A Europa está presenciando uma mudança significativa na indústria automobilística, com o declínio dos motores a diesel e o aumento da popularidade dos veículos elétricos. O escândalo no Grupo VW abalou a confiança no diesel, e as regulamentações ambientais mais rigorosas estão acelerando sua saída do mercado.
De acordo com os números de vendas divulgados pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, a participação de mercado dos carros a diesel caiu para apenas 13,4% no mês passado, em comparação com os 17,4% alcançados no mesmo período do ano anterior. Essa queda permitiu que os veículos elétricos ultrapassassem pela primeira vez os carros a diesel, representando 15,1% do total das vendas.
Os híbridos também estão ganhando espaço, com uma participação de mercado de 24,3%, enquanto os carros híbridos plug-in representam 7,9% da demanda total. A gasolina ainda é a preferida, com uma participação de mercado de 36,3%, mas esse número caiu devido ao aumento das vendas de carros elétricos.
Embora os carros a diesel estejam perdendo popularidade em muitos países da UE, a Alemanha e alguns mercados da Europa Central ainda apresentam crescimento nas vendas de 10,3% e 22,4%, respectivamente. No entanto, o cenário geral mostra que a transição para veículos elétricos está em pleno andamento.
Compactos ameaçados
A indústria automobilística enfrenta o desafio de se adaptar às regulamentações mais rigorosas, como as normas Euro 7 que entrarão em vigor em 2025. O Grupo VW já alertou que os carros do segmento B podem estar ameaçados, pois cumprir essas normas pode torná-los muito caros para o mercado.
Apesar dos desafios enfrentados pelo setor, o crescimento das vendas de carros novos (de todos os tipos de motores) foi encorajador, com um aumento de 17,9% nos primeiros seis meses de 2023, totalizando 5,4 milhões de veículos vendidos na União Europeia. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer para se recuperar totalmente dos impactos da pandemia, uma vez que esses números ainda estão 21% abaixo dos níveis pré-pandemia em 2019.
A transição para veículos elétricos é inevitável, e os fabricantes de automóveis precisam se adaptar a essa nova realidade. Com a proibição de novos carros que emitem poluentes prejudiciais a partir de 2035, o futuro será definitivamente elétrico na União Europeia.