É verdade que diversos acessórios de carro podem parecer supérfluos, ou mesmo um luxo para a maioria dos motoristas. Sobretudo para quem dirige raramente. Mas também há acessórios que têm seus benefícios. Por isso, entenda melhor as capas de volante e suas vantagens, logo abaixo!
De modo bem parecido, por aqui já falamos sobre os volantes mais icônicos que fizeram história, veja 5 deles! Sobre quando a Mercedes-Benz criou um volante que solta ar quente ou frio. E, enfim, sobre outra polêmica: afinal, quantos airbags podem existir num carro (e será exagero ou eficiência)? Confira.!
Capas de volante: função e vantagens
Toda capa tem como função proteger o objeto em questão, que ela faz o esforço de cobrir. Isso vai desde capas de máquina de lavar, passando por simples capas de caderno ou de livros, até capas de chuva que qualquer um de nós pode usar. No caso das capas de volante de carro, não é diferente.
Ou seja, em diversos contextos e tipos de aplicação uma capa pode ser um acessório efetivamente útil, e não apenas uma questão estética. Quando falamos no volante, inclusive, há razões ainda mais pertinentes do que, por exemplo, uma simples capa de caderno. Envolvendo até a segurança do condutor.
Para começar, o fato de que o uso do volante é algo excessivo, que ocorre de modo intensivo em qualquer veículo. Isso se junta ao fato de que nossas mãos suam, em menor ou maior quantidade. E que, além da água do corpo, o suor tem diversos componentes químicos.
O ácido úrico e o ácido de cresóis, por exemplo. Sem falar em cloreto de sódio (nada menos do que sal). Tudo isso vai corroendo o volante do carro aos poucos, conforme o tempo de uso avança. A capa do volante pode ajudar contra isso, além de evitar escorregões, que também poderiam ocorrer em função do suor.
Capas de volante: tipos e questão estética
Agora, quando o assunto são os tipos de capas de volante, encontramos pelo menos 3 alternativas principais. A primeira delas é a do material feito de couro legítimo, a segunda é do sintético. E a terceira é a de anéis cromados, feitos de PVC (Policloreto de Vinila), que é um tipo de plástico.
O fator mais determinante na hora da escolha acaba sendo o preço. Isso porque a solução de couro é a mais cara, embora tenha uma durabilidade maior. E uma funcionalidade bem grande em termos de preservação do volante e prevenção contra os prejuízos do suor das mãos.
Especialmente se falamos no risco das mãos escorregarem, como citado antes. A capa de plástico ou mesmo a sintética não tem grandes condições de evitar isso. Ao menos não tanto quanto a de couro legítimo. Além disso, a de couro é sempre customizada e costurada na hora, de modo único e exclusivo.
Ao passo que várias soluções de plástico são de instalação universal. Ou seja, sem costura, funcionando apenas com encaixe de pressão. Seja como for, também é preciso considerar a questão estética do veículo, então pode ser que alguns preferiam a solução de couro. Ou, mesmo sendo de plástico, as mais vistosas.