Recentemente, surgiu a informação de que a Tesla será a nova cliente da Samsung SDI. De acordo com o que foi informado, após concluírem alguns testes de um protótipo de bateria do tipo 4680, que é um novo formato adotado pela fabricante de carros autônomos, a marca secundária iniciou uma linha de produção piloto em Cheonan, Coreia do Sul.
Além disso, foi partilhado com o público que a empresa também está desenvolvendo um novo design de bateria para os modelos da BMW. Sendo assim, as duas utilizarão baterias desenvolvidas pela Samsung.
Nessa última semana o site coreano The Elec, anunciou a nova geração de baterias da Tesla. Comentaram que elas possuem um design cilíndrico no padrão 4680 (46 x 80 mm). Segundo o apresentado, na fábrica de Cheonan a linha de produção é de 20 módulos por minuto.
No entanto, a empresa tem como expectativa aumentar a capacidade para 200 ou 300 módulos com a construção e instalação de uma nova fábrica na Malásia no ano de 2023.
Mesmo que estejam utilizando o design padrão, a linha piloto na China oferece pouco menos de 1 GWh (gigawatt-hora). Contudo, quando aumentarem o nível da produção para que ela ocorra em massa, esperam que atinjam entre 8 a 12 GWh. Conforme apresentaram, caso consigam seguir este padrão, eles conseguirão realizar a fabricação de 230 mil unidades de veículos elétricos com autonomia de 400 km.
A Samsung SDI está desenvolvendo duas versões da bateria cilíndrica 4680, sendo: uma com as dimensões padrões, destinadas à Tesla, e outra com o design um pouco mais curto, provavelmente a pedido da BMW.
Até o momento não há informações sobre quais modelos estarão chegando ao mercado com as novas células de energia. Além disso, não é possível dizer de que forma elas impactarão na real autonomia oferecida pelas fabricantes, seguimos aguardando novas informações sobre essa automatização.
Samsung e BMW: Entenda a parceria das marcas
Conforme apresentado anteriormente, a possibilidade de ter ocorrido uma solicitação exclusiva da BMW não foi uma surpresa. Isso ocorre, por conta da parceria existente com a marca sul coreana, desde o ano de 2021.
Além disso, neste mês as empresas fecharam um acordo importante, ele será válido pelos próximos sete anos. De acordo com o que foi informado, a Samsung será responsável pelo fornecimento de aproximadamente quatro milhões de telas OLED para os carros da montadora alemã.