No cenário automotivo brasileiro, o mês de julho se destacou como um marco histórico nas vendas de veículos elétricos e híbridos. De acordo com os dados fornecidos pela Associação Brasileira dos Veículos Elétricos (ABVE), um total de 7.462 emplacamentos de veículos leves eletrificados foi registrado, estabelecendo um novo recorde na série histórica.
O verdadeiro destaque desse sucesso recai sobre os modelos plug-in, representados pelos veículos elétricos a bateria (BEV) e pelos híbridos plug-in (PHEV), que registraram crescimento substancial, acima da média do segmento.
No campo dos híbridos plug-in (PHEV), um crescimento notável de 250% foi alcançado em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando 2.627 unidades emplacadas em julho. Esse desempenho excepcional é reflexo da crescente conscientização sobre a eficiência desses veículos e de seu impacto ambiental positivo.
Os carros elétricos a bateria (BEV) também deixaram sua marca, com 950 emplacamentos no mês passado, representando um aumento de 116% em relação a julho de 2022. Esse crescimento expressivo reflete o interesse crescente dos consumidores por veículos totalmente elétricos, motivados pela busca por soluções de mobilidade mais sustentáveis.
Surpreendentemente, o topo do ranking de carros elétricos mais vendidos em julho foi dominado pelo BYD D1, um monovolume elétrico desenvolvido especialmente para serviços de aplicativos e que despertou grande demanda por parte de locadoras. Com 143 unidades vendidas, o BYD D1 mostrou-se uma escolha popular no mercado.
O Volvo XC40, um SUV elétrico compacto, conquistou a segunda posição com 106 unidades vendidas, mantendo sua posição de destaque na lista. O pódio foi completado pelo BYD Yuan Plus, que garantiu a terceira colocação com 97 unidades vendidas, reafirmando seu lugar entre os modelos mais procurados desde o lançamento no início do ano.
Outros modelos de destaque incluem o recém-lançado Chevrolet Bolt EUV, que, apesar de ser vendido em um lote limitado a 200 unidades, alcançou a quarta posição com 84 unidades emplacadas. O BYD Dolphin, embora já tenha vendido mais de 3.000 unidades, ainda não havia sido emplacado de forma consistente até o momento, mas espera-se que isso mude a partir do final de agosto.
O Volkswagen ID.4, disponível apenas na modalidade de assinatura no mercado brasileiro, assegurou a sexta posição com 50 unidades emplacadas, seguido de perto pelo Volvo C40, que registrou 44 unidades vendidas. O JAC E-JS1 e o BMW iX3 empataram na oitava posição, ambos com 39 unidades emplacadas, enquanto o Mini Cooper (29) e o Hyundai Kona EV (26) completaram o top 10, marcando a estreia deste último no mercado nacional.
Entre os eletrificados, os híbridos plug-in se destacaram como os que mais cresceram dentro do segmento. O GWM Haval H6 PHEV liderou as vendas em julho, seguido pelo concorrente chinês BYD Song Plus e pelo Volvo XC60, que fecharam o pódio com desempenho sólido.