobriu-se que a cobertura de seguro pode ser cancelada se ocorrer algum incidente enquanto o veículo estiver em movimento, uma vez que a Porsche desaconselhou expressamente a condução dos Carrera GTs afetados.
O problema nas juntas esféricas foi identificado durante uma inspeção padrão, onde alguns proprietários não estavam cientes das falhas. A análise subsequente revelou que o material utilizado nas juntas não oferece “resistência suficiente à corrosão por estresse intergranular quando exposto a sal e estresse mecânico ao longo da vida útil do serviço”.
Os entusiastas aguardam ansiosamente uma solução para que possam desfrutar novamente de seus preciosos Carrera GTs, enquanto a Porsche enfrenta o desafio de manter a confiança dos proprietários e resolver essa questão crítica de segurança.