Se tem um dispositivo automotivo que virou polêmica no Brasil é o do engate. Alguns usam ele por motivos distantes do reboque, como para amortecer acidentes. O que é um mito! Então, veja aqui os 5 carros que não podem rebocar outros de jeito nenhum.
Mais do que polêmica, o engate é uma questão técnica e legal. Primeiro, verifique no manual do carro se o modelo tem a capacidade de tração necessária. Segundo, em caso de instalação indevida, você pode levar 5 pontos na CNH, e pagar R$ 195,23 de multa.
Engate para reboque: quais as regras?
Na prática, é o Manual do Proprietário do carro que vai dizer se é possível instalar engate de reboque, ou não. No fundo, é preciso saber se a tração do veículo suporta esse tipo de esforço. Quem reforça isso é a Resolução CONTRAN nº 197, de 25/07/2006.
O que lemos, neste caso, são dois artigos fundamentais. Logo os primeiros, conforme:
Art. 1º Esta resolução aplica-se aos veículos de até 3.500kg de PBT, que possuam capacidade de tracionar reboques declarada pelo fabricante ou importador, e que não possuam engate de reboque como equipamento original de fábrica.
Art. 2º Os engates utilizados em veículos automotores com até 3.500kg de peso bruto total deverão ser produzidos por empresas registradas junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO.
Ou seja, alguns veículos com PBT (Peso Bruto Total) de até 3500 kg até poderão conter engates. Contudo, somente a montadora poderá dizer se é ou não o caso.
Honda Fit
Começamos por um exemplo bem polêmico, já que muitas lojas adoram vender “engate para Honda Fit homologado”. E aí a loja mostra que o engate é, em si mesmo, homologado, com Selo Inmetro e tudo o mais.
Ok. Mas isso não quer dizer que o carro aceite ou tenha sido feito para isso, concorda? O Honda Fit, no caso, marca 1520 kg de PBT. Contudo, o seu Manual do Proprietário é explícito em rejeitar a possibilidade de instalar engates. Então, todo cuidado é pouco!
Nissan Kicks
Aqui temos outro caso polêmico, já que alguns modelos da marca permitem. É o caso da Frontier, em seus modelos mais recentes. Contudo, o Kicks não tem nenhuma homologação válida para instalação de reboque. Mesmo que, em termos de PBT, ele seja até mais pesado que o Fit, registrando 1557 kg.
A grande diferença da Frontier para o Kicks, por exemplo, está na própria estrutura do carro. A picape, no caso, tem construção sobre o chassi. E não de tipo monobloco, como a maioria dos SUVs e crossovers.
Renault Kwid
Esse aqui serve como exemplo que evidencia certas contradições. Também já se viu gente colocando engate nele, mas isso levanta várias perguntas. Primeiro, vemos que ele conta com apenas 3 parafusos nas rodas, em vez de quatro.
O que já indicia muito sobre a estrutura do Renault Kwid. Depois, estamos falando de um subcompacto que marca PBT de 1181 kg. Então, não é fácil verificar que determinados carros não têm a menor estruturação para engate e reboque, não é verdade?!
Volkswagen UP!
Esse até pode causar confusões, embora seus 1370 kg de PBT não sejam altos. É que ele teve versões com propulsor TSi, com desempenho acima da concorrência. Além disso, ele logo ficou conhecido como tendo rigidez e firmeza dentro da categoria.
Contudo, também é preciso lembrar que o Volkswagen UP! é um projeto global da marca. Por isso, há vários adicionais ou grandes adaptações que ele simplesmente não pode receber. Ou seja, não foi feito para isso. É o caso do engate para reboque, infelizmente.
Chevrolet Onix
Outro caso emblemático, este aqui é até mais visado pelo público quando o assunto são adaptações especiais. De fato, seu PBT marca 1488 kg, ficando acima de vários outros da mesma categoria. Além disso, as versões mais novas contam com turbocompressor.
Sem falar em algumas melhorias do Chevrolet Onix, que podem ser consideradas realmente estruturais. Contudo, isso ainda não é o suficiente para o manual aceitar ou homologar engates. Então, cuidado para não cair em infrações.