GM e Ford deverão se unir à Tesla e adotar o conector padrão da marca de Elon Musk para carregamento rápido em seus modelos elétricos num futuro próximo. A partir de 2024, a rede de carregadores da Tesla estará aberta para motoristas de carros da GM, inicialmente com adaptadores para o conector antigo CCS1.
Em 2025, os carros da GM já sairão de fábrica com o plugue NACS, de North American Charging Standard, para acesso direto à rede da Tesla sem adaptadores. A rede de carregadores também estará nos mapas dos carros e aplicativos de celulares, incluindo-os nas rotas de navegação.
A GM também fará adaptadores para usuários de modelos com o conector CCS1 para o padrão da Tesla. Por enquanto, apenas a própria Tesla faz os adaptadores, para que outros possam usar suas redes.
O movimento da GM é praticamente o mesmo feito pela Ford, divulgado no fim de maio. Isso significa que o plugue da Tesla deverá se tornar de fato o padrão norte-americano, como seu nome indica, North American Charging Standard.
Fim do conector antigo?
Isso também significa a morte do padrão usado até então por todas as outras montadoras até então, o CCS1 (Combined Charging System).
No primeiro trimestre de 2023, a Tesla foi responsável por 60% das vendas de elétricos nos Estados Unidos, com outros 7,7% da GM e 4,6% da Ford, totalizando 72% do mercado de elétricos nos Estados Unidos.
Esse número deve aumentar, já que a GM ainda está iniciando a escalada de produção dos modelos com a nova plataforma Ultium, enquanto a Ford teve quedas nas vendas por conta de recalls e reformas em fábricas. Até o fim do ano, as três marcas podem representar mais de 80% do mercado americano de elétricos.
As outras fabricantes que ainda usam o padrão CCS1, como as europeias, não deverão se interessar por uma briga pelo padrão. Provavelmente irão vender seus carros, a maioria do segmento premium, já com adaptadores para o NACS.
A infraestrutura também precisará se adaptar para uma maior variedade de modelos. Carregadores mais altos e com cabos maiores, para acomodar carros com tomadas em diferentes partes do veículo serão necessários. A transição completa deverá levar anos, mesmo nos Estados Unidos, mas certamente Elon Musk estará sorrindo de orelha a orelha.